Buscar

Prova de Conclusão

Prévia do material em texto

ROTINAS ADMINISTRATIVAS DE RH
Responda ao quiz abaixo selecionando a alternativa que julgar correta:
1. Com relação aos processos organizacionais é correto afirmar que:
1. Permitem apuração rápida e precisa dos pontos de gargalos nos processos de produção e prestação de serviços.
2. Dão embasamento para a construção de manuais, que permitem tornar disponível a todos os colaboradores, envolvidos no processo, como cada atividade deverá ser executada.
3. Permitem a uniformização de todas as funções, impedindo que pessoas ocupantes do mesmo cargo dentro da organização desempenhem as atividades de modo diferente.
4. Possibilitam o estabelecimento de rotinas no dia a dia operacional.
A alternativa que apresenta a informação correta é:
Somente as letras 1 e 3 estão corretas;
Nenhumas das alternativas apresenta uma afirmativa correta;
Todas as alternativas apresentam sentenças corretas;
Das afirmativas apresentadas, apenas, a 2 e 4 são verdadeiras
2. João é Técnico de RH na empresa Alvo Certo que empresa presta serviço às empreiteiras, dentre as demandas de sua função está a ação de separar a documentação dos colaboradores para que os mesmos possam executar suas atividades dentro das obras realizadas. No entanto, toda vez que João vai checar a documentação dos colaboradores ele se depara com documentos, especialmente, exames periódicos vencidos. Dentro desse contexto, João estruturou um processo de controle e atualização desses documentos e apresentou ao seu superior imediato para validação. João teve essa atitude com a finalidade de não deixar mais que os documentos vencessem para que a atualização fosse providenciada agindo, portanto, de forma preventiva.
Analisando a situação apresentada podemos perceber que trata-se da construção e formalização de um:
Processo Gerencial, uma vez que João tem que obter aprovação do gerente para pôr em prática sua sugestão.
Processo de Suporte, pois o processo estruturado por João funcionará como apoio ao processo primário de atendimento ao cliente interno.
Processo Primário pois o mesmo impactará diretamente nos colaboradores que são clientes internos.
Nenhuma das alternativas pois o fluxo mapeado por João não é um processo e sim um passo a passo da função.
3. Você enquanto estudante de RH, recebeu como tarefa de casa a demanda de pesquisar e trazer para apresentar em aula, modelos de memorandos. Como você tem acesso a esse tipo de documentação na empresa onde você trabalha, você pegou alguns desses documentos xerocou e levou para compartilhar com os colegas, alguns deles continham um carimbo de confidencial.
Sabendo disso, é correto afirmar:
Não há problema em sua postura, pois o termo “confidencial” refere-se ao fato de só pessoas autorizadas poderem ter acesso ao documento, como você é uma delas, entende-se que você pode manusear o documento da forma que achar conveniente, inclusive, compartilhando o mesmo com quem achar necessário.
Não há problema em sua postura, pois o termo “confidencial” refere-se somente aos funcionários da empresa, pessoas que não tem ligação com a mesma podem ter acesso ao documento sem problemas, pois não fazem parte do dia a dia da organização e, portanto, não terão nenhuma influência sobre as informações acessadas.
Há problemas em sua postura, pois além de ser antiético de sua parte compartilhar documentos empresariais sem autorização, o termo “confidencial” indica que o documento deve ser de conhecimento restrito, portanto a revelação não-autorizada às pessoas de dentro ou de fora do quadro operacional, poderá frustrar algum objetivo organizacional ou acarretar dano à segurança da empresa ou à imagem de algum colaborador.
Há problemas em sua postura, pois antes de fazer cópia do documento você deveria ter apagado do mesmo o termo “confidencial”, pois assim, não levantaria a curiosidade dos colegas que posteriormente, em sala de aula, teriam acesso ao mesmo.
4.Você acabou de ser contratado para atuar como técnico de RH em uma empresa de tecnologia. No entanto, essa organização ainda está estruturando seu planejamento estratégico e você foi convocado para uma reunião onde as diretrizes da empresa e o planejamento do negócio serão discutidos.
Nesse contexto foram discutidas algumas variáveis e dentre essas chegou-se ao seguinte direcionamento. A empresa deseja no prazo de 3 anos “ser reconhecida, pelos clientes usuários dos seus serviços, como a empresa de tecnologia que presta a melhor pós venda do mercado”.
Diante disso, é correto afirmar que:
A empresa em questão acabou de criar sua Visão, pois é conjunto das características próprias da empresa, ou seja, é a imagem corporativa da instituição.
A empresa em questão acabou de criar sua Visão, uma vez a frase construída apresenta o olhar para fora da organização; é a marca que a empresa deseja atingir para se tornar distinta das demais empresas do mesmo ramo,
A empresa em questão acabou de criar sua Visão, tendo em vista que frase construída apresenta as posturas que imprimem um diferencial à empresa em questão.
A empresa em questão acabou de criar sua Visão, afinal pois essa refere-se à forma que uma organização pretende assumir no futuro próximo ou remoto.
5.Considrando os ganhos que a padronização de processos proporciona às organizações, é correto afirmar que dentre os benefícios colhidos estão:
I) O estabelecimento de rotinas, o inter relacionamento dos processos dentro das organizações e a apuração rápida e precisa dos pontos de gargalos.
II) A uniformização de todas as funções, a implementação de ações de melhoria efetivas e a construção de manuais.
III) A viabilizam da produção através do desenvolvimento de várias atividades, a classificação dos processos em primário, de suporte e gerenciais e a formalização da hierarquia desses orientada pelos macroprocessos, sub processos e atividades.
IV) A compreensão de cada tarefa do processo produtivo do início ao fim, o entendimento e a apropriação da lista de tarefa de cada função e a garantia do processo produtivo de modo eficiente e padronizado.
Diante das afirmativas apresentadas percebemos que:
Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
As únicas afirmativas corretas são a I, a II e a IV estão corretas
Todas estão corretas

Outros materiais