Atividade diagnóstica 1-Geografia Urbana
3 pág.

Atividade diagnóstica 1-Geografia Urbana


DisciplinaGeografia Urbana879 materiais27.078 seguidores
Pré-visualização1 página
Atividade diagnóstica 1 - Geografia Urbana
1) A Escola de Chicago foi criada na década de 1910 pelos professores do Departamento de Sociologia da Universidade Chicago nos Estados Unidos. Trata-se de um conjunto de metodologias de pesquisas aplicadas no estudo da sociedade urbana. Sob influência do reformismo social, os pesquisadores se voltaram para equacionar os problemas sociais que afetavam as grandes cidades americanas, que eram sobretudo dois: a pobreza e a imigração (BERCKER, 1996). Acreditava-se que  \u201co espaço físico espelhava o espaço social, de modo que se puder medir a distância física entre populações você saberia algo sobre distância social entre elas\u201d (BECKER, 1996, p. 182).
A ideia apresentada  fundamentou a criação do ramo da Ecologia Humana, influenciada pelas teorias do darwinismo social, um dos grandes pesquisadores dessa Escola foi:
· a) Charles R. Darwin.
· b) Herbert Spencer.
· c) Walter Christaller.
· d) Robert Ezra Park.
· e) Karl Hassert.
2) A Teoria dos Lugares Centrais foi  desenvolvida pelo geógrafo alemão Walter Christaller, em 1933, ao estudar a distribuição espacial das cidades no sul da Alemanha. Christaller analisa o modo como as cidades evoluem e se expandem em relação uma às outras, questionando-se se haveria alguma relação entre o número, o tamanho e a distribuição geográfica das cidades.
Tomando como referência as ideias da Teoria dos Lugares Centrais, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   ) Existe uma  hierarquia dos lugares, definida a partir da oferta de bens e serviços presentes em cada um. Esta definição da rede hierárquica das aglomerações de uma região ou país, que tem no topo as metrópoles com maiores áreas de influência e na base os lugares com áreas de influência muito reduzidas e circunscritas ao nível local ou mesmo sub-local.
(   ) Os lugares centrais são as mais importantes cidades de uma rede, são aquelas que concentram não só maior número de pessoas, como também variedade de bens e serviços.
(   ) Os mercados de produtos e de serviços de tamanhos diferentes estão articulados de maneira a formar uma rede urbana funcional, regular e hierarquizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
· a) V - F - V.
· b) F - F - V.
· c) V - V - V.
· d) V- F - F.
· e) V - V - F.
3) A Geografia Quantitativa e a Geografia Crítica têm raízes no movimento de renovação e de superação da Geografia Tradicional, contudo, têm naturezas e proposições distintas e muitas vezes até mesmo antagônicas, quando não excludentes. O principal aspecto que vai diferenciar a Geografia Crítica da Quantitativa é o posicionamento social dos atores e os interesses aos quais eles servem. Análise as afirmativas abaixo considerando o contexto histórico que levou a ao estabelecimento da Geografia Crítica.
I. A Geografia Crítica acontece em um momento de transformações das ciências sociais, muito influenciado pelo próprio contexto histórico do pós-guerra, marcado pela descrença no positivismo lógico e na capacidade da ciência tradicional superar os problemas então postos.
II. O marxismo exerceu forte influência  na Geografia, no pós-guerra, pelo fato de oferecer a possibilidade de criação de modelos teóricos privilegiando a esfera social e por proporcionar uma visão mais consciente do contexto político das ciências e da responsabilidade social do trabalho científico.
III. A Geografia Crítica valorizou o discurso político militante e encontrou no materialismo histórico e dialético \u201co método que permite a passagem da imagem caótica do real para uma estrutura racional, organizada e operacionalizada em um sistema de pensamento".
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
· a) As afirmativas I e II estão corretas.
· b) As afirmativas II e II estão corretas.
· c) A afirmativa III esta correta.
· d) As afirmativas I e III estão corretas.
e) As afirmativas I, II e III estão corretas.
4) O conceito de produção do espaço foi elaborado a partir do conceito de trabalho e de produção capitalista, desenvolvidos por Marx. O espaço materializa as relações sociais, em outras palavras, é no espaço que as relações sociais se concretizam.  O espaço é produzido com objetivo de atender a determinadas finalidades dentro de um contexto sócio econômico específico.
As ideias que  fundamentaram inicialmente os estudos da Geografia Urbana Crítica foram as de:
· a) Henri Lefebvre.
· b) Jane Jacobes.
· c) Françoise Choay.
· d) Peter Hall.
· e) Mark Gottdiener.