Av final Morfologia objetiva
6 pág.

Av final Morfologia objetiva


DisciplinaMorfologia1.328 materiais7.345 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Morfologia da Língua Portuguesa 
Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX (
	1.
	Os pronomes são comumente utilizados como recursos linguísticos importantes para a construção da cadeia de referentes textuais. Nesse sentido, costuma-se, por meio de um pronome, retomar um elemento citado no texto, a fim de evitar a repetição. Leia o trecho do mito de Eros e Psiquê apresentado a seguir e analise a referenciação textual:
[...]
(Parágrafo 1) O plano de Afrodite era o de que Eros (também conhecido como Cupido) lançasse uma flecha em Psiquê para que ELA se apaixonasse pelo seu futuro esposo.
(Parágrafo 2) Eros, porém, ao ver Psiquê, se distrai e acidentalmente acaba espetando SEU próprio dedo com uma de suas flechas e então é ele, o deus do amor, quem acaba se apaixonando por Psiquê.
(Parágrafo 3) Tomado pela paixão, Eros pede a Zéfiro, o Vento Oeste, que leve SUA amada para o Vale do Paraíso. Psiquê que seria, até então, entregue à terrível criatura agora se encontra num paraíso e diante da situação aceita-a maravilhada, principalmente por ter sido deixada numa linda sala com música, comida e servos.
(Parágrafo 4) Ali, no Paraíso, a diversão e a beleza eram presentes em todos os dias e a situação atual era muito mais favorável do que a anterior, quando estava sendo entregue à morte.
(Parágrafo 5) Psiquê se encanta com o Paraíso. Ela agora vive num lugar onde tem tudo o que quer e é a mulher de um deus. Mas condições foram impostas à Psiquê para que ela pudesse continuar morando no Paraíso: ela nunca poderia olhar para seu marido quando este a procurasse todas as noites e ela também nunca poderia LHE fazer qualquer pergunta sobre seus atos.
[...]
Com base no texto apresentado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No primeiro parágrafo, o pronome destacado (ELA) está retomando Afrodite, a fim de evitar repetição de nome.
(    ) No segundo parágrafo, o pronome destacado (SEU) faz referência ao dedo de Psiquê.
(    ) No terceiro parágrafo, o pronome destacado (SUA) faz referência à amada de Zéfiro, o Vento do Oeste.
(    ) No último parágrafo, o pronome destacado (LHE) indica que Psiquê não poderia fazer perguntas a seu marido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: APULÉIO. Eros e Psique. São Paulo: FTD, 2009.
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	2.
	Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco 
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
Considerando a crítica levantada por Oswald de Andrade em seu poema "Pronominais", avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A próclise presente no verso "Me dá um cigarro" é característica do português brasileiro, como aponta o poeta, embora seja rejeitada pela gramática prescritiva.
PORQUE
II- As regras normatizadas de colocação pronominal não correspondem às tendências fonológicas do português brasileiro.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANDRADE, Oswald. Obras completas, Volumes 6-7. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
	 a)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	3.
	A composição por aglutinação é definida pela combinação de dois (ou mais) radicais que sofrem alteração na sua forma fonológica (há mudança nos fonemas originais e no acento tônico dos radicais envolvidos no processo). Toma-se como exemplo a palavra aguardente, a qual se forma pela junção dos radicais água + ardente. A partir da compreensão do processo de composição por aglutinação, assinale a alternativa CORRETA em que todas as palavras são formadas por composição por aglutinação:
	 a)
	Telefone, rodapé, pernalta.
	 b)
	Pernalta, pernilongo, embora.
	 c)
	Girassol, cabisbaixo, pernilongo.
	 d)
	Planalto, pôr do sol, pé de moleque.
	4.
	É no campo de estudos da Morfologia da Língua Portuguesa em que se estudam as classes de palavras ou classes gramaticais, que são: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. Tendo em vista as classes de verbo, substantivo, adjetivo e advérbio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na sentença "cheiro de pneu queimado", a palavra "queimado" é um substantivo masculino no singular.
(    ) Na sentença "o documento foi impresso", a palavra "impresso" é um verbo no particípio cuja função é de advérbio.
(    ) Na sentença "estudar é importante para se obter sucesso", o verbo estudar encontra-se na sua forma nominal de infinitivo e desempenha função de substantivo.
(    ) Na sentença "veio correndo abraçar a avó", a palavra "correndo" é um verbo auxiliar em sua forma nominal de gerúndio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	5.
	No processo de formação de palavras na língua portuguesa, três elementos são de suma importância para que a estrutura da palavra fique completa, são eles: a desinência, a vogal temática e o tema. Há dois tipos de vogal temática, sendo que cada uma possui uma função específica. De acordo com o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A vogal temática junta-se ao tema de certas palavras para que estas possam receber os sufixos. 
II- A vogal temática aparece entre o radical e o tema das palavras. 
III- A vogal temática tem por função marcar classes de verbos e nomes. 
IV- As vogais temáticas nominais marcam classes de adjetivos e substantivos. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	Leia o texto a seguir:
"O Twitter já caiu no gosto dos brasileiros: entre junho de 2008 e de 2009 cresceu mais de 280% entre os internautas residenciais, segundo o Ibope Nielsen Online. O verbo relacionado à prática de escrever no microblog, no entanto, ainda não aparece nos dicionários. Por isso, o G1 quer saber: você acha que a grafia deve ser twittar ou tuitar?".
No texto, utiliza-se o termo estrangeiro "Twitter" a fim de comunicar aspectos tecnológicos fortemente vinculados à cultura de língua inglesa. Sobre as palavras que possuem origem estrangeira, analise as sentenças a seguir:
I- O termo Twitter aparece em nossa língua sem que haja palavra equivalente em português; é uma palavra de língua estrangeira usada para nomear uma rede social.
II- Formar novas palavras a partir de palavras estrangeiras, como "twittar" ou "tuitar", é incorreto, pois no inglês não se usa a mesma desinência que em português.
III- "Twittar" ou "tuitar" é um verbo criado em português a partir da palavra "Twitter", cuja desinência verbo-nominal revela que a palavra de origem estrangeirar passa a fazer parte da primeira conjugação verbal da língua portuguesa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1336117-6174,00-TWITTAR+OU+TUITAR+OPINE.html. Acesso em: 4 fev. 2019.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	O adjetivo é um modificador do substantivo, com o qual concorda em gênero e número, se for variável. Leia o texto a seguir, observando as palavras destacadas, em seguida, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
"A seção com a qual, a partir de agora, você estabelecerá um pouco mais de contato se caracteriza como uma seção, sem dúvida, mas não uma mera seção, sabe por quê? Porque simplesmente se trata de uma seção INTERESSANTE, IMPORTANTE.