Buscar

9 Negociação de Conflitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Negociação de conflitos
Negociação de conflitos: conceito, princípios, ferramentas, técnicas e estratégias para resolução de conflitos
Conflito é apenas uma divergência de ideias, de opiniões. E, sendo mal resolvido, pode gerar guerras, sim! Em casa, no trabalho, entre os países. Enfim, respeitar as diferenças é condição sine qua non (condição necessária) para gerenciar bem um conflito e evoluir em seu relacionamento interpessoal.
No dia a dia, convivemos com vários conflitos, pequenos e grandes, mas todos necessitam de estratégias para serem solucionados. O conflito em si não é danoso nem patológico, ele é uma constante da dinâmica de cada indivíduo e suas consequências podem ser positivas ou negativas, construtivas ou destrutivas. Tudo depende da intensidade, da duração, da frequência e do modo como ele será enfrentado e administrado.
Conflito não precisa ser necessariamente um problema, mas pode tornar-se um se não soubermos lidar com ele de forma eficaz ou se permitirmos que se prolongue a ponto de começar a comprometer o clima organizacional.
Temos a tendência de atribuir uma conotação negativa ao conflito, relacionando-o com briga, violência, desentendimento, destruição. No entanto, ele também tem diversas funções positivas, como desafiar o indivíduo, estimular a criatividade e exercitar a imaginação e o raciocínio.
O conflito nada mais é do que ideias, desejos ou necessidades divergentes; oposição aguda e interesses ou ainda metas não sincronizadas.
Veja alguns tipos de conflitos:
· Conflito de objetivos – Quando uma pessoa ou um grupo almeja resultado diferente do de outras pessoas.
· Conflito cognitivo – Quando uma pessoa ou um grupo tem ideias conflitantes com as de outras pessoas.
· Conflito afetivo – Quando as emoções, os sentimentos ou as atitudes de um grupo são incompatíveis com as/os de outros.
· Conflito de comportamento – Quando uma pessoa ou um grupo comporta-se de forma inaceitável para os outros.
Exemplo: Imagine que você e alguns de seus colegas não trabalham aos sábados. Seu gestor imediato convocou o seu grupo de trabalho para uma reunião, em que colocou em pauta a inserção de todos no trabalho aos sábados, a pedido da direção da empresa, pois a política dela permitia essa situação. Certamente, muitas divergências, principalmente com aqueles que não trabalhavam aos sábados, acontecerão e caberá ao gestor conduzir da melhor maneira possível e fazer os ajustes necessários.
Veja os níveis de conflitos:
Intrapessoal – Quando a pessoa vivencia um conflito interno. Um exemplo: você não está satisfeito com as atividades que vem desempenhando, mas como estamos em um momento de crise, opta por não solicitar uma promoção para não correr o risco de ser desligado.
Interpessoal – Quando a pessoa vivencia um conflito com outra ou outras pessoas. Muitas vezes, podemos não ter afinidade com um ou mais colegas e isso pode gerar conflitos.
Intragrupo – Quando vivencia um conflito dentro do grupo, por exemplo, quando ideias e opiniões são divergentes ou ainda, intergrupos, quando vivencia um conflito entre grupo. Podemos citar como exemplo uma divergência de políticas entre o setor comercial e o financeiro de uma empresa.
Você sabia que existem três estratégias para solucionar um conflito?
São elas: evitar, adiar ou confrontar! 
Podemos evitar um conflito quando nos esquivamos de uma situação com a qual não concordamos.
Outra opção é adiar uma situação com a qual você não concorda ou ainda, confrontá-la, deixando claro quais são as suas ideias e opiniões sobre ela que o está incomodando!

Outros materiais