Buscar

TEORIA E PRATICA 1 2020

Prévia do material em texto

teoria e pratica.
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A educação escolar indígena no Brasil tem uma longa trajetória, tecida desde os primórdios da colonização e cujo modelo predominante, alheio às cosmologias indígenas, foi imposto com o explícito intuito colonizador, integracionista e civilizador. No entanto, coerentes com seus modos de vida, os povos indígenas afirmaram, desde os primeiros contatos com os europeus, um modelo próprio de educação que se mostrou inadequado para as práticas escolares, visto que nas sociedades tradicionais, entre as quais situamos as sociedades indígenas, "as teorias do mundo, do homem e da sociedade são globais e unificadoras.
Porque
II. Nas sociedades indígenas, o saber é acessível a todos, "dividido a partir de graus de iniciação que o eleva, e não a partir de uma setorização de conhecimentos que o fragmenta", como ocorre na organização e na transmissão dos conhecimentos escolares do modelo ocidental. Ainda hoje, nas sociedades indígenas, sobressaem três aspectos principais que conformam uma unidade educativa: a economia da reciprocidade; a casa, como espaço educativo, junto à família e à rede de parentesco; a religião, ou seja, a concentração simbólica de todo o sistema, expressa nos rituais e nos mitos.”
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Correta
(E) As asserções I e II são ...
Mostrar outras opções 
Pergunta 2
1
/1
A avaliação do rendimento escolar é um importante instrumento para o trabalho docente, através dela é possível acompanhar o desenvolvimento dos alunos e refletir sobre a eficácia do ensino. Renomados teóricos do assunto definem o processo de avaliação de acordo com a postura filosófica adotadas por eles. Ralph Tyler (1978), diz que: O processo de avaliação consiste essencialmente em determinar em que medida os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino. Como os objetivos educacionais são essencialmente mudanças em seres humanos, a avaliação é o processo mediante o qual se determina o grau em que essas mudanças de comportamento estão realmente ocorrendo. (TYLER, 1978, p. 99).
Sobre a concepção de Avaliação defendida por Tyler, avalie as proposições abaixo:
I. No Brasil na década de 60, as ideias de Tyler sobre avaliação foram amplamente divulgada com a proposta conhecida como “avaliação por objetivos”, e esta proposta passou a ser referencial teórico básico nos cursos de formação de professores, causando até hoje grande e duradoura repercussão nos meios educacionais.
II. A avaliação por objetivos nunca foi estudada nem praticada nas escolas brasileiras. A avaliação da educação no Brasil foi influenciada apenas pelo modelo de pedagogia tradicional, praticado pelos jesuítas.
III. Para Tyler o método proposto por Tyler para que o estudante obtenha o sucesso exige que o professor ensine um conteúdo; diagnostique a aprendizagem: se o estudante aprendeu, o professor deve seguir em frente; caso não tenha aprendido, o professor deve voltar e ensinar de novo.
É correto o que se afirma em:
Correta
(B) I e III, apenas
Mostrar outras opções 
Pergunta 3
0
/1
“Como todo treinador esportivo, o professor pode “jogar com” seus alunos, servir de destinatário potencial para eles, de parceiro competente, que difere dos outros porque seu objetivo é mais favorecer a aprendizagem do que ganhar uma partida ou mostrar sua habilidade. Nesse sentido, o professor é um parceiro específico, cuja lógica é otimizar a aprendizagem do outro, em vez de suas próprias vantagens.”
PERRENOUD, Philippe. Avaliação entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens, Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 100.
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta
I. Estratégias de avaliação que não compare os desempenhos dos estudantes e que desenvolva instrumentos diversificados para a regulação das aprendizagens favorecem a aprendizagem dos estudantes.
II. Os exames são pontuais, não levam em conta o aluno antes e depois da prova, são seletivos e excludentes. Já a avaliação está a serviço de um projeto pedagógico construtivo, que olha para o ser humano como alguém em construção permanente.
III. Só com a avaliação realizada de maneira contínua, com o diagnóstico das dificuldades e dos erros dos alunos, bem como das suas causas e com a utilização de estratégias de ensino adequadas é que se criam condições pedagógicas para que o maior número possível de alunos obtenha sucesso escolar.
Incorreta
(A) I, II e III está correta
Ocultar outras opções 
I, II e III.
Resposta correta
II, III, apenas.
 
I, apenas
 
II, apenas.
 
I, III, apenas
Pergunta 4
1
/1
A avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Não há como pensar em avaliação de maneira isolada da metodologia. É a relação existente entre esses elementos que sustenta o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Correta
(B) Uma proposta para a adoçã...
Mostrar outras opções 
Pergunta 5
1
/1
Sobre a avaliação da aprendizagem, analise as afirmativas:
I. A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo, visando a correção das possíveis distorções a realizar encaminhamentos pertinentes para alcançar os objetivos previstos no plano de ensino do professor.
II. Num processo de avaliação com função diagnóstica, baseada numa visão progressista, é necessário o estabelecimento de uma escala de valores que permitirá um comparativo do desempenho dos alunos e o estabelecimento de classificações.
III. A avaliação é um ritual a serviço da manutenção da ordem e da disciplina em sala de aula.
São corretas as seguintes afirmativas:
Correta
(B) I, apenas
Mostrar outras opções 
Pergunta 6
1
/1
Ratio Studiorum registrava como deveriam ser as práticas pedagógicas das escolas jesuítas: os alunos aprendiam em salas de aulas, divididos em níveis (classes) e realizavam exames orais. Embora não se falasse de avaliação da aprendizagem, foi através dos exames orais que se iniciaram os processos de verificação das aprendizagens dos alunos, permitindo as classificações e atribuição de graus. As escolas jesuítas foram a primeira experiência de educação formal no Brasil. 
A partir das informações apresentadas, avalia as afirmações a seguir:
I. A pedagogia dos jesuítas exerceu grande influência em todo o mundo e até hoje a educação tradicional os defende e repete práticas de verificação da aprendizagem para a classificação dos alunos.
II. A Pedagogia dos jesuítas era destinada à formação das elites burguesas, que mantinham a hegemonia cultural e política. No Brasil, eles foram eficientes na formação das elites, e cuidaram completamente da educação popular.
III. As práticas pedagógicas descritas no Ratio Studiorum incluíam a verificação da aprendizagem dos alunos para a classificação em aprovados ou reprovados.
Correta
(C) I e III, apenas
Mostrar outras opções 
Pergunta 7
1
/1
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento através de práticas disciplinadoras.
Porque
II. É papel do professor evitar que sejam reproduzidas nas escolas algumas práticas de avaliação desconectadas com o compromisso de transformação social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Correta
(A) As asserções I e II são ...
Mostrar outras opções 
Pergunta 8
1
/1
Com relação à avaliação formativa, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve ser realizada durante o processo de ensino-aprendizagem 
II. Deve ser contínua
III. Não deve ter caráter classificatório,
IV. Deve ser baseada fortemente no feedback, tanto para o professor como para o aluno.
Está correto o que se afirma em
Correta
(B) I, II, III e IV
Mostrar outras opções 
Pergunta 9
1
/1
O processo de avaliação na visão atual deeducação é compreendido como um conjunto de atuações que têm a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Pode-se afirmar que a avaliação deve ter como prioridade:
Correta
(A) subsidiar o professor com...
Mostrar outras opções 
Pergunta 10
1
/1
As práticas de verificação da aprendizagem dos alunos ainda se faz muito presente no cotidiano das escolas, sendo empregada no sentido de medir, selecionar para a atribuição de uma nota ou um conceito. A nota é utilizada como instrumento de controle para manter a disciplina em sala de sala e tentar motivar o aluno a estudar a fim de conseguir ser aprovado ao final de um ano letivo.
Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da concepção de avaliação descrita na afirmativa acima.
Correta
(B) A avaliação somativa dá ê...
Mostrar outras opções 
	Analise as assertivas que tratam sobre a avaliação da aprendizagem como componente pedagógico (LUCKESI, 2011) e assinale a alternativa que se refere aos aspectos da avaliação que contribuem para o sucesso do aluno.
I- A avaliação está a serviço da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno na medida em que subsidia o educador em sua atividade de gestor do ensino.
II- A avaliação justifica sua utilidade pedagógica quando é utilizada como recurso para conhecer o progresso dos alunos e o funcionamento dos processos de aprendizagem.
