Elementos da Demanda
2 pág.

Elementos da Demanda


DisciplinaTeoria Geral do Processo15.754 materiais293.181 seguidores
Pré-visualização1 página
Ana Paula da Silva Amorim RA: 51914406
Elementos da Demanda.
De acordo com a aula do dia 18 de maio, cada ação possui elementos que distingue a das demais, ou seja cada ação tem que ser única ou a segurança jurídica falha, portanto são necessárias para que eu não consiga ter várias ações sobre o mesmo caso aqui ou acolá até obter êxito. Por isso é muito importante os elementos que dê segurança jurídica ao jurisdicionado, que diferencie uma ação da outra, ou seja nada mais é do que as partes, a causa de pedir e o pedido.
Partes é o elemento mais fácil, não se confunde com sujeito pois sujeito é gênero e parte é espécie, ou seja partes é o sujeito parcial do processo, ou que tem interesse no final do processo, ou seja autor e réu.
Causa de pedir: há todo pedido corresponde a pelo menos uma causa de pedir, de acordo com a doutrina é fato mais fundamento jurídico, porém a nossa teoria adotada é a teoria da substanciação, ou seja, a nossa causa de pedir se refere somente ao fatos jurídicos. De acordo com a doutrina de Barbosa Moreira fato jurídico se subdivide em duas partes, sendo elas: 
· Fato Constitutivo: ex: firmei um contrato de compra e venda com alguém.
· Fato Gerador do Interesse Processual: : Inadimplência do contrato.
Pedido há duas espécies do mesmo pedido, o processual (imediato), e o material (mediato).
· Pedido Imediato (processual) é o pleito pela espécie de tutela jurisdicional almejada: declaratória, condenatória, constitutiva, executiva, acautelatória. Etc..
· Pedido Mediato (Material) é o bem da vida almejado, ou seja a utilidade que se requer em juízo.
Além do mais o mesmo deve ser certo quanto a sua natureza ou gênero e determinado quanto a sua qualidade ou quantidade de acordo com o art 322 e 324 do CPC, porem há exceção para solicitar um pedido genérico, quando eu não consigo determinar o mesmo, herança, biblioteca, ou quando ainda não sei quantificar o dano que tive e necessito de uma perícia, 
Litispendencia, é quando se repete uma ação que já estava em curso, quando houver tríplice identidade há litispendência, ou seja quando a ação é idêntica em 3 elementos, e aquela que foi ajuizada posteriormente será extinta sem julgamento do mérito.
Litisconsorcio: é quando duas ou mais pessoas litigam no mesmo processo em conjunto, podendo ser:
· ativo quando existe uma pluralidade de autores na ação inicial, 
· passivo quando existir uma pluralidade dos réus, 
· e misto quando a pluralidade for de autores e réus. 
O mesmo também pode ser classificado quanto ao momento que ele surge podendo ser inicial quando o processo já nasce em forma de litisconsórcio, ou ulterior ou seja, quando o litisconsórcio é formado durante o andamento do processo, ex: falecimento de uma das partes durante o processo, ocasionando a entrada dos herdeiros no seu lugar.
Também pode ser necessário quando existe uma lei obrigando a sua formação ex. processo de usucapião e facultativo ficando a critério do autor.