Buscar

prova discursiva de sistemas de produção bens e serviços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistemas de Produção e Bens e Serviços ; Exercícios discursiva
1 Melhorar continuamente produtos, processos e serviços deve fazer parte da rotina dos empreenderes para manter a empresa competitiva e m qual quer mercado de atuação. Partindo do pressuposto que não há cliente cativo, compete as empresas ficarem a tentas aos movimentos de mercado para captar as novas necessidades do seu público consumidor atendê-las antes da concorrência. Considerando o contexto apresentado, elabore um texto que explique o que significa a filosofia Kaizen e apresente os três elementos essenciais para que essa filosofia possa ser utilizada.
R: De origem japonesa a palavra Kaizen significa melhoria continua, seja no aspecto profissional, familiar, social, entre outros. Enfatiza que tudo pode ser melhorado e os três elementos essenciais são: Combate ao desperdício trabalho em equipe, consenso no processo decisório.
2 Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - é uma autarquia federal ,vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e
Qualidade Industrial (Conmetro) , colegiado interministerial, que é o órgão normativo do
Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial ( Sinmetro) . Tem como objetivo fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qual idade de produtos e serviços\u201d .
adoção de me cani smos de sti nados à melhoria da qual idade de produtos e se rviços\u201d .
O texto apresentou o que é o INMETRO bem como um de seus objetivos. A partir disso, redija um texto dissertativo explicando o importante papel/missão dessa autarquia:
R: O Inmetro tem como missão buscar o fortalecimento das empresas brasileiras, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados a melhoria da qualidade de produtos e serviços. Além disso, é responsável por prover confiança a sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do país.
3 Sempre que um produto ou serviço não atingir seu propósito e o cliente devolver o produto, solicitar troca, indenização ou outras situações do gênero, haverá custo para a organização. Didaticamente os custos da qualidade foram classificados em: avaliação, prevenção, falhas internas e falhas externas. A partir da definição apresentada, construa um texto onde diferencie custos de prevenção e custos de avaliação. Em seu texto cite três exemplos de cada um desses custos.
R: O custo de prevenção são aqueles que incorrem para evitar que falhas aconteçam, como por exemplo: planejamento da qualidade; revisão de novos produtos; controle do processo; estudos de processo; suporte aos recursos humanos, entre outros. Já os custos de avaliação são aqueles que ocorrem para avaliar o produto da primeira vez de modo a detectar falhas antes que o produto seja distribuído no mercado, tais como; inspeção de matérias primas; inspeção e teste : testes de equipamentos; material consumido nos testes; avaliação dos estoques; custos de controle de compras entre outros.
4 As ferramentas utilizadas nos processos de gestão foram sendo estruturadas, principalmente a partir de 1950, com base em conceitos e práticas existentes [ ...]. Entre especialistas e usuários surgiram classificações sobre a forma de agrupar e utilizar algumas
de ssas fe rrame ntas, como, por e xe mplo, f e rramentas de controle ou de plane jame nto\u201d .
Entre as ferramentas mais simples da qualidade tem- se a Folha de Verificação, também chamada de Check List. A partir da definição apresentada, elabore um texto ilustrando a utilidade de uma Folha de Verificação ( Check List) e cite duas vantagens e duas desvantagens na utilização dessa ferramenta.
R:É usada para organizar e apresentar os dados na forma de quadro, tabela ou planilha, facilitando a coleta de dados que quando bem planejada elimina a necessidade de rearranjos posteriores dos dados. Como vantagens na utilização da folha de verificação são possíveis citar: A obtenção do fato é registrada no momento que ocorre: Essa situação facilita a identificação da causa junto ao problema: A atividade é muito simples de aplicar, bastando apenas pouca concentração. Já como desvantagens é possível citar: Os equipamentos de medidas podem não estar aferidos, o processo de coleta pode ser lento, os dados resultantes só podem aparecer em pontos discretos.
5 Para que a qualidade avance em uma organização e s e torne parte da cultura, é preciso envolver as pessoas que faze m parte das atividades (alta direção, colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros). Para auxiliar nesse processo de envolvimento na década de 1960 foram criados os CCQs (Círculos de Controle de Qualidade ) no Japão e na década seguinte chegou ao Brasil. A partir das informações apresentadas, e labore um texto mencionando a filosofia e princípios dos CCQs e três características inerentes aos grupos.
R: Os CCQS buscam a motivação das pessoas, pelos seus méritos pessoais e coletivos para a aplicação correta das ferramentas da qualidade e suas principais características são;
Os participantes são voluntários;
Operam por tempo indeterminado;
O grupo escolhe o líder e secretário;
O grupo escolhe o tema do trabalho;
O grupo decide sobre a evolução do trabalho;
O grupo implanta ou participa da implantação das melhorias;
O grupo analisa as idéias obtidas;
Não têm compromisso com resultados.
Questão 3/4 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
Leia o texto a seguir sobre pré-requisitos para o kanban.
 Nem sempre é simples implantar técnicas de sucesso que ocorreram em algumas empresas em uma determinada organização. É necessário um preparo específico baseado em alguns pré-requisitos. Os pré-requisitos de funcionamento do sistema Kanban são as próprias ferramentas que compõem a filosofia JIT (Just In Time) /TQC (Total Quality Control, ou Controle Total da Qualidade), e que determinam quão eficiente é o sistema produtivo.
A partir dos materiais disponíveis para estudo e do contexto acima, cite ao menos quatro pré-requisitos para implantação do sistema kanban.
Estabilidade de projeto de produtos;
Estabilidade no programa mestre de produção;
Índices de qualidade altos;
Fluxos produtivos bem definidos;
Lotes pequenos;
Operários treinados e motivados com os objetivos do melhoramento contínuo;
Equipamentos em perfeito estado de conservação.
Questão 4/4 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
Leia o texto a seguir sobre Gestão da Demanda.
A gestão da demanda é a base para o planejamento estratégico da produção, vendas e finanças de qualquer empresa. Esta permite que os administradores destes sistemas antevejam o futuro e planejem adequadamente suas ações.
 A partir dos materiais disponíveis para estudo e do contexto acima, responda:
Quais são os departamentos responsáveis pela preparação da previsão da demanda?
Embora não participe diretamente da previsão da demanda, que outro departamento da empresa deve entender como esta atividade é realizada?
A responsabilidade pela preparação da previsão da demanda normalmente é do setor de Marketing ou Vendas,
Porém, existem bons motivos para que o pessoal do PCP entenda como esta atividade é realizada.

Outros materiais