Buscar

PROVA FINAL DE FUNDAMENTOS SOCIAIS ESTACIO FIB EM 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA FINAL DE FUNDAMENTOS SOCIAIS ESTACIO FIB EM 02.06.2020
Valor da prova: 10 pontos. 10 acertos
	
	 
	 
		1 ponto
	
		1.
		As indagações acerca das condições de existência dos seres humanos começaram a adquirir consistência científica no mundo moderno. Tais indagações são a porção mais fascinante ou importante do objeto da sociologia, que se propõe a observar e a explicar os fenômenos sociais. Acerca da formalização do estudo dos fenômenos sociais na disciplina sociologia, assinale a opção correta. (Ref.: 202001648634)
	
	
	
	
	A explicação sociológica deve seguir os padrões de pensamento dominantes na sociedade estudada.
	
	
	No plano puramente intelectual, os modos de conceber e de explicar o mundo dos cientistas sociais aliam-se à concepção religiosa para formar as bases objetivas do pensamento sociológico.
	
	
	Todos os sociólogos estão de acordo cm a ideia de que é necessário mudar, além da natureza humana, também a sociedade em que vivem.
	
	
	A explicação sociológica exige um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social.
	
	
	Há estreita vinculação entre a psicologia e a sociologia, pois os estados de consciência individual e coletiva têm a mesma natureza.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		2.
		A sociologia comporta diferentes explicações sobre os fenômenos sociais. Assinale a alternativa cujas afirmações correspondem somente a explicações sociológicas sobre o fenômeno da religiosidade.
I - As religiões podem ser compreendidas como instrumentos de regulação e de controle das atividades dos membros da sociedade. Desse modo, elas são dotadas de força coercitiva.
II - Os sistemas religiosos exercem uma função importante no processo de socialização, ou seja, na assimilação pelos indivíduos dos valores e das normas que regem sua sociedade.
III - O fenômeno religioso não pode ser considerado um fenômeno cultural, já que possui leis muito próprias de funcionamento.
IV - De acordo com algumas teorias, as religiões expressam visões ideológicas sobre a vida em sociedade que são fundamentais para a dominação de uma classe social sobre a outra.
 (Ref.: 202001548311)
	
	
	
	
	Estão corretas as proposições II e III.
	
	
	Estão corretas as proposições I, II e III.
	
	
	Estão corretas as proposições I, II e IV.
	
	
	Estão corretas as proposições III e IV.
	
	
	Estão corretas as proposições II, III e IV.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		3.
		A partir dos estudos teóricos sobre a cultura para a antropologia, é correto afirmar que: (Ref.: 202001703059)
	
	
	
	
	a etnografia consiste na atividade de campo em que o pesquisador diretamente entra em contato com a cultura objeto de estudo, a fim de coletar dados sobre a mesma.
	
	
	a etnografia consiste na observação indireta da cultura objeto de estuo, em que o observador não entra em contato direto com a mesma.
	
	
	a etnografia consiste na análise em gabinete do antropólogo sobre o material coletado por viajantes ou outras pessoas que tenham tido contato com as culturas objeto de estudo.
	
	
	a antropologia moderna não admite mais a prática etnográfica, uma vez que não existem mais culturas exóticas a serem estudadas.
	
	
	a etnografia consiste na visão da cultura do outro (observado) como inferior à cultura do observador , a partir de uma hierarquização de valores absolutos.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		4.
		"A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, (...) numa palavra, opressores e oprimidos têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta." Karl Marx Segundo Marx, a atual luta de classes, típica da sociedade capitalista se configura entre:  (Ref.: 202001481629)
	
	
	
	
	Proletariado e Nobreza
	
	
	Nobreza e Clero
	
	
	Burguesia e Nobreza
	
	
	Burguesia e Proletariado
	
	
	Nobreza e Plebe
	
	 
	 
		1 ponto
	
		5.
		"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar:  (Ref.: 202001481630)
	
	
	
	
	Estado teológico, metafísico e positivo
	
	
	Estado metafísico, teológico e moderno
	
	
	Estado antigo, medieval e moderno
	
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico
	
	
	Estado positivo, teológico e metafísico
	
	 
	 
		1 ponto
	
		6.
		Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p. 45), "todo o sistema de representação que mantém em nós a ideia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade." Conforme a teoria desse autor, assinale a alternativa CORRETA: (Ref.: 202001491243)
	
	
	
	
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	
	A educação atinge a todos de forma heterogênea por isso promove a individualização
	
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		7.
		Weber, em sua Sociologia Compreensiva, definiu as ações sociais e classificou-as em diferentes tipos. Entre elas destacamos a ação afetiva que se caracteriza por:  (Ref.: 202001709122)
	
	
	
	
	ser motivada por crenças e valores morais, religiosose políticos;
	
	
	ser orientada pela tradição, onde os indivíduos atuam em função dos mesmos;
	
	
	ser motivada por fins específicos para o alcance de objetivos;
	
	
	ser orientada por questões individuais onde a principal motivação é a necessidade a satisfazer.
	
	
	ser orientada por emoções tais como paixão, raiva, amor;
	
	 
	 
		1 ponto
	
		8.
		Marque a única sentença correta. 1 - "Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. (...) Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais, nascem novas necessidades, que reclamam para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolve-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. E isso se refere tanto à produção material como à produção intelectual. (...) Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras." (MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global, 1981. p. 24-25.) Com base no texto de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 1848, é correta a afirmativa.(Ref.: 202001491264)
	
	
	
	
	Na maioria dos países não europeus, a universalização do capital encontrou barreiras alfandegárias que impediram sua expansão.
	
	
	A dificuldade de comunicação entre os países, devido ao baixo índice de progresso tecnológico, adiou para o século XX a universalização do modo capitalista de produção.
	
	
	Desde o início, a expansão do modo burguês de produção fica restrita às fronteiras de cada país, pois o capitalista é conservador quanto às inovações tecnológicas.
	
	
	A expansão do modo capitalista de produção em escala mundial encontrou empecilhos na mentalidade burguesa apegada aos métodos tradicionais de organização do trabalho.
	
	
	O processo de universalização é uma tendência do capitalismo desde sua origem, já que a burguesia precisa de novos mercados, de novas mercadorias e de condições mais vantajosas de produção.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		9.
		O BICHO (de Manuel Bandeira): Vi ontem um bicho/ Na imundície do pátio/ Catando comida entre os detritos./ Quando achava alguma coisa,/ Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão,/ Não era um gato,/ Não era um rato./ O bicho, meu Deus, era um homem.
Com base no texto, assinale a única opção correta:
 (Ref.: 202001483321)
	
	
	
	
	A miséria gerada pela má distribuição de renda resulta num consumo excessivo, levando o lixo a ser uma fonte de alimento viável àqueles que desejam comer aquilo que não conseguem comprar.
	
	
	A situação de miséria na qual se encontram inúmeras pessoas no Brasil é resultado da má utilização de alimentos, que poderiam ser consumidos, se fossem doados a tempo a comunidades carentes.
	
	
	A exclusão social no Brasil leva cidadãos a condição de "abutres", desenvolvendo atividades ecologicamente sustentáveis em relação ao lixo, exercendo um papel não desenvolvido pelas camadas mais ricas da população.
	
	
	A falta de consciência social das camadas mais ricas da população brasileira resulta na falta de medidas assistenciais que possam fornecer alimentos àqueles que não possuem alimentação adequada.
	
	
	A exclusão social no Brasil é tão intensa e violenta a ponto de levar pessoas a se rebaixarem à condição de "bichos", que, não possuindo alternativas, retiram do lixo sua alimentação.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		10.
		Com base na perspectiva das ciências sociais, analise as proposições apresentadas.
 
I - A relação entre pessoas do mesmo sexo não é considerada família, pois existe o impedimento da procriação e a falta de reconhecimento oficial (estatal).
II - Os movimentos sociais (feminista, por exemplo) tiveram um importante papel para a construção de novos arranjos e padrões familiares.
III - Estamos diante de novos arranjos de família e gradativamente existe uma maior aceitação social de modelos que fogem aos padrões tradicionais.
É correto o que se afirma em:
 (Ref.: 202001718599)
	
	
	
	
	todas.
	
	
	II, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e III, apenas.

Outros materiais