Buscar

Avaliação dois

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Carine de Melo Borba (1178036)
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639225) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18999413
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A geografia Teorética-Quantitativa surgiu logo depois da II Guerra Mundial. Com os avanços que ocorreram em relação ao uso de tecnologias, destacou-se por utilizar os modelos matemático-estatísticos em grande escala. Com relação a esta corrente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Caracterizada pela conscientização por parte de alguns geógrafos de problemas muito graves, decorrentes da exploração do homem pelo homem.
(    ) Considerada revolucionária, por não considerar as origens da Geografia Clássica e apresentar a Nova Geografia, facilitando o uso da estatística.
(    ) Surgiu em meio a um contexto econômico internacional que procurava integrar a economia brasileira aos interesses da economia mundial, projetando um crescimento da economia brasileira.
(    ) Analisava as relações do campo e das cidades, vinculando a luta de classes aos modos de produção e formações socioeconômicas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	Para abordar e definir procedimentos de ensino da geografia, é importante a compreensão do processo histórico das concepções epistemológicas da geografia. Nesse sentido, tornam-se obrigatórias as leituras de autores como Yves Lacoste, David Harvey, Milton Santos. Sobre a proposta desses autores, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Proporcionar uma reflexão centrada no determinismo.
	 b)
	Restaurar o pensamento espacial enquanto análise absoluta e estática.
	 c)
	Reivindicar o pensamento espacial como prática social.
	 d)
	Atribuir ao positivismo a consolidação da geografia crítica.
	3.
	O conhecimento geográfico pode ser evidenciado desde as primeiras civilizações, seja por meio da confecção de mapas ou através dos saberes práticos da vida diária. Em relação ao conhecimento geográfico dos diversos povos, analise as seguintes sentenças:
I- Os povos orientais permitiram o desenvolvimento econômico por meio da troca de produtos, intensificando as relações comerciais com os povos mais distantes.
II- Os povos primitivos desenvolveram o conhecimento geográfico de forma científica por meio da confecção de mapas, os quais identificavam os rios e florestas da região.
III- Os gregos enriqueceram com mapas de itinerários (périplos) os estudos que descreviam as áreas litorâneas e centrais sob seu domínio.
IV- Os romanos preocuparam-se em descrever a localização das áreas ricas em produtos comerciais, o acesso a elas, os problemas de abastecimento, entre outros.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	4.
	Uma escola que objetiva preparar o cidadão do século XXI precisa abandonar a concepção de ensino baseada na transmissão de conhecimentos pelas disciplinas, para focar no ensino de acordo com uma concepção de aprendizagem interacionista e significativa, em que ocorra desenvolvimento humano para a autonomia, sensibilização, ação e atuação do cidadão no mundo. Tal processo passa por uma mudança na postura do profissional do ensino: do professor transmissor de um conhecimento estático para um professor orientador de formação de uma mente aberta para o estudo de um mundo em constante mudança. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um programa de ensino-aprendizagem em geografia no Ensino Fundamental I deve mobilizar situações em que o aluno desenvolva habilidades em reconhecer elementos espaciais, identificá-los, classificá-los, analisá-los para compreender os espaços mais próximos, ou seja, os de sua vivência no cotidiano.
(    ) O professor dos anos iniciais deve trabalhar com seus alunos a capacidade de desenvolver um raciocínio, baseado em percepções, e um entendimento das realidades espaciais.  
(    ) O professor dos anos iniciais tem uma responsabilidade enorme em desenvolver nos alunos do 1º, 2º e 3º ano competências com relação ao espaço concebido, nas escalas do nacional e mundial.
(    ) O professor dos anos iniciais deve priorizar um trabalho interdisciplinar focado na linguagem e noções básicas de matemática, ao longo do Ensino Fundamental I, como ferramentas essenciais para o entendimento de fatos e fenômenos geográficos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	À medida que o conhecimento geográfico se expandia, estudos descritivos das áreas litorâneas e centrais de domínio grego eram enriquecidos com mapas de itinerários denominados périplos. Estes apresentavam imperfeições, pois nesta época não se utilizavam escalas, ademais não era possível fazer a medição das longitudes. Apesar de não conhecerem, mas saberem da existência de terras situadas ao norte, na Europa Setentrional e na Ásia, os gregos as viam como reservas futuras de exploração. Ainda sobre o papel dos gregos no desenvolvimento da ciência geográfica, analise as sentenças a seguir:
I- Aristóteles, admitiu a esfericidade da Terra, bem como pesquisou sobre a erosão e a formação de deltas.
II- Ptolomeu (século II d.C.) afirmou que a Terra era o centro do Universo. Esta teoria foi aceita até o século XIV.
III- A geografia grega esteve cunhada como um inventário sistemático de terras e povos, ou seja, possuía um caráter descritivo, com o objetivo de auxiliar a administração do Estado.
