Atividade aprendizagem 4-Geografia Urbana
3 pág.

Atividade aprendizagem 4-Geografia Urbana


DisciplinaGeografia Urbana879 materiais27.077 seguidores
Pré-visualização1 página
Atividade aprendizagem 4 - Geografia Urbana
1) Uma questão importante para discussão, decorrente da especulação imobiliária, é referente aos vazios urbanos relacionado à pressão existente pelo crescimento disperso das cidades, causando o esgarçamento do tecido urbano, a formação de nebulosas de núcleos urbanos em meio ao campo, o que compromete os recursos naturais de áreas que poderiam estar ocupadas pela vegetação original ou secundária. Com relação a questão mencionada, analise as afirmativas a seguir.
I. Os vazios urbanos promovem ocupação de baixa densidade aos núcleos urbanos, o que significa um melhor aproveitamento dos serviços e equipamentos públicos já instalados.
II. Ao provocar o crescimento disperso, os vazios urbanos encarecem o custo da cidade, pois isso obriga ao poder público investir boa parte de seu orçamento na instalação dos equipamentos urbanos em regiões cada vez mais distantes e muitas vezes, descontínuas ao tecido urbano inicial.
III. A urbanização dispersa representa aumento do custo de vida também para os cidadãos, porque aumenta a distâncias a serem percorridas entre os bairros, ou entre o centro e a periferia.
IV. Os vazios urbanos resultam também das ações do Estado, que é possuidor de grandes domínios de terras urbanas e rurais e o não-uso ou uso de baixa densidade também moldam e direcionam o crescimento, muitas vezes dispersos, das cidades brasileiras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
· a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
· b) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
· c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
· d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
· e) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
2) As cidades marcadas pelas altas densidades populacionais apresentam grandes desafios aos planejadores e administradores do espaço urbano. Está nas grandes cidades a origem dos problemas ambientais urbanos mais conhecidos, primeiro porque as altas concentrações \u2013 de pessoas, veículos, indústrias, consumo, serviços \u2013 amplificam os fenômenos, e segundo porque essa concentração torna mais frequente a sua ocorrência.
Os principais problemas ambientais associados a concentração de população nas áreas urbanas são
· a) a poluição atmosférica e sonora, impermeabilização do solo, produção de resíduos sólidos e efluentes.
· b) a movimento de massa, poluição industrial e aquecimento global.
· c) o desmatamento, erosão e contaminação do lençol freático.
· d) o esgotamento dos recursos hídricos, contaminação dos solos e inversão térmica.
· e) os processos erosivos,  assoreamento dos rios e perda da biodiversidade.
3) Nos anos 1980, a revolução no desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação permitiu o surgimento de teorias sobre o fim das cidades, visto que as relações passariam a se dar cada vez mais por meio de redes imateriais. Cogitou-se com isso o fim dos congestionamentos e a melhora da mobilidade urbana, já que uma parcela grande de pessoas passaria a trabalhar, estudar e fazer compras diretamente de suas próprias residências. No entanto, todas essas transformações não resultaram na melhora da mobilidade urbana, como acreditavam muitos planejadores. As grandes cidades brasileiras continuam marcadas pelos congestionamentos e deslocamento em velocidades reduzidas devido ao excesso de veículos nas ruas.
Assinale a alternativa que apresenta a solução para a melhora da mobilidade urbana nas cidades brasileiras.
· a) Investimento em transporte público coletivo.
· b) Criação de ciclovias.
· c) Acesso da população a compra de veículos automotores.
· d) Adoção de pedágio urbano.
· e) Instalação de rodízio de carros.
4) O marketing urbano é uma forma de apresentar a cidade para que possa ganhar atrativos a fim de colaborar com o crescimento. Desta forma, o mesmo não esconde a materialidade da cidade, mas é considerado como um deformador da construção social, que organiza, seletivamente, a cidade. Com essas características ganhamos cidades que se destacam no marketing urbano, seja ela pelos seus aspectos naturais, organizacionais e histórico.
 
 
 
(Curitiba, uma das cidades que mais utilizou o city marketing).
Através das características apresentadas, essas cidades ganharam a denominação de:
· a) Cidades-espelhos;
· b) Cidades-mostruário;
· c) Cidades-exemplos;
· d) Cidades-vitrines;
· e) Cidade-modelo.