Buscar

RELATÓRIO TGP AULA 20 03 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO AULA 20/03/2020
ACADÊMICA = Bruna Barbosa 
	Na devida aula foi dado orientações sobre como procederá as aulas deste período em que teremos aulas a distância. Em um segundo momento começamos a tratar do primeiro tópico da aula “a eficácia da lei processual no tempo e no espaço”. Primeiramente abordamos a questão de como a lei é efetivada no espaço a partir do principio da territorialidade como é evidenciada no artigo 16 do Código de Processo Civil e no caput do artigo 1 do Código de Processo Penal. Após este momento passamos a analisar a eficácia das leis processuais no âmbito do tempo, onde podemos notar que existem três sistemas que procuram entender como uma lei nova afeta os processos que estão em tramitação. Sendo elas:
1. Sistema da unidade processual que entende que a lei que regerá os processos será a mais antiga 
2. Sistema das fases processuais que divide o processo em cinco fases (postulatória, do saneamento, instrutória ou probatória, decisória e recursal) que entende que a nova lei só pode ser aplicada no momento que o processo passar para a fase seguinte. 
3. Sistema de isolamento dos fatos processuais que é utilizado no Brasil onde se usa a norma em vigor no momento do ato como previsto no artigo do Código de Processo Civil e no artigo 2 do Código de Processo Penal 
O segundo tema abordado em aula trata-se dos “Principios Processuais” onde vimos que tais princípios são as bases para todo e qualquer processo além de estarem amparadas por um principio geral sendo este o principio do “devido processo legal” sendo este o entendimento do processo como instrumento de proteção do individuo. 
O primeiro principio visto em aula trata da “imparcialidade do juiz” este principio pode ser conceituado como a necessidade da prestação jurisdicional que seja imparcial, ou seja sem posicionar-se de forma ativa em nenhum dos lados e para que esse principio seja usado de forma clara e eficaz existe uma serie de vedações, garantias, suspenções e impedimentos dos juízes. 
	O segundo principio estudado em aula foi o da igualdade processual que visa uma igualdade material e não formal entre as partes do processo, ou seja, uma igualdade na medida da realidade de cada parte envolvida no processo e não a igualdade formal prevista na constituição.
	O terceiro principio estudado foi o do contraditório ou seja a garantia das que as partes tem de manifestação processual em prol da parte contrária que possui dois pilares de existência o primeiro trata-se da ciência ou seja só haverá processo se a outra parte for acusada, o segundo pilar é o da possibilidade de manifestação, ou seja o que concerne a outra parte bem como o autor a se manifestar. Vale lembrar que não existe exceção a este principio o que pode ocorrer é o fato deste princípio ser postergado, ou seja, adiado. 
	O ultimo principio estudado nesta aula trata-se da ampla defesa ou seja a possibilidade de todos os envoltos no ato processual ter direito tanto a defesa pessoal (realizada pelo réu frente a frente com o juiz) quanto a defesa técnica (aquela realizada por um advogado)

Outros materiais