III- A avaliação diagnóstica investiga sobre a aprendizagem dos educandos para contribuir na tomada de decisões no planejamento e na intervenção do professor quando necessário.
IV- A avaliação deve somente verificar a eficácia e os resultados da aprendizagem do aluno ao final do ano letivo para fins de certificação quanto à aprovação ou reprovação escolar.
Correta
(E) Somente as assertivas I, ...
Mostrar outras opções 
	Pergunta 2
/1
Com base na concepção de avaliação da aprendizagem defendida por educadores americanos que influenciaram a educação brasileira, avalie as proposições abaixo:
I.   Foram as escolas americanas que iniciaram os estudos sobre a avaliação numa perspectiva mais abrangente, indo além de fazer na escola somente exames para a verificação das aprendizagens dos aluno.
II.   As concepções de educação das escolas americanas, que influenciara os educadores no Brasil a partir da década de 70, entendiam que a avaliação deve determinar o nível de eficácia dos métodos de ensino.
III.   Identificar as necessidades dos alunos e a partir daí planejar as estratégias de ensino, de modo que estes possam ser incentivados em seus sucessos e auxiliados em suas deficiências; 
É correto o que se afirma em:
Correta
(B) I, II e III
Mostrar outras opções 
	Pergunta 3
/1
Uma professora de História do Ensino Fundamental planeja uma atividade escrita para aplicar com os seus alunos sobre os temas estudados na aula anterior. Seu propósito é saber o que os alunos já dominam sobre o tema e o quanto progrediram no processo de construção do conhecimento. Com a atividade a professora pretende acompanhar a trajetória de cada um na apropriação das competências.
A professora realizará uma avaliação do tipo
Correta
(E) formativa
Mostrar outras opções 
	Pergunta 4
/1
Com relação à avaliação formativa, analise as afirmativas a seguir.
I.   Deve ser realizada durante o processo de ensino-aprendizagem 
II.   Deve ser contínua
III.   Não deve ter caráter classificatório,
IV.   Deve ser baseada fortemente no feedback, tanto para o professor como para o aluno.
Está correto o que se afirma em
Correta
(C) I, II, III e IV
Mostrar outras opções 
	Pergunta 5
/1
Segundo Luckesi (2011), “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”. Assim, a avaliação do estudante não deve ser desvinculada do processo de ensino do docente. O processo de ensino-aprendizagem é muito mais complexo que isso. Neste contexto, o processo de avaliação tem por objetivo:
Correta
(B) Identificar se os ...
Mostrar outras opções 
	Pergunta 6
/1
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.   A educação escolar indígena no Brasil tem uma longa trajetória, tecida desde os primórdios da colonização e cujo modelo predominante, alheio às cosmologias indígenas, foi imposto com o explícito intuito colonizador, integracionista e civilizador. No entanto, coerentes com seus modos de vida, os povos indígenas afirmaram, desde os primeiros contatos com os europeus, um modelo próprio de educação que se mostrou inadequado para as práticas escolares, visto que nas sociedades tradicionais, entre as quais situamos as sociedades indígenas, "as teorias do mundo, do homem e da sociedade são globais e unificadoras.
Porque
II.   Nas sociedades indígenas, o saber é acessível a todos, "dividido a partir de graus de iniciação que o eleva, e não a partir de uma setorização de conhecimentos que o fragmenta", como ocorre na organização e na transmissão dos conhecimentos escolares do modelo ocidental. Ainda hoje, nas sociedades indígenas, sobressaem três aspectos principais que conformam uma unidade educativa: a economia da reciprocidade; a casa, como espaço educativo, junto à família e à rede de parentesco; a religião, ou seja, a concentração simbólica de todo o sistema, expressa nos rituais e nos mitos.”
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Correta
(D) As asserções I e II são ...
Mostrar outras opções 
	Pergunta 7
/1
“Como todo treinador esportivo, o professor pode “jogar com” seus alunos, servir de destinatário potencial para eles, de parceiro competente, que difere dos outros porque seu objetivo é mais favorecer a aprendizagem do que ganhar uma partida ou mostrar sua habilidade. Nesse sentido, o professor é um parceiro específico, cuja lógica é otimizar a aprendizagem do outro, em vez de suas próprias vantagens.”
PERRENOUD, Philippe. Avaliação