Buscar

AV1 d4

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	No mundo contemporâneo, o uso frequente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como meio de comunicação na vida cotidiana reforça a necessidade de se considerar a importância da aprendizagem da expressão oral e escrita em sala de aula, ou seja, a produção de textos com autonomia, reforça a importância da pesquisa orientada pelo professor. Ao tomar essas medidas pedagógicas conscientes, visando, igualmente, o uso consciente das mesmas pelos alunos, podemos afirmar que a tecnologia:
		
	
	dispensa os fundamentos da didática.
	
	é considerada pelo professor solução para os problemas do cotidiano escolar.
	 
	é considerada um recurso auxiliar a prática docente.
	
	aprisiona o professor pesquisador ao determinismo técnico.
	
	tem um fim em si mesma para o professor.
	Respondido em 27/05/2020 13:01:33
	
Compare com a sua resposta: O aluno se sente representado no currículo, no universo escolar, o que poderá lhe trazer maior motivação para os estudos, na medida em que o conhecimento se torna significativo; na medida em que o aluno percebe a utilidade do conhecimento em sua vida. A educação, aqui, funciona como instrumento de mudança social.  Podemos dizer também que os saberes dos educandos se tornam legitimados no processo de ensino aprendizagem.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	São características do planejamento educacional referendado na perspectiva progressista da educação:
		
	
	Não ha de fato uma relação direta entre o ato de planejar e a ação docente na pratica
	 
	O planejamento evita improvisos e permite que o professor perceba e trabalhe o conhecimento científico de forma articulada ao contexto de sala de aula, devendo o planejamento ser um instrumento para servir ao professor e não ao contrário, ou seja, o professor não ficar submetido ao roteiro de atividades.
	
	O professor deve realizar o planejamento, pois este é um documento indispensável na escola e por isso os professores o fazem para cumprir as normas escolar, mas não usam durante o ano letivo usam outras atividades esquecendo assim o que foi planejado
	
	Planejar as aulas serve como uma condição burocrática do professor com a escola sem a possibilidade de nortear os elementos e ação docente
	
	Deve garantir que os conteúdos sejam repassados sem a possibilidade de alterações durante o ano letivo
	Respondido em 27/05/2020 13:03:38
	
Compare com a sua resposta: exemplo : 3 formas de estratégias de ensino : Aula Expositiva, técnica de seminários, debates, roda de conversa, leitura compartilhada, etc... 3 Recursos de Ensino aprendizagem: Lousa/quadro branco, Internet, computadores, data-show, material didático, jogos educativos
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(SMCP-PB, 2002) Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre eles, destaca-se a grande diversidade existente entre os estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em conta:
		
	
	o conhecimento contido no livro didático adotado pela escola
	
	a vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários
	
	o modelo social idealizado pelos pais dos alunos da escola
	
	o meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região
	 
	o reconhecimento do contexto sociocultural específico dos alunos
	Respondido em 27/05/2020 13:04:29
	
Compare com a sua resposta: A professora respalda sua ação na pedagogia tradicional, uma vez que o espaço físico é organizado hierarquicamente, os alunos sentados isoladamente, não sendo incentivada a interação, tendo em vista a distribuição das carteiras; a valorização predominantemente dos conteúdos escolares previamente determinados, além da professora estimular a competição entre os alunos, classificando-os e enfatizando o desempenho nas prova, o resultado em detrimento do processo.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A sociedade em que vivemos se diz democrática, mas os privilégios permanecem favorecendo um grupo de pessoas. Em seus processos, os homens em grupo "enquadram" as pessoas nos modelos que determinam como certos e errados e acabam privilegiando apenas alguns de seus segmentos. Com isso, estabelecem algumas categorias e são elas que definem as relações para a exclusão, dependendo das relações que o contexto cria naquele momento (CHINALIA, 2006). Dessa forma: sociedade e escola não existem de forma isolada, portanto:
		
	
	o que acontece na sociedade não reflete nas escolas, porque estas realizam em seu contexto um trabalho a partir de valores, crenças e prioridades próprias.
	 
	o que acontece na sociedade reflete-se nas escolas, que realizam em seu contexto um trabalho a partir dos valores, das crenças e das prioridades que circulam na sociedade.
	
	o que acontece na sociedade reflete-se nas escolas, apenas em algumas camadas sociais quando realizam em seu contexto um trabalho a partir dos valores, das crenças e das prioridades que circulam na sociedade.
	
	o que acontece na sociedade economicamente pobre reflete-se nas escolas, que realizam em seu contexto um trabalho a partir dos valores, das crenças e das prioridades que circulam em uma sociedade popular.
	
	o que acontece na sociedade não deveria refletir nas escolas, e isso dependerá de cada professor que realizará em seu contexto trabalhos a partir de valores, e crenças e das prioridades que circulam na sociedade.
	Respondido em 27/05/2020 13:05:53
	
Compare com a sua resposta: Os objetivos gerais podem ser compreendidos num sentido amplo, em longo prazo, é onde se pretende chegar, o resultado final. Os específicos são as partes, o curto prazo, as delimitações do processo, para então se chegar ao fim, que é o geral. Os objetivos se relacionam com o planejamento na medida em que definem o que o professor quer alcançar a partir do trabalho com determinado conteúdo.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Acerca das tendências pedagógicas, julgue as afirmativas que seguem:
I. A escola tradicional reconhece a educação como ato social transformador, por isso tem como objetivo central fazer com que os alunos dominem os conteúdos que lhes são passados, de forma que eles sejam capazes de reproduzi-los.
II. A escola nova tem como objetivo central facilitar o processo ensino-aprendizagem, transmitindo ao aluno os conhecimentos, de forma a possibilitar-lhe uma participação nesse processo, respeitando seus interesses e seus sentimentos.
III. A escola tecnicista tem caráter utilitário, razão pela qual estabelece procedimentos de ensino de ordem instrumental, adotando uma postura que visa a preparar os alunos para atender aos interesses do mercado de trabalho.
IV. A escola libertadora tem como objetivo principal proporcionar uma formação educacional com base na leitura do mundo e no diálogo entre educando e educador, os quais, juntos, constroem conhecimentos e se livram da opressão.
Está CORRETO o que se afirma em
		
	
	I, II e III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	 
	II, III e IV, apenas.
	
	I e II, apenas.
	 
	III e IV, apenas.

Outros materiais