Buscar

Como elaborar o resumo expandido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como elaborar o resumo expandido???
A cada Semana você fará uma etapa. Em breve postarei aqui o modelo e você escreverá por cima desse modelo que já estará formatado.
· Pense num público (um ou mais alunos) entre os que estudamos no Módulo 2 (com TEA, com dificuldades de aprendizagem, com deficiência intelectual etc.).
· Verifique a dificuldade do aluno em termos de aprendizagem. Pode fazer atividade diagnóstica ou apenas relatar.
· Prepare uma atividade ou uma sequência de atividades (mais de uma) para o aluno com o objetivo de ensinar-lhe o que foi verificado anteriormente. 
· Mostre os resultados: coloque uma fotografia pequena, sem mostrar rostos. Se quiser, use tabelas e gráficos. Ou, pode fazer entrevistas também.
· Utilize os textos aqui trabalhados na introdução para fundamentar seu trabalho. Não há necessidade de mais de uma citação. Utilize o necessário. Leis não devem ser citadas na íntegra (leia e explique o que você quer dela).
· Lembre-se de que o objetivo não é inventar atividades mirabolantes, mas oferecer ao aluno atividade(s) que supra a necessidade dele.
Por experiência quero deixar uma orientação: algumas vezes os cursistas querem finalizar o curso "sem ter trabalho". Entendo que o curso é extenso e finalizar é o desejo de todos. Mas a saída não é fazer um trabalho apenas teórico. Por quê?
Primeiro, porque nosso curso objetiva a intervenção em sala de aula. Só essa razão já seria o suficiente para entendermos a necessidade de propor uma atividade prática e verificar os resultados, tanto a nível de sala de aula como de escola. 
Segundo, o trabalho teórico dá mais trabalho porque exigirá o levantamento de tese/hipótese/argumentação e comparação/pesquisa de teorias/bibliografias. Não é simplesmente repetir o que os textos já disseram ou resumir a maioria deles. E nosso tempo, além do número de laudas, não permite um trabalho desse tamanho. Quando os cursistas percebem que não terão tempo, começam a procurar informações em sites e, mais uma vez, repetem o que já foi dito, sem reflexão. Acabam tendo que mudar tudo no meio do caminho...
1. Para escrever um trabalho acadêmico, você precisa de planejamento,pesquisa, dedicação, criatividade e muita organização.
2. Siga desde o início as regras de formatação disponibilizadas para a construção do trabalho.
3. Aproveite todos os textos lidos durante o curso para fazer o embasamento teórico do seu trabalho final. Mas é claro que outros textos também podem ser citados.
4. As citações são a comprovação de que você leu e estudou sobre o tema. Elas não podem faltar. Além disso, todo material consultado e citado, precisa ser referenciado segundo as regras da ABNT.
5. As citações podem ser diretas (quando você coloca exatamente o que o autor escreveu) ou indiretas (quando você utiliza suas próprias palavras). Em ambos os casos, você precisa fazer referência à fonte, pois caso contrário você estará plagiando (cópia de outro trabalho sem dar crédito ao autor), o que não é permitido em trabalhos acadêmicos.
6. Em relação ao seu resumo, seja preciso e pontual! Ah, não faça citações nessa parte do seu trabalho
7. A introdução deve ser uma apresentação direta do seu tema e de tudo que será abordado durante o trabalho. É aqui que você, também de forma sucinta delimita e apresenta o assunto, e explica seus objetivos, contextualizando o leitor.
8. Na metodologia você explicará o desenvolvimento de seu projeto. Como aconteceu desde a sua criação até a parte final.
9. Nos resultados e discussão você contará como foi a parte prática do trabalho.
Dicas
· Se já utilizou alguma fundamentação, coloque nas referências de seu trabalho. Se deixar par fazer isso no final, pode não encontrar e precisar retirar a citação.
· Em citações recuadas, não se usam aspas. A fonte fica tamanho 10. Somente recuamos citações que tenham mais de três linhas. As que possuem até 3 linhas ficam dentro do parágrafo com aspas.
· Em qualquer citação coloque autor, ano de publicação e página. Ex (MARTÍ, 2014, p. 20).
· Se utilizar uma citação que esteja sendo citada por outra pessoa, faça assim: (TOURNIER, 1980 apud JUNKES, 2002, p.60). *foi a JUNKES que citou o autor
· Se forem vários autores, cada um para um capítulo, utilize nas referências a expressão IN, faça assim:
MARTÍ, Eduardo. Desenvolvimento do pensamento e instrumentos culturais. In.: CARRETERO, Mario e CASTORINA, José A. (orgs.). Desenvolvimento cognitivo e educação: processos do conhecimento e conteúdos específicos. Porto Alegre: Penso, 2014. P. 20-40. *o autor do capítulo que utilizou vem primeiro e as páginas do capítulo utilizado ao final
· Destaque o título do livro ou do texto nas referências utilizando negrito. 
· Referências de Site devem ter o nome do autor, título do trabalho, ano de publicação, endereço do site e data do seu acesso. Exemplos: 
AUGUSTO, Maria Helena. Inspeção escolar. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM Disponível em: https://www.gestrado.net.br/pdf/60.pdf. Acesso em 27/08/2019.
 
