AVALIAÇÃO 02 - aula 01 - BENEDITO DO SOCORRO OLIVEIRA DA COSTA
2 pág.

AVALIAÇÃO 02 - aula 01 - BENEDITO DO SOCORRO OLIVEIRA DA COSTA


DisciplinaMeio Ambiente3.271 materiais6.359 seguidores
Pré-visualização1 página
LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais
Aluno (a): BENEDITO DO SOCORRO OLIVEIRA DA COSTA
Data: 16/05/2020
Avaliação 02 Aula 01
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 05 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação 02 Aula 01 (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
Observação: Só será avaliada a questão que apresentar o seu respectivo desenvolvimento.
1) Conceitue AIA e EIA e justifique qual a diferença entre ambos.
RESPOSTA: A AIA pode ser definida como um conjunto de diversos procedimentos legais, institucionais e te\u301cnico-cienti\u301ficos, com a finalidade de caracterizar e identificar previamente os impactos ambientais de um empreendimento. E o EIA deve ser desenvolvido de modo a estabelecer uma conexa\u303o do que esteja sendo proposto e o alcance de soluc\u327o\u303es concretas, ou seja, uma compreensa\u303o lo\u301gica e inteligi\u301vel dos ambientes fi\u301sicos, biolo\u301gicos e sociais avaliados, para que seja possi\u301vel a prevenc\u327a\u303o dos impactos gerados por meio sua quantificac\u327a\u303o e qualificac\u327a\u303o. E a diferenc\u327a entre a AAI e a AAE, e\u301 que a primeira destina-se principalmente a\u300 ana\u301lise da gesta\u303o ambiental e de cena\u301rios futuros dos impactos nas bacias hidrogra\u301ficas, e a segunda, na gesta\u303o dos recursos naturais de um territo\u301rio; pore\u301m, sa\u303o constitui\u301das da mesma esse\u302ncia, ou seja, focadas na avaliac\u327a\u303o dos impactos cumulativos e simulta\u302neos de poli\u301ticas, planos e programas de desenvolvi- mento ambiental.
2) Defina a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) e cite seus principais benefícios.
RESPOSTA: \u301 A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) é um instrumento de política ambiental que tem por objetivo auxiliar, antecipadamente, os tomadores de decisões no processo de identificação e avaliação dos impactos e efeitos, maximizando os positivos e minizando os negativos, que uma dada decisão estratégica, a respeito da implementação de uma política, um plano ou um programa poderia desencadear no meio ambiente e na sustentabilidade do uso dos recursos naturais, qualquer que seja a instância de planejamento. Entre os benefícios que se podem esperar como resultado da aplicação da AAE, destacam-se os seguintes: 
· Visão abrangente das implicações ambientais da implementação das políticas, planos e programas governamentais, sejam eles pertinentes ao desenvolvimento setorial setoriais ou aplicados a uma região;
· Segurança de que as questões ambientais serão devidamente tratadas; 
· Facilitação do encadeamento de ações ambientalmente estruturadas;
· Processo de formulação de políticas e planejamento integrado e ambientalmente sustentável;
· Antecipação dos prováveis impactos das ações e projetos necessários à implementação das políticas e dos planos e programas que estão sendo avaliados;
· Melhor contexto para a avaliação de impactos ambientais cumulativos potencialmente gerados pelos referidos projetos.
3) A AAE é um instrumento de caráter político e técnico e tem a ver com conceitos e não com atividades específicas em termos de concepções geográficas e tecnológicas. Pode-se concluir, portanto, que a AAE não se confunde com: 
Assinale a alternativa incorreta.
a) a avaliação de impacto ambiental de grandes projetos, como os de rodovias, aeroportos ou barragens, que normalmente afetam uma dada área ou um local específico, envolvendo apenas um tipo de atividade.
b) as políticas, planos ou programas de desenvolvimento integrado que, embora incorporem algumas questões ambientais em suas formulações, não tenham sido submetidos aos estágios operacionais de avaliação ambiental, em especial, à uma apreciação de alternativas baseada em critérios e objetivos ambientais, com vista à tomada de decisão.
c) os relatórios de qualidade ambiental ou as auditorias ambientais, cujos objetivos incluem o controle periódico ou a gestão de impactos ambientais das atividades humanas, mas que não possuem como objetivo específico informar previamente a decisão relativa aos prováveis impactos de alternativas de desenvolvimento.
d) Todas as alternativas estão incorretas. (X)
4) Assinale assinale ( V ) Verdadeiro ou ( F ) Falso, relacionado aos tipos formais de AEE:
(V) Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) \u2013 termo genérico que identifica o processo de avaliação dos impactos ambientais de políticas, planos e programas (PPP).
(F) Teste Ambiental (Environmental Test \u2013 E-test) \u2013 termo adotado no Canadá para particularizar o processo de avaliação de impacto ambiental de políticas.
(F) Avaliação Ambiental Regional (Regional EA) \u2013 tipo de AAE estabelecido pelo Banco Mundial para a avaliação de políticas e de programas de investimento setoriais, envolvendo sub-projetos múltiplos (apoia também a integração de questões ambientais a planos de investimento de longo prazo).
(V) Supervisão Ambiental (Environmental Overview) \u2013 adotado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no processo de formulação de programas, para a identificação de oportunidades, impactos ambientais e sociais e a incorporação de medidas de mitigação na revisão de programas.
5) A experiência prática de AAE no Brasil é incipiente, destacando-se a elaboração de alguns estudos referentes à avaliação de projetos estruturantes, com enfoque mais abrangente, buscando avaliar impactos sinérgicos e cumulativos. Cite pelo menos 03 exemplos de AAE aqui no Brasil.
RESPOSTA: Exemplos de AAE aqui no Brasil:
· Projeto do gasoduto Bolívia-Brasil, para o qual foi executado, por solicitação do BID e do Banco Mundial, o estudo Avaliação Ambiental Estratégica;
· O Estudo de Impacto Ambiental do Programa de Corredores de Ônibus da Prefeitura de São Paulo, que avaliou de forma integrada diversos projetos de corredores de transporte coletivo; e
· Experiências recentes de aplicação da AAE para a avaliação de impactos cumulativos de múltiplos projetos de geração de energia hidrelétrica nas bacias hidrográficas dos rios Tocantins e Tibagi.
Avaliação 02 Aula 01: LAIA - Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais