Buscar

Trabalho direito penal 08 04 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES – URI CAMPUS SANTO ÂNGELO/RS
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS
Acadêmica: Bruna Barbosa
Disciplina: Direito Penal I
Professor responsável: André Coppeti 
A FUNÇÃO DE GARANTIA DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PENAIS
	O direito penal é um conjunto de princípios e leis que tem o intuito de combater o crime e todas as contravenções penais através das chamadas sanções penais. É alocado como ramo do direito publico pois são regras aplicáveis e irrecusáveis a todas as pessoas. No que tange as características principais deste ramo tão necessário do direito brasileiro, é visto primeiramente como uma ciência pois, todas as regras presentes são dadas como um emaranhado de princípios compondo a denominada Dogmática penal. Além de ser cultural, normativa, valorativa e finalista. 
	A principal relação do desta área com as demais áreas do direito brasileiro se da especialmente pela ligação ao direito constitucional pois a Constituição Federal é vista como base para todas as premissas penais, sendo assim as constituições agem como limitadores das ações penais. Em contraponto ao mesmo tempo em que age como uma barreira, limitando e criando uma ordem ela também funciona de estimulo ao direito penal pois segundo redação do seu artigo 5, XLI é previsto o direito de punção em âmbito penal para qualquer ato que venha a discriminar ou atentar aos direitos e liberdades fundamentais. 
	Igualmente, a constituição Federal é vista como uma fonte material do direito penal pois é com base em preceitos constitucionais que surge as leis penais. Não obstante, as constituições também servem como filtro de formulação, aplicação e execução das leis e decisões penais uma vez que todas as leis independentemente de quais forem devem obedecer a hierarquia da constituição além de garantir a prevalência dos direitos humanos. Para que isso ocorra de forma eficiente é necessário um arcabouço de princípios constitucionais. 
	Os princípios legislativos em seu sentido amplo são valores ou finalidades a serem seguidas. Em uma escala hierárquica estão acima das regras legislativas e servem como orientações a serem seguidas ou como anulação de uma regra que o contradiga. 
Os principais princípios constitucionais adotados no direito penal são o principio da dignidade humana pois o direito penal serve de proteção jurídica a dignidade das pessoas. O segundo princípio empregado neste ramo do direito é o da proporcionalidade que tenta buscar a relação entre os delitos e as penas proibindo a proteção deficiente dos bens jurídicos, e ao mesmo tempo proíbe a proteção excessiva dos mesmos, buscando então uma proteção racional e mediana. O ultimo principio constitucional utilizado é o principio do pluralismo é o que procura aceitar as varias condutas humanas desde que estas não afetem a vida de terceiros. 
	Com base em todos os dados previamente abordados, torna-se imprescindível a necessidade de tais princípios constitucionais no âmbito do direito penal pois serve como meio de organização e limitação das regras penais servindo de base hierárquica no sistema legislatório existente no Brasil. Para isso, parafraseando o jovem poeta ultramoderno Rafael Cladomiro, quando tudo for regra jurídica, atire o primeiro princípio.

Outros materiais