Buscar

pagina 185 do maual mensagens 10 ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

185
1.1 Os vários elementos da natureza que estão presentes no poema são "Alegres campos", "verdes arvoredos", águas de cristal", "silvestres montes", "verduras deleitosas" que podem ser qualificados predominantemente de forma positiva. No entanto, "rochedos" e "ásperos penedos" podem ser qualificados predominantemente de forma negativa, por estes passarem uma sensação não muito agradável quanto os positivos.
1.2 O nome que se dá a esse tipo de natureza é Locus amoenus, o termo remete-nos para a descrição da natureza e para um conjunto de elementos específicos, o que pode ser justificado com as seguintes expressões do poema: “alegres campos, verdes arvoredos”(o campo verde e verdejante), “silvestres montes , ásperos penedos”, porque designa a paisagem ideal.
2.1 O poema está dividido em 3 partes. A primeira parte é dos versos 1-6 e descreve paisagens como bonitas e alegres. A segunda parte está delimitada pelos versos 7-11 e descreve a razão da tristeza do sujeito poético e o impedimento deste voltar a ser feliz. A terceira, e última parte, vai dos versos 12-14 e nesta parte o sujeito poético projeta as lembranças e fala sobre as saudades que sente de ser feliz
3
A. Enumeração/ Adjetivação expressiva, salienta as características da natureza, é bonita e perfeita, e ao mesmo tempo uma natureza incomum
B. Metáfora salienta a pureza da água e o quão limpa esta é, que é tao transparente que parece cristal
C. Personificação porque das características humanas a elementos inanimados (natureza)/ Antítese porque dá-nos um contraste entre duas ideias (alegrias da água e as tristezas das lembranças 
4 
Este poema é considerado um Soneto pois apresenta as características deste, como ser composto por 4 estrofes, das quais duas são quadras e as outras duas tercetos, tendo no total 14 versos.
Os temas mais usuais dos sonetos são as emoções e os sentimentos, o que pode ser justificado com as seguintes expressões deste soneto “Alegres campos, verdes arvoredos”(verso 1) e “semearei em vós lembranças tristes”(verso 12).
5 a temática é representação da natureza, é Locus amoenus e a influencia da ausência do estado de espirito do sujeito poético, ao desaparecimento da beleza e da alegria da natureza.
A temática é o a influência da ausência da amada no 
Gramatica 
1. A) modificador do nome
B) modificador
C) complemento direto
 2. « e nascerão saudades de meu bem»
 3.1 Na ausência da amada, o sujeito lírico parece esquecê-las
modificador do nome; b) modifi-
3.1 … esquecê-las

Outros materiais