Buscar

Reflexões sobre Sociologia, Ética e Cultura no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Professor: Rosilene Moreira 
Disciplina: Noções de Ciências Sociais
Curso: Ciências Contábeis. 
Polo: 
Aluna: 
 RGM:
Data:
Orientação da atividade: Atividade 2 - Referente as aulas 5, 6,7e 8
	
	
	ATIVIDADE 02
1. O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos gravados quatro meses antes de sua morte. Após assistir ao vídeo comente os pontos que você destaca como relevante e as contribuições para a compreensão da disciplina sociologia, ética e responsabilidade socioambiental.
Observação do vídeo está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM 
2. O fato de a sociedade brasileira possuir a democracia racial como ideal afirmado e desejado, conduziu encobrimento da realidade das relações entre brancos e negros. 
O sentido discriminador e indiretamente segregador que essas relações apresentam tendeu a ficar encoberto pelo discurso da ideologia dominante. Este discurso, de um lado, afirma a igualdade e investe na negação do racismo; de outro mantém a profundidade das desigualdades sociais só explicáveis através da discriminação e do preconceito, cuja consequência mais imediata é a segregação social. (ULBRA, 2009 apud ADRIAN, 2013).
Análise a afirmação acima e construa um texto com no mínimo 08 linhas sobre “Preconceito e discriminação racial no Brasil”.
Resposta:
3. “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.” (GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004) Considerando-se as ideias pelo autor, reflita e explique sobre as influencias culturais na sociedade moderna. 
Resposta:
4. No ano de 1933, a artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) pinta o quadro “Operários”, dando início à pintura social no Brasil. Sobre o tema da diversidade étnica e amparado nas teorias sociológicas, analise e comente a construção da sociedade brasileira sob a perspectiva cultural. Seu texto deverá ter no mínimo 08 linhas.
Resposta:
5. No ambiente de estudos, na aba material de aulas/ arquivos vocês encontrarão o livro A Cruel Pedagogia do Vírus do sociólogo Boaventura de Souza Santos (2020), leiam e façam um breve resumo do material, finalize com as suas considerações sobre as lições que levaremos desse período histórico para o mundo pós-pandemia?
Resposta:

Outros materiais