Buscar

Atividade diagnóstica 2-Geografia Urbana

Prévia do material em texto

Atividade diagnóstica 2 - Geografia Urbana
1) A sedentarização da humanidade, isto é, a fixação dos humanos em assentamentos, não produziu diretamente as cidades, mas foi a condição para seu surgimento. Uma comunidade de agricultores, por mais densamente aglomerados que vivam seus habitantes e por maior que seja (de fato, ela não pode ser muito grande, devido ao caráter extensivo das atividades primárias), não pode ser considerada uma cidade. Com base no excerto de texto e em seus conhecimentos sobre as cidades, julgue as assertivas a seguir:
I.  Todas as aldeias se transformaram em cidades no Oriente Próximo, há cerca de 5 mil anos.
II. A existência da cidade implica na divisão do trabalho entre campo e cidade, sendo que a cidade é a sede do poder e da classe dominante.
III.  O campo carrega inicialmente a ideia da autossuficiência, pois este pode existir sem a cidade, além de a preceder na história da humanidade.
Assinale a seguir a alternativa com a (s) assertiva(s) correta(s):
· a) I.
· b) I e II.
· c) II e III.
· d) I e III.
· e) I, II e III.
2) A prática da agricultura e o pastoreio possibilitou a sedentarização dos grupos humanos e a geração do excedente de alimentos foi a condição para o surgimento das cidades. As cidades conformam uma organização política, social, econômica e religiosa diferente daquela que predominava nos assentamentos rurais, e essa organização diferencia esses dois espaços. Estima-se que as primeiras aglomerações que realmente podem receber a denominação de cidade tenham se formado no milênio IV a.C., nas planícies fluviais do rios Tigre, no Egito, dos rios Eufrates e Nilo, na Mesopotâmia, rio Hindus, no Paquistão e nos rios Amarelo e (Egito), Tigre e Eufrates (Mesopotâmia), Hindus (Paquistão) e rios Amarelo e Azul, na China.
A localização das primeiras cidades próximas aos rios se explica, principalmente em função da/do:
· a) oferta de água para a agricultura e para os pastos.
· b) transporte de pessoas e produtos.
· c) atividades de pesca.
· d) topografia plana.
· e) despejo de rejeitos.
3) A Grécia Antiga se estende a toda bacia oriental do Mediterrâneo, abrange o sul da península Balcânica, as ilhas do Mar Egeu e o litoral da Ásia Menor. É nessa região que tem origem a polis, a cidade-Estado democrática grega. As cidades gregas e a sua forma de organização social tiveram tamanha importância para a evolução da literatura, da ciência e da arte, que, pode-se dizer que, a cultura grega é ainda base de nossa tradição intelectual.  Sobre as cidades na Idade Antiga, julgue as assertivas a seguir em verdadeira (s) ou falsa (s).
(   ) Nas cidades gregas a divisão de funções toma por base as diferenças na paisagem natural. Assim, na cidade alta, isto é, nas partes altas das colinas e mais protegidas de invasões, estavam as acrópoles, formadas pelos templos dos deuses.
(   ) A ágora, assembleia dos cidadãos, era realizada no espaço público, na praça do mercado, na inexistência de local próprio para tal. Essas assembleias constituíam o coração da vida política, e os cidadãos gregos podiam deliberar e ouvir as decisões dos chefes.
(    ) Segundo os pensadores gregos o número ideal de habitantes numa cidade seria de 10.000 hab.,  pois essa quantidade permitiria a organização e o desenvolvimento de uma vida civil e o funcionamento das assembleias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
· a) V - V - V.
· b) F - F - V.
· c) V - F - V.
· d) F - V - V.
· e) F - V - F.
4) A baixa Idade Média foi marcada pelo declínio do sistema feudal e pelo ressurgimento da atividade comercial e das cidades. Considerando o contexto da baixa idade Média, no que se refere ao  ressurgimento das cidade, analise as afirmativas abaixo:
I. Os burgos eram parte do sistema feudal e, por isso, não podem ser considerados propriamente cidades no sentido político e econômico.
II. A partir do momento em que o comércio volta a ser praticado e uma classe de comerciantes se consolida, ocorre gradualmente a mudança no caráter elementar, e de feudal essas aglomerações se tornam mercantis.
III. A expansão e adensamento das cidades ocorreu apenas a partir dos antigos aglomerados romanos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
· a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
· b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
· c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
· d) Apenas a afirmativa I esta correta.
· e) As afirmativas I, II, III estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes