Atividade aprendizagem 2-Geografia Urbana
3 pág.

Atividade aprendizagem 2-Geografia Urbana


DisciplinaGeografia Urbana879 materiais27.073 seguidores
Pré-visualização1 página
Atividade aprendizagem 2 - Geografia Urbana
1) A sedentarização da humanidade, isto é, a fixação dos humanos em assentamentos, não produziu diretamente as cidades, mas foi a condição para seu surgimento. A sedentarização iníciou-se com a revolução agrícola. Sobre a Revolução Agrícola, analise as afirmativas a seguir:
 I. A Revolução Agrícola, também chamada de Revolução Neolítica, teve início a cerca de 42-40 mil anos atrás em diversas partes do mundo, de forma independente, e permitiu que maior número de grupos humanos se tornasse sedentário.
II. Acredita-se que tenha ocorrido inicialmente na região do Crescente Fértil, toda faixa de terra que abrange desde o vale do rio Nilo até os vales dos rios Tigre e Eufrates, na antiga Mesopotâmia.
III. A Revolução Agrícola consistiu em um conjunto de conhecimentos e técnicas que permitiu ao ser humano produzir seu próprio alimento, por meio do cultivo de plantas e da criação de animais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
· a) Apenas a afirmativa I esta correta.
· b) Apenas a afirmativa II esta correta.
· c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
· d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
· e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
2) O efeito mais evidente da crise econômica e política, nos primeiros cinco séculos depois da queda do Império Romano, foi a ruína das cidades e a dispersão dos habitantes pelos campos, onde podem extrair da terra seu sustento e o surgimento do modo de produção feudal, o qual privilegiava as relações internas ao feudo, o que contribuiu para esvaziar o papel econômico e político que as cidades alcançaram na Antiguidade.
Com a redução e o desaparecimento das cidades ocorre a formação de uma nova forma de organização, com base:
· a) agrícola, estruturada no latifúndio e no trabalho servil.
· b) comercial, estruturada em minifúndio e trabalho escravo.
· c) comercial, estruturado em latífúndio e trabalho assalariado.
· d) agrícola, estruturado em minifúndio e trabalho escravo.
· e) comercial, estruturado em latifúndio e trabalho servil.
3) A Idade Média se estende do século V ao XV e tem início com a queda do Império Romano, em 476. Esse período é marcado pela ruptura com a organização política, social e econômica consolidado pelo Império Romano, as cidades romanas são mantidas, mas perdem sua dinâmica, seus habitantes e suas riquezas. Considerando as consequências da crise econômica e política, nos primeiros cinco séculos depois da queda do Império Romano analise as afirmativas e assinale V para verdadeiro e F para Falso:
(   ) A consequência mais marcante da queda desse Império foi a desarticulação de sua rede urbana, pois sem o governo central, as leis que organizavam o comércio entre as cidades foram anuladas, o que enfraqueceu os laços entre as mesma.
(   ) O fim dos esforços para se criar redes de estradas entre as cidades, até então apoiado pelo governo centralizado.
(   )  No século VII com a expansão islâmica e a perda de controle sobre o Mediterrâneo, interromperam-se as relações comerciais das poucas cidades europeias que ainda resistiam, e imprimiu-se \u201co caráter agrícola à Europa Ocidental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
· a) V \u2013 V \u2013 V.
· b) V \u2013 F \u2013 V.
· c) F \u2013 V \u2013 V.
· d) V \u2013 V \u2013 F.
· e) F \u2013 F \u2013 V.
4) Leia o trecho a seguir:
 "O capitalismo, enquanto modo de produção, encontra terreno firme para sua formação a nível político, através da aliança estabelecida entre o capital comercial e a realeza, e a nível do ideológico, através das doutrinas mercantilistas. É o processo da acumulação primitivista. A aliança da burguesia comercial com o rei permitiu a formação dos estados nacionais absolutistas"
 Com base nas ideias centrais do trecho, julgue a seguir as assertivas em verdadeiro (V) ou falso (F):
(   ) A cidade não surge da simples transferência das pessoas do campo para os incipientes centros urbanos. Na verdade, a urbanização consiste em um processo mais profundo que envolve a complexificação da divisão e especialização do trabalho; o surgimento de uma nova classe social, a burguesia; o novo modo de produção, o capitalismo; e a transformação da terra em mercadoria.
(   ) É com o sistema capitalista que a cidade e a urbanização se tornam fenômenos expressivos e extensos a nível mundial, situação presenciada somente durante a idade antiga.
(   ) O capitalismo surge nas cidades, isto é, as cidades oferecem as condições ideais para o florescimento do capitalismo e, ao mesmo tempo, as cidades passam a ser orientadas pelo capital.
(  ) Com o tempo, a atividade econômica mercantil que dita o crescimento e a dinâmica das cidades e possibilita o surgimento das cidades-Estados, que por sua vez, vão dar origem aos Estados com monarquias absolutistas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
· a) V \u2013 V \u2013 F \u2013 F.
· b) F \u2013 F \u2013 V \u2013 V.
· c) V \u2013 F \u2013 V \u2013 F.
· d) V \u2013 F \u2013 V \u2013 V.
· e) V \u2013 V \u2013 V \u2013 F.