pagina 185 do maual mensagens 10 ano
2 pág.

pagina 185 do maual mensagens 10 ano


DisciplinaPortuguês92.690 materiais2.802.011 seguidores
Pré-visualização1 página
185
1.1 Os vários elementos da natureza que estão presentes no poema são "Alegres campos", "verdes arvoredos", águas de cristal", "silvestres montes", "verduras deleitosas" que podem ser qualificados predominantemente de forma positiva. No entanto, "rochedos" e "ásperos penedos" podem ser qualificados predominantemente de forma negativa, por estes passarem uma sensação não muito agradável quanto os positivos.
1.2 O nome que se dá a esse tipo de natureza é Locus amoenus, o termo remete-nos para a descrição da natureza e para um conjunto de elementos específicos, o que pode ser justificado com as seguintes expressões do poema: \u201calegres campos, verdes arvoredos\u201d(o campo verde e verdejante), \u201csilvestres montes , ásperos penedos\u201d, porque designa a paisagem ideal.
2.1 O poema está dividido em 3 partes. A primeira parte é dos versos 1-6 e descreve paisagens como bonitas e alegres. A segunda parte está delimitada pelos versos 7-11 e descreve a razão da tristeza do sujeito poético e o impedimento deste voltar a ser feliz. A terceira, e última parte, vai dos versos 12-14 e nesta parte o sujeito poético projeta as lembranças e fala sobre as saudades que sente de ser feliz
3
A. Enumeração/ Adjetivação expressiva, salienta as características da natureza, é bonita e perfeita, e ao mesmo tempo uma natureza incomum
B. Metáfora salienta a pureza da água e o quão limpa esta é, que é tao transparente que parece cristal
C. Personificação porque das características humanas a elementos inanimados (natureza)/ Antítese porque dá-nos um contraste entre duas ideias (alegrias da água e as tristezas das lembranças 
4 
Este poema é considerado um Soneto pois apresenta as características deste, como ser composto por 4 estrofes, das quais duas são quadras e as outras duas tercetos, tendo no total 14 versos.
Os temas mais usuais dos sonetos são as emoções e os sentimentos, o que pode ser justificado com as seguintes expressões deste soneto \u201cAlegres campos, verdes arvoredos\u201d(verso 1) e \u201csemearei em vós lembranças tristes\u201d(verso 12).
5 a temática é representação da natureza, é Locus amoenus e a influencia da ausência do estado de espirito do sujeito poético, ao desaparecimento da beleza e da alegria da natureza.
A temática é o a in\ufb02uência da ausência da amada no 
Gramatica 
1. A) modificador do nome
B) modificador
C) complemento direto
 2. « e nascerão saudades de meu bem»
 3.1 Na ausência da amada, o sujeito lírico parece esquecê-las
modi\ufb01cador do nome; b) modi\ufb01-
3.1 \u2026 esquecê-las