Buscar

AC atividade complementar filme letras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUES/ESPANHOL
Thauane Domiciano Mota
1909008
RELATORIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Polo de Aquárius
2020
Filme: Capitão fantástico 
 Capitão fantástico como o nome sugere, não conta sobre a história de super heróis com super poderes que vão salvar a humanidade; na realidade o filme trata de conceitos morais e nos leva a refletir sobre as escolhas que fazemos no mundo capitalista da sociedade em que vivemos.
 O filme conta a historia de Ben, um homem que decidiu fugir da sociedade e viver na floresta criando então seu seis filhos por conta própria; Educando eles de maneira nada convencional com valores diferentes dos que temos na nossa sociedade, ensinando a eles princípios de várias disciplinas como biologia, medicina e literatura, também praticas como caçar o próprio alimento, tocar diversos instrumentos musicais e treinamentos diário de resistência física. Ben faz dos filhos pessoas cultas e inteligentes, eles falam mais de seis línguas e até mesmo os mais novos tem opiniões e conhecimentos muito aprofundados em diversas áreas do saber. O filme mostra maravilhosamente bem esse método e nos conquista pela união familiar e o amor que o pai nutre pelos filhos. 
 A trama gira em torno do choque de realidade que a família tem ao voltarem para o “mundo normal” indo ao velório da mãe; esse choque é causado entre a criação e a educação não convencional dos filhos em contato com a sociedade real. A história é fascinante e nos leva a pensar sobre as relações familiares, os valores educacionais e qual é o verdadeiro proposito da educação.
 A educação serve para que? Senão para que possamos conhecer o mundo, formar nosso caráter ideológico e opiniões críticas, nos fazer inteligentes e humanos. Mas quando analisamos o método tradicional de ensino nas escolas, este não parece ser o proposito principal, senão educar as crianças para passar no vestibular, entrarem em uma universidade e se tornarem bons profissionais bem qualificados no mercado de trabalho. Nesse percurso se perde o verdadeiro proposito da educação e os alunos podem se sentir deslocados ao processo educacional e se desmotivam a aprender. É compreensível que a escola nos prepare para a demanda do mundo real, o questionamento recai sobre a maneira como fazemos isso e o sistema de educação tradicional, onde parece que o ensino se tornou um processo industrial que desestimula a curiosidade e a criatividade dos alunos e tira delas o prazer de aprender. 
 Meu argumento é que a criatividade hoje é tão importante na educação quanto a alfabetização e nós deveríamos tratá-la com o mesmo status. (Sir Ken Robinson, 2007)
 Ao observar a maneira diferenciada de como Ben cria seus filhos com propósitos diferentes vemos que ele não vê a educação como um processo industrial fechado em formação acadêmica e mercado, mas cria seus filhos para serem inteligentes, intelectuais, criativos e felizes. E como professora meu proposito é sempre inovar o método educacional para dar aos alunos a paixão de aprender e despertar sua curiosidade e criatividade; pensar a educação como meio de formar pessoas melhores e não empregados melhores. 
“Todas as crianças nascem artistas. A dificuldade, é continuar a sê-lo à medida que crescemos” -William Shakespeare.

Outros materiais