Como elaborar o resumo expandido
4 pág.

Como elaborar o resumo expandido


DisciplinaAdministração143.486 materiais1.028.335 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Como elaborar o resumo expandido???
A cada Semana você fará uma etapa. Em breve postarei aqui o modelo e você escreverá por cima desse modelo que já estará formatado.
· Pense num público (um ou mais alunos) entre os que estudamos no Módulo 2 (com TEA, com dificuldades de aprendizagem, com deficiência intelectual etc.).
· Verifique a dificuldade do aluno em termos de aprendizagem. Pode fazer atividade diagnóstica ou apenas relatar.
· Prepare uma atividade ou uma sequência de atividades (mais de uma) para o aluno com o objetivo de ensinar-lhe o que foi verificado anteriormente. 
· Mostre os resultados: coloque uma fotografia pequena, sem mostrar rostos. Se quiser, use tabelas e gráficos. Ou, pode fazer entrevistas também.
· Utilize os textos aqui trabalhados na introdução para fundamentar seu trabalho. Não há necessidade de mais de uma citação. Utilize o necessário. Leis não devem ser citadas na íntegra (leia e explique o que você quer dela).
· Lembre-se de que o objetivo não é inventar atividades mirabolantes, mas oferecer ao aluno atividade(s) que supra a necessidade dele.
Por experiência quero deixar uma orientação: algumas vezes os cursistas querem finalizar o curso "sem ter trabalho". Entendo que o curso é extenso e finalizar é o desejo de todos. Mas a saída não é fazer um trabalho apenas teórico. Por quê?
Primeiro, porque nosso curso objetiva a intervenção em sala de aula. Só essa razão já seria o suficiente para entendermos a necessidade de propor uma atividade prática e verificar os resultados, tanto a nível de sala de aula como de escola. 
Segundo, o trabalho teórico dá mais trabalho porque exigirá o levantamento de tese/hipótese/argumentação e comparação/pesquisa de teorias/bibliografias. Não é simplesmente repetir o que os textos já disseram ou resumir a maioria deles. E nosso tempo, além do número de laudas, não permite um trabalho desse tamanho. Quando os cursistas percebem que não terão tempo, começam a procurar informações em sites e, mais uma vez, repetem o que já foi dito, sem reflexão. Acabam tendo que mudar tudo no meio do caminho...
1. Para escrever um trabalho acadêmico, você precisa de planejamento,pesquisa, dedicação, criatividade e muita organização.
2. Siga desde o início as regras de formatação disponibilizadas para a construção do trabalho.
3. Aproveite todos os textos lidos durante o curso para fazer o embasamento teórico do seu trabalho final. Mas é claro que outros textos também podem ser citados.
4. As citações são a comprovação de que você leu e estudou sobre o tema. Elas não podem faltar. Além disso, todo material consultado e citado, precisa ser referenciado segundo as regras da ABNT.
5. As citações podem ser diretas (quando você coloca exatamente o que o autor escreveu) ou indiretas (quando você utiliza suas próprias palavras). Em ambos os casos, você precisa fazer referência à fonte, pois caso contrário você estará plagiando (cópia de outro trabalho sem dar crédito ao autor), o que não é permitido em trabalhos acadêmicos.
6. Em relação ao seu resumo, seja preciso e pontual! Ah, não faça citações nessa parte do seu trabalho
7. A introdução deve ser uma apresentação direta do seu tema e de tudo que será abordado durante o trabalho. É aqui que você, também de forma sucinta delimita e apresenta o assunto, e explica seus objetivos, contextualizando o leitor.
8. Na metodologia você explicará o desenvolvimento de seu projeto. Como aconteceu desde a sua criação até a parte final.
9. Nos resultados e discussão você contará como foi a parte prática do trabalho.
Dicas
· Se já utilizou alguma fundamentação, coloque nas referências de seu trabalho. Se deixar par fazer isso no final, pode não encontrar e precisar retirar a citação.
· Em citações recuadas, não se usam aspas. A fonte fica tamanho 10. Somente recuamos citações que tenham mais de três linhas. As que possuem até 3 linhas ficam dentro do parágrafo com aspas.
· Em qualquer citação coloque autor, ano de publicação e página. Ex (MARTÍ, 2014, p. 20).
· Se utilizar uma citação que esteja sendo citada por outra pessoa, faça assim: (TOURNIER, 1980 apud JUNKES, 2002, p.60). *foi a JUNKES que citou o autor
· Se forem vários autores, cada um para um capítulo, utilize nas referências a expressão IN, faça assim:
MARTÍ, Eduardo. Desenvolvimento do pensamento e instrumentos culturais. In.: CARRETERO, Mario e CASTORINA, José A. (orgs.). Desenvolvimento cognitivo e educação: processos do conhecimento e conteúdos específicos. Porto Alegre: Penso, 2014. P. 20-40. *o autor do capítulo que utilizou vem primeiro e as páginas do capítulo utilizado ao final
· Destaque o título do livro ou do texto nas referências utilizando negrito. 
· Referências de Site devem ter o nome do autor, título do trabalho, ano de publicação, endereço do site e data do seu acesso. Exemplos: 
AUGUSTO, Maria Helena. Inspeção escolar. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM Disponível em: https://www.gestrado.net.br/pdf/60.pdf. Acesso em 27/08/2019.
 
SILVA, Zeilzia Santos da. Importância do trabalho do inspetor escolar na redução da indisciplina e construção do conhecimento. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/importancia-trabalho-inspetor-escolar-na-reducao-indisciplina-construcao-conhecimento.htm. Acesso em 26/08/2
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO COM, NO MÁXIMO, 15PALAVRAS
Nome Completo do Aluno¹
Débora Araujo Ramalho de Freitas Oliveira²
Resumo
De 150 a 200 palavras. O espaçamento do resumo deve ser 1,0. Não deve ter parágrafo. 
Palavras-chave:no mínimo, 3 e, no máximo, 6. Coloque separadas por ponto. 
Introdução
Aqui devem aparecer uma breve contextualização, a fundamentação teórica (citação, mesmo que indireta), a relevância e o objetivo de sua proposta. 
Metodologia
Explique o desenvolvimento de seu projeto. 
Resultados e discussão
Conte como foi a parte prática do trabalho. O que foi alcançado?
Conclusão
Você destaca o objetivo de sua pesquisa e o que foialcançado, explicando a importância de tudo que foi desenvolvido. Você podecolocar também em sua conclusão, considerações importantes para o meioacadêmico encontradas em seu trabalho ou sugestões de futuros trabalhos.
Agradecimentos
Caso tenha.
Referências Bibliográficas
Trabalhos mencionados no texto, de acordo com a ABNT vigente.
DICAS PARA ESCREVER UM TRABALHO ACADÊMICO 
. Para escrever um trabalho acadêmico, você precisa de planejamento,pesquisa, dedicação, criatividade e muita organização.
2. Siga desde o início as regras de formatação disponibilizadas para a construção do trabalho.
3. Aproveite todos os textos lidos durante o curso para fazer o embasamento teórico do seu trabalho final. Mas é claro que outros textostambém podem ser citados.
4. As citações são a comprovação de que você leu e estudou sobre o tema. Elasnão podem faltar. Além disso, todo material consultado e citado, precisa serreferenciado segundo as regras da ABNT.
5. As citações podem ser diretas (quando você coloca exatamente o que o autorescreveu) ou indiretas (quando você utiliza suas próprias palavras). Em ambosos casos, você precisa fazer referência à fonte, pois caso contrário você estaráplagiando (cópia de outro trabalho sem dar crédito ao autor), o que não épermitido em trabalhos acadêmicos.
6. Em relação ao seu resumo, seja preciso e pontual! Ah, não faça citações nessaparte do seu trabalho.
7. A introdução deve ser uma apresentação direta do seu tema e de tudo que seráabordado durante o trabalho. É aqui que você, também de forma sucinta delimita e apresenta o assunto, e explica seus objetivos, contextualizando o leitor.
8. Na metodologia você explicará o desenvolvimento de seu projeto. Comoaconteceu desde a sua criação até a parte final.
9. Nos resultados e discussão você contará como foi a parte prática do trabalho.
10. Já na conclusão, você destaca o objetivo de sua pesquisa e o que foialcançado, explicando a importância de tudo que foi desenvolvido. Você podecolocar também em