Buscar

prova discurssiva 3 setor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A aparente realidade distinta entre essas duas situações divergentes (o acúmulo de renda e a disparidade de sua distribuição) dentro do mesmo solo pátrio é resultante de uma economia que privilegia detentores de capitais e nega acessibilidades básicas, como saúde e educação, a uma grande parcela da população. Pode-se pressupor, neste contexto, que o Estado Brasileiro não consegue cumprir com sua função econômico-social. Por isto, em algumas situações, há a sobreposição de obrigações e funcionalidades entre primeiro, segundo e terceiro setor. Analisando a responsabilidade de cada setor na sociedade, descreva as características de cada um dos setores.
	Resposta Esperada:
Primeiro setor ? setor público; conjunto das organizações e propriedades pertencentes ao Estado. Resumidamente, tem-se que o Estado constitui o primeiro setor da sociedade, sendo responsável pelas questões sociais, direitos sociais, tais como saúde, habitação, previdência, trabalho etc. O primeiro setor é constituído por organizações estatais, públicas, governamentais, totalmente sem fins lucrativos, que têm por objetivo gerar serviços de carácter público, garantindo os direitos sociais da população conforme a Constituição Federal.
Segundo setor ? setor privado; conjunto das empresas e propriedades pertencentes a pessoas físicas ou jurídicas. As questões de âmbito individual são organizadas pelo segundo setor, melhor dizer, as empresas privadas que tem como objetivo principal o lucro. O segundo setor é constituído por organizações com fins lucrativos, instituições empresariais que têm por objetivo gerar lucros de caráter privado.
O terceiro setor compreende todas as iniciativas privadas de utilidade pública, sem fins lucrativos, com origem na sociedade civil. As entidades que compõem o terceiro setor não podem distribuir dividendos de lucros aos seus dirigentes, a geração de lucros ou excedentes financeiros deve ser reinvestida integralmente na organização, bem como as entidades que não são ligadas institucionalmente a governos. O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos, não governamentais, que têm por objetivo gerar serviços de caráter público.
	2.
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. O artigo primeiro deste documento diz:
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade". 
Sabendo disso, qual a relação entre os Movimentos Sociais e os Direitos Humanos no Brasil?
	Resposta Esperada:
Os movimentos sociais tomaram força no Brasil e no mundo com as lutas por melhores condições de vida e exigências com o Estado em cumprir seu papel de zelar pelos direitos humanos. Essa decisão tem contribuído com as organizações do Terceiro Setor na criação de associações, fortalecendo os movimentos sociais e a defesa intransigente dos direitos humanos, superando as questões sociais impostas pelo capital em direção à emancipação humana e na construção de uma sociedade democrática que assegure os direitos sociais.

Continue navegando

Outros materiais