SILVA, Zeilzia Santos da. Importância do trabalho do inspetor escolar na redução da indisciplina e construção do conhecimento. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/importancia-trabalho-inspetor-escolar-na-reducao-indisciplina-construcao-conhecimento.htm. Acesso em 26/08/2
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO COM, NO MÁXIMO, 15PALAVRAS
Nome Completo do Aluno¹
Débora Araujo Ramalho de Freitas Oliveira²
Resumo
De 150 a 200 palavras. O espaçamento do resumo deve ser 1,0. Não deve ter parágrafo. 
Palavras-chave:no mínimo, 3 e, no máximo, 6. Coloque separadas por ponto. 
Introdução
Aqui devem aparecer uma breve contextualização, a fundamentação teórica (citação, mesmo que indireta), a relevância e o objetivo de sua proposta. 
Metodologia
Explique o desenvolvimento de seu projeto. 
Resultados e discussão
Conte como foi a parte prática do trabalho. O que foi alcançado?
Conclusão
Você destaca o objetivo de sua pesquisa e o que foialcançado, explicando a importância de tudo que foi desenvolvido. Você podecolocar também em sua conclusão, considerações importantes para o meioacadêmico encontradas em seu trabalho ou sugestões de futuros trabalhos.
Agradecimentos
Caso tenha.
Referências Bibliográficas
Trabalhos mencionados no texto, de acordo com a ABNT vigente.
DICAS PARA ESCREVER UM TRABALHO ACADÊMICO 
. Para escrever um trabalho acadêmico, você precisa de planejamento,pesquisa, dedicação, criatividade e muita organização.
2. Siga desde o início as regras de formatação disponibilizadas para a construção do trabalho.
3. Aproveite todos os textos lidos durante o curso para fazer o embasamento teórico do seu trabalho final. Mas é claro que outros textostambém podem ser citados.
4. As citações são a comprovação de que você leu e estudou sobre o tema. Elasnão podem faltar. Além disso, todo material consultado e citado, precisa serreferenciado segundo as regras da ABNT.
5. As citações podem ser diretas (quando você coloca exatamente o que o autorescreveu) ou indiretas (quando você utiliza suas próprias palavras). Em ambosos casos, você precisa fazer referência à fonte, pois caso contrário você estaráplagiando (cópia de outro trabalho sem dar crédito ao autor), o que não épermitido em trabalhos acadêmicos.
6. Em relação ao seu resumo, seja preciso e pontual! Ah, não faça citações nessaparte do seu trabalho.
7. A introdução deve ser uma apresentação direta do seu tema e de tudo que seráabordado durante o trabalho. É aqui que você, também de forma sucinta delimita e apresenta o assunto, e explica seus objetivos, contextualizando o leitor.
8. Na metodologia você explicará o desenvolvimento de seu projeto. Comoaconteceu desde a sua criação até a parte final.
9. Nos resultados e discussão você contará como foi a parte prática do trabalho.
10. Já na conclusão, você destaca o objetivo de sua pesquisa e o que foialcançado, explicando a importância de tudo que foi desenvolvido. Você podecolocar também emsua conclusão, considerações importantes para o meioacadêmico encontradas em seu trabalho ou sugestões de futuros trabalhos.
11. Após terminar a escrita de seu trabalho, a revisão é fundamental! Leia, releia,quantas vezes achar necessário. Peça outras pessoas que também façam essaleitura. Isso ajuda bastante!
Pensar em como tornar alunos que dominam a leitura e a produção de textos, preparados para as exigências de uma sociedade letrada, implicaria na necessidade de discutir como promover e estimular reflexões que envolvam todo o corpo docente, além de outros profissionais que atuam no espaço escolar, visando um objetivo comum.
Pereira (2005, p. 62) argumenta que “o ensino de leitura reflete a concepção que se tem do que seja o ato de ler”.
As dificuldades de leitura e uso da escrita dos alunos são apontadas, com muita frequência, como decorrentes de deficiências do processo de alfabetização. Este argumento, conforme mencionado por Soares (2004), resulta do vínculo natural que se estabelece entre alfabetização e letramento, no qual este é considerado uma consequência da primeira. Uma das crenças sobre a constituição do leitor origina-se desse olhar sobre a alfabetização. Infelizmente, ainda se constata, em nossas escolas, a concepção de que o “aluno alfabetizado é o aluno leitor”. Ora, essa concepção é reducionista, pois à alfabetização deve advir de momentos incessantes de pós-alfabetização, compartilhados por todos os professores das diferentes áreas do conhecimento, sem o que não há como formar o leitor crítico e maduro. (SILVA, 1998, p. 50)

Outros materiais