Buscar

atividade51241 (2) libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Leia atentamente as informações:
• Você deverá enviar no portifólio 01, as atividades referentes as aulas, 05, 06, 07 e 08.
• Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
• Cada atividade deverá conter no minímo 8 e no maximo 15 linhas.
• Cada atividade vale até 1,25 por aula, totalizando 5,0 (cinco) pontos.
• As atividades que não estiverem corretas, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
PORTIFÓLIO 02
Atividade da aula 05.
1- Se tratando dos aspectos gramaticais básicos da Libras, fale sobre cada um deles e a importância desses para que a mensagem seja transmitida de maneira clara e eficiente.
São cinco os parâmetros: configuração de mãos, ponto de articulação, movimento, orientação / direcionalidade, expressão facial e/ou corporal.
Configuração de mãos: é a postura adotada pela mão para realizar os sinais: como fica a sua mão para fazer determinado sinal. Os sinais são realizados pela mão dominante, ou seja, mão direita para os destros, mão esquerda para os canhotos, ou então pelas duas mãos, dependendo do sinal.
Ponto de articulação: é o lugar onde a mão predominante pode tocar, ou não, alguma parte do corpo, ou simplesmente estar em um espaço neutro vertical ou horizontal, localizado da cabeça a cintura.
Movimento: parâmetro complexo que pode envolver uma vasta rede de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso, os movimentos no mesmo sinal. O movimento que as mãos descrevem no espaço ou sobre o corpo pode ser em linhas retas, curvas, sinuosas ou circulares em várias direções e posições.
Orientação / direcionalidade: para que direção ou sentido vai minha mão? Alguns sinais apresentam a mesma configuração de mão, porém, opõem-se quanto a sua direção.
Expressão facial e/ou corporal: como vemos é considerada um parâmetro gramatical na LIBRAS. Ao realizar um sinal que demonstre sentimento ou reação, se não houver expressão facial, o sinal estará errado, pois, muitas vezes, é ela quem vai diferenciar ou contribuir decisivamente para a compreensão da mensagem que se quer transmitir.
Atividades da aula 06.
1- Quadros (2001, p.57) aborda alguns elementos sobre a atuação do intérprete educacional que devem ser considerados. Fale sobre cada um desses itens.
Com o objetivo de otimizar a atuação do ILS nos espaços escolares, Quadros (2001, p.57) divulgou, em sua obra, alguns elementos sobre o intérprete educacional que devem ser considerados:
- Em qualquer sala de aula, o professor é a figura que tem autoridade absoluta.
- Considerando as questões éticas, os interpretes devem manter-se neutros e garantirem o direito dos alunos de manter as informações confidenciais.
- Os interpretes tem o direito de serem auxiliados pelo professor através da revisão e preparação das aulas que garantem a qualidade da sua atuação durante as aulas.
- As aulas devem prever intervalos que garantem ao interprete descansar, pois isso garantirá uma melhor performance e evitará problemas de saúde para o interprete.
- Deve-se também considerar que o interprete é apenas um dos elementos que garantirá a acessibilidade. Os alunos surdos participam das aulas visualmente e precisam de tempo para olhar para o interprete, olhar para as anotações no quadro, olhar para os materiais que o professor estiver utilizando em aula. Também, deve ser resolvido como serão feitas as anotações referentes ao conteúdo, uma vez que o aluno surdo manterá sua atenção na aula e não disporá de tempo para realiza-las.
2- Fale sobre a formação do intérprete de Libras e suas áreas de atuação.
A formação do interprete de Libras está em processo, as capacitações técnicas para esse profissional têm sido ofertadas ao nível de pós-graduação. A fluência da língua de sinais é obtida através da prática, sem dispor do aparato teórico que lhe concederia uma graduação especifica na interpretação e tradução da Libras. O que existe de formalizado é o Prolibras que é aplicado para certificar pessoas que já são fluentes em língua de sinais- concedendo a proficiência na língua. O interprete de libras deve ser um profissional capacitado e/ou habilitado em processos de interpretação de língua de sinais, atuando em situações formais como: escolas, palestras, reuniões técnicas, igrejas, fóruns judiciais, programas de televisão, etc. A categoria profissional possui código de ética e respaldo institucional, associações de pessoas surdas, Federação Nacional de educação e Integração dos surdos, Federação mundial dos surdos, entre outras. (Site Portal da Educação)
Atividade da aula 07.
1- Como ocorre a formação do sujeito surdo nos espaços escolares regulares?
Atuando baseadas em uma perspectiva inclusiva, conforme documentos oficiais, dentro da proposta de educação bilingue para surdos, as escolas tem como missão primordial, promover a formação do sujeito surdo para que atinja autonomia, cidadania e conhecimento cultural. Para isso, os educadores e gestores devem pensar em uma maneira de estimular um ambiente de aceitação das diferenças e interação social plena. Nas escolas, para atender o aluno surdo, as propostas inclusivas orientam para que essa educação seja realizada numa perspectiva bilingue, onde a criança aprende a Língua de Sinais como primeira língua e a língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. 
2- O que significa a visão terapêutica e no que isso implica?
Por muito tempo os surdos ficaram no meio do caminho entre os ouvintes com sua “plenitude intelectual” de qualidade superior e os traços de anormalidade que os afastavam da aceitação social, principalmente por se comunicar através de sinais, que não possuíam status de língua. Esses fatos históricos contribuíram para que as pessoas que possuem deficiência auditiva se organizassem em um grupo que luta pelo reconhecimento da sua língua e para se tornarem visíveis. Todo esse emaranhado de pensamentos e concepções relativos á pessoa surda contribuíram para que o surdo desenvolvesse um sentimento de não pertencimento ao meio social, à família. Mas, através das lutas sociais iniciadas pelas comunidades surdas pelo reconhecimento da língua de sinais, a mudança de paradigma teve seu inicio no final do século XX.
Atividade da aula 08.
1- Realize uma síntese da última aula, apontando os avanços e conquistas da comunidade surda e seus movimentos em relação aos trabalhos e oportunidades.
Um dos principais fatores de encontros entre pessoas surdas sempre foi a Lingua de Sinais, através da qual eles encontram oportunidades de compartilhar suas experiencias e seus sonhos, e também um espaço de reafirmação da luta pelo direito ao uso dessa língua. Mas as questões discutidas pelos movimentos surdos se ampliaram e são diferentes, conforme suas realidades locais e nacionais e até mesmo mundiais.
Nesse caminho de garantia dos direitos dos surdos, tanto de acesso a sua língua, a educação, a saúde, ao lazer, como também ao trabalho , as associações de surdos dos diferentes continentes congregam-se na sua federação mundial de surdos (WFD), a qual teve influência decisiva nas recomendações da UNESCO, em 1984, no reconhecimento formal da língua de sinais como língua natural das pessoas surdas, garantindo o acesso de crianças surdas a ela o mais precocemente possível.

Continue navegando