Buscar

ATIVIDADE 3- CIENCIAS NATURAIS NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
ATIVIDADE 3 
A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa.
Dentro do contexto apresentado nesta unidade, enfatizando a importância da temática ambiental nos dias atuais e considerando as concepções políticas relacionadas a essa temática, faça uma reflexão acerca do papel da ciência na construção do atual cenário mundial, elaborando hipóteses para a reorientação da ciência para a consolidação de uma sociedade mais justa, sustentável e integrada com a natureza. 
A ciência ao responder as grandes perguntas e enfrentar desafios importantes do cotidiano cria conhecimento, melhora a educação e a qualidade de vida das pessoas, reduzindo desigualdades e construindo pontes. Dessa forma, a tecnologia ocasionou mudanças significativas, principalmente facilitando a comunicação e transformando as formas de trabalho, e com isso, trouxe transformações no modo de vida das pessoas. No entanto, o meio ambiente acabou sendo prejudicado devido a extração de muito recursos e poluição da fauna e da flora. Contudo, a ciência e a tecnologia podem ajudar a salvar o meio ambiente quando utilizadas de forma consciente e com foco nos cuidados com o meio. Logo, existem diferentes maneiras que podem ajudar, tais como, novos meios de gerar a energia, entre eles a captação da energia solar, a energia eólica, combustíveis ecológicos, utilização de serviços online, construções ecológicas, monitoramento e cuidado com animais e mata. Assim, a busca de padrões ecologicamente sustentáveis e pela mudança dos padrões tecnológicos pelas exigências ambientais, resulta na necessidade da combinação de diferentes trajetórias tecnológicas e de um conjunto extenso de mudanças institucionais, que representam o espaço em que esses padrões se manifestam.
Nesse sentido, a comunidade científica tem uma responsabilidade de fornecer informações mais precisas acerca da presente situação do planeta Terra, no que diz respeito aos aspectos essenciais que definem o seu bem-estar, e para monitorar as mudanças que vêm ocorrendo devido ao aumento crescente das atividades humanas. Tendo disponíveis instrumentos poderosos tais como satélite de observação terrestre, grandes navios oceanográficos, computadores para armazenamento, acesso e manipulação de enorme quantidade de dados, instrumentação sofisticada, etc. Sendo insuficiente apenas monitorar mudanças, pois, é necessário modelar a natureza da mudança, reduzir incertezas e fornecer uma análise que dirá à humanidade para onde ela caminha.
Tendo em vista a realidade atual da pandemia pelo Covid-19 a produção científica é crucial para melhor compreender a doença, seus efeitos e buscar soluções. Então, pesquisadores e cientistas estão se mobilizando para estimar tanto os efeitos da doença sobre a saúde da população quanto os impactos econômicos e sociais dessa pandemia. A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, tem coordenado e mapeado os esforços de pesquisa no mundo, reunindo cientistas no tema e identificado as prioridades de pesquisa tais como testes para o vírus, pesquisa sobre vacinas e tratamentos, equipamentos médicos para o tratamento.

Continue navegando