Buscar

availacao dissertativa estratégia de leitura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Luciane Coyado Pexe (1096559)
	
	Disciplina:
	Estratégias de Leitura (LEE27)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637995) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19250732
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Na sala de aula, o professor deve inovar sua prática pedagógica, a fim de estimular seus alunos a novas atividades e experimentos. Para Cavalcanti (2002, p. 2), "Formar leitores é compromisso da família e da escola. [...] Não existe país livre e desenvolvido sem investimentos na educação e na leitura". As oficinas de leitura têm como um dos seus objetivos a democratização social e cultural, pois a escola é, também, responsável pela garantia ao acesso dos saberes linguísticos para o exercício da cidadania, direito que é de todos. Escolha três oficinas de leitura e disserte sobre elas.
FONTE: CAVALCANTI, Joana. Leitura: o despertar da Cidadania. Recife: UNESCO, 2002.
	Resposta Esperada:
O acadêmico poderá escolher dentre as diversas oficinas apresentadas no Livro Didático e/ou de sua
prática pedagógica diária e discorrer sobre elas, como exemplificado a seguir:
BONECOS DE ARGILA OU MASSA DE MODELAR: Contar uma história em voz alta para os alunos
sentados em círculo. Após ter contado ou lido o texto ou história proposta, o professor entregará aos estudantes massa de modelar ou argila. Os alunos farão uma pequena escultura a respeito da história. Caso seja utilizada a argila como material para a construção das esculturas, o professor fará outro momento, após a secagem da argila, para que se pinte, caracterizando assim a personagem que foi construída pela criança. Ao final, em pequenos grupos, os alunos poderão recontar a história, lendo-a, e apresentando seus trabalhos. O registro da atividade deve acontecer.
	2.
	Paulo Freire (1997) afirma que ler caracteriza-se pela experiência existencial. Isso consiste em afirmar que, antes de ler palavras, o sujeito lê o mundo no qual está inserido. A leitura é, portanto, uma prática social. A escola, por conseguinte, nem sempre leva em consideração a experiência que o aluno já traz de casa. Com baseno exposto, disserte sobre como se dá o processo de aquisição de conhecimento de mundo pela criança.
FONTE: Paulo Freire. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
	Resposta Esperada:
As crianças adquirem o conhecimento de mundo a partir da sua vivência na família. As primeiras leituras, normalmente orientadas pelos pais, já fazem com que a criança adquira algum conhecimento a partir da mediação efetuada no ato da leitura. As vivências do dia a dia, principalmente na convivência com os familiares, são os principais geradores de conhecimento nas crianças. A partir delas, a criança aprende um pouco da cultura de sua família e da comunidade na qual está inserida. A participação das atividades realizadas na comunidade também auxilia no processo de aquisição de conhecimento de mundo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando