Buscar

Figuras de linguagem no genero digital

Prévia do material em texto

Figuras de Linguagem no Gênero Digital 
Noel Bahia👬
Jamille Gomes👭
Introdução – Gênero Digital
Nas últimas décadas, com os avanços tecnológicos e a ampliação do acesso à internet, as formas de comunicação e de interação entre as pessoas passaram por grandes modificações. Entre elas, destaca-se o surgimento de novos gêneros discursivos, nativos do ambiente digital e on-line, como o post de blog ou de rede social, a mensagem instantânea (do tipo WhatsApp), as homepages e a reportagem multimídia, entre outros.
Em uma definição simples, podemos dizer que o gênero digital se dá com o casamento entre a comunicação e a tecnologia. Posts de Facebook, Instagram ou Twitter configuram gêneros digitais. Vlogs, memes, gif e chats também. 
Memes 
Dentre essas novas formas de comunicação, uma das mais populares e produtivas na sociedade brasileira é, sem dúvida, o meme, que vem ocupando um espaço cada vez maior na cultura nacional.
A grande popularidade dos sites de redes sociais trouxe consigo a emergência de novos gêneros discursivos, nativos do meio digital. Esse é o caso do meme, cada vez mais presente nas comunicações on-line. 
Figuras de Linguagem nos Memes
Pleonasmo
Pleonasmo consiste na repetição de um termo da oração ou do significado de uma expressão, isto é, alguma informação que é repetida desnecessariamente.
Paradoxo
Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".
Ironia
A ironia é uma forma de expressão literária ou uma figura de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se quer expressar.
Metonímia
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída. 
Hipérbole
Auxese ou hipérbole é a figura de linguagem que incide quando há exagero propositado em um conceito para definir algo de forma dramática, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico.
Metáfora
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Também é um recurso expressivo.
Referencias
Carlos F. Souza (IFF/UFF) - MEMES EM AULAS DE PORTUGUÊS NO ENSINO MÉDIO: LINGUAGEM, PRODUÇÃO E REPLICAÇÃO NA CIBERCULTURA.
https://twitter.com
Elaine T. Silva- O GÊNERO DIGITAL MEME COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL
http://liquidifique.com.br/espelhomeu/vlog-meme-gif-saiba-mais-sobre-os-generos-digitais/
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4632/a-antitese-como-figura-ironica-no-genero-meme
Christiane Guerra - O meme como gênero discursivo nativo do meio digital: principais características e análise preliminar

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes