ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
2 pág.

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA


DisciplinaAdministração Estratégica15.001 materiais138.128 seguidores
Pré-visualização1 página
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA - GST0433
Título
Análise Ambiental: identificação de fatores internos e externos
Objetivo
Desenvolver no aluno a capacidade de identificar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças da empresa, devidamente contextualizados com o mercado em que ela atua e os elementos que a justificam e orientam (missão e visão).
Competências / Habilidades
Capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.
Reconhecimento e definição de problemas, equacionamento de soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
 
Desenvolvimento
Ao longo da disciplina de Administração Estratégica pudemos observar como ela derivou do simples processo de planejamento financeiro até chegar ao que hoje chamamos de administração estratégica competitiva, apresentando as seguintes características:
·         Visão estratégica: associação do conceito de visão (objetivo futuro que a empresa pretende alcançar em determinado período) com a posição estratégica pretendida pela empresa no mercado em que atua.
·         Alinhamento com a missão da empresa: A visão deve estar alinhada com a missão, ou seja, deve ser um instrumento de realização da missão, a qual representa o que é a empresa (o que ela pretende oferecer a sociedade em termos de produto e/ou serviço)
·         Adaptação à tendência de globalização: capacidade da empresa visualizar todas as influências externas que sofre, pois independente do seu âmbito de atuação ou porte, o mercado é global.
·         Domínio da tecnologia de informação: capacidade de usufruir dos benefícios que as tecnologias da informação proporcionam sem, no entanto, aprisionar-se a eles.
·         Compreensão das mudanças como fator de oportunidade: capacidade de entender que o mercado é dinâmico e, portanto, mutável, e entender essas inevitáveis mudanças como possibilidades de negócio.
 
Em nossas aulas vimos que o plano estratégico define o caminho a ser seguido pela organização, apresentando um conjunto de objetivos e ações necessários ao cumprimento da missão e ao alcance da visão de futuro desta. E vimos as etapas a serem realizadas para a elaboração desse plano de ação.  Sendo assim, propõe-se o seguinte:
1 - Escolha uma empresa para estudo. Essa empresa não precisa ser identificada (seria aconselhável que sim), mas deve ser uma empresa real. Identifique o mercado em que ela atua. Faça uma descrição detalhada das características desse mercado, abordando influências sofridas no macro e micro ambiente.
·         Sugestão: utilize para análise do ambiente geral as forças macro ambientais segundo Kotler: Econômicas, Socioculturais, Político-legais, Tecnológicas e Demográficas. Para o microambiente, utilize o modelo das cinco forças de Porter: Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Novos Entrantes e Produtos Substitutos.
2 - Identifique a Missão e a Visão da empresa. Faça uma análise para verificar:
a)     Se a Visão está alinhada com a Missão
b)    Se a Visão apresenta todos os elementos necessários (objetivo mensurável e prazo)
3 - No ambiente Interno, identifique um ponto forte e um ponto fraco da empresa escolhida, identificando porque o são, ou seja, o que faz com que o identificado seja um ponto forte ou fraco. 
4 - No ambiente Externo, identifique uma oportunidade e uma ameaça à empresa escolhida, justificando porque o são, ou seja, o que faz com que o identificado seja uma oportunidade ou uma ameaça.
Há de se ressaltar que as atividades solicitadas são sequenciais, e que a não realização de uma delas (ou realização incompleta) acarretará em prejuízo das posteriores, ou até mesmo sua inviabilização. 
Produto / Resultado
Relatório contendo:
1 - Caracterização da empresa e do mercado em que atua.
2 - Identificação da Missão e da Visão da empresa.
3 - Identificação de um ponto forte e um ponto fraco no ambiente interno da empresa.
4 - Identificação de uma oportunidade e uma ameaça no ambiente externo da organização.
5 - Apresentar as conclusões, indicando o que caracterizou esses elementos como tal.