IV- Para os gregos, a Europa, a Ásia e a África formavam um imenso continente setentrional (norte) contornado por águas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	Durante a Idade Média, o conhecimento geográfico sofreu um retrocesso, comparando-o com os avanços atingidos pela civilização grega, influenciado pelo poder do controle social e político exercido pela Igreja Medieval, atrelando os conhecimentos aos ensinamentos bíblicos. A partir da segunda metade do século XV, transformações como a expansão das atividades comerciais e a interrupção do caminho terrestre para as Índias pelos turcos otomanos (passaram a cobrar impostos elevadíssimos para permitir passagem das caravanas de comerciantes italianos) modificaram os horizontes geográficos dos europeus. Assinale  a alternativa CORRETA que apresenta o conjunto dos conhecimentos geográficos que foram possíveis com as navegações dos europeus no final do século XV e início do XVI:
	 a)
	Organização e sistematização dos relatos de viagens em livros impressos e acessíveis a toda a população.
	 b)
	Elaboração de mapas junto a registros de diários de viagens, confirmando os perigos existentes no oceano desconhecido, reforçando antigos mitos sobre a existência de criaturas marítimas gigantes.
	 c)
	Elaboração de mapas, identificando rotas marítimas, descrições de elementos geográficos naturais, como rios, lagos, montanhas, litorais e aspectos culturais dos povos até então desconhecidos.
	 d)
	Organização de bibliotecas, administradas por representantes do povo, onde estavam expostos os mapas elaborados durantes as viagens, com as descrições detalhadas das paisagens observadas durantes as viagens.
	7.
	A geografia como ciência surgiu na Europa, no decorrer dos séculos XVIII e XIX e aos poucos, conforme as escolas foram se institucionalizando, a disciplina foi sendo ministrada tanto no Ensino Fundamental, secundário e instituições superiores. No Brasil,a geografia foi se desenvolvendo nos moldes da geografia francesa, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A disciplina chegou às escolas, desta forma, sobre a institucionalização do ensino da Geografia no Brasil. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Revolução de 1930 marca o fim do predomínio do poder político das oligarquias agrárias e ascensão da burguesia e a classe média. É o período histórico em que a urbanização e a industrialização se aceleraram, contribuindo para a expansão da escolarização e do ensino da geografia.
(    ) Como foi influenciada pelo pensamento da escola clássica francesa, até por volta de 1956, pode-se afirmar que era um ensino baseado em livros didáticos, era baseado em descrições, principalmente do espaço natural.
(    ) Preocupou-se com a unificação do território brasileiro e com a conquista de um lugar privilegiado junto às demais nações.
(    ) A geografia estudada, principalmente nas universidades de São Paulo e Rio de Janeiro, foi valorizada como ciência, concomitantemente com a criação da Associação Brasileira de Geografia ? AGB ? e do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística ? IBGE. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	A AGB, Associação dos Geógrafos Brasileiros, foi fundada em 1934 na cidade de São Paulo, pelo francês Pierre Deffontaines. Como neste tempo (décadas de 1930 e início da década de 1940) havia poucas escolas de ensino superior de Geografia no Brasil, apesar do nome, a AGB foi uma associação de geógrafos de São Paulo e do Rio de Janeiro que se reuniam para a realização de trabalhos de pesquisa em parceria. Em 1944, durante uma Assembleia Geral realizada na cidade de Lorena, SP, os geógrafos reunidos decidiram expandir seus trabalhos de pesquisa para outras áreas do território nacional. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os objetivos da AGB nos primeiros anos de sua existência:
	 a)
	Contribuir para a formação de professores para atuar no Ensino Médio, contribuindo para a institucionalização da Geografia no Brasil.
	 b)
	Discutir o papel do geógrafo em alguns estados brasileiros, como o Rio de Janeiro e São Paulo.
	 c)
	Promover assembleias para discutir os trabalhos de pesquisa em geografia apresentados por seus associados, bem como as pesquisa realizados nas cidades onde os encontros eram promovidos.
	 d)
	Discutir a regionalização do nosso país, levando em consideração aspectos naturais, econômicos e socioculturais.
	9.
	A Geografia é uma das ciências mais antigas que existem, porque a confecção dos mapas, conforme registros históricos, ocorreu antes da própria escrita. Valiosos mapas foram deixados por diferentes povos, entre eles: babilônios, egípcios, maias, astecas, esquimós, chineses. Todos eles representavam aspectos culturais de suas sociedades e, sem dúvida, são peças-chave para que possamos compreender alguns dos seus aspectos socioculturais, bem como suas relações com a natureza. Desse modo, o conhecimento geográfico já se fazia presente com as primeiras civilizações. Referente aos povos ditos primitivos e o uso do conhecimento geográfico, analise as sentenças a seguir:
I- Os povos primitivos, apesar de não serem detentores da escrita, já possuíam ideias geográficas em suas concepções de vida e cultura. Seus conhecimentos eram transmitidos de geração em geração através da versão oral e dos desenhos rupestres (em rochas e cavernas).
II- Os povos primitivos vivam da caça, pesca, coleta e, às vezes, de uma agricultura primitiva. Inicialmente retiravam da natureza o que necessitavam para sobreviver, sem ocasionar expressivas transformações.
III- Os povos primitivos usavam a prática geográfica para poder caçar e se proteger.
IV- Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Há registros mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	Durante os séculos XIV e XV, o feudalismo europeu passou por um conjunto de transformações. A expansão do comércio, o crescimento das cidades e a utilização da moeda para as trocas comerciais impulsionaram o aparecimento e o desenvolvimento do capitalismo comercial na Europa, substituindo o feudalismo de forma lenta, gradual e contínua. Com relação à contribuição do capitalismo para o desenvolvimento da ciência geográfica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Contribuiu para a fixação dos homens em um único território, tornando-os sedentários, desenvolvendo atividades agrícolas e pecuárias.
(    ) Impulsionou as navegações, que conduziram aos descobrimentos de novas terras, intensificando o comércio entre os povos.
(    ) Proporcionou o enriquecimento da burguesia, que ampliou as explorações dos recursos naturais, concentrou o poder econômico e político.
(    ) Estimulou o desenvolvimento das ciências, dentre elas as ciências naturais (biologia, física, matemática, estatística) e, com o passar do tempo, história, geografia sociologia etc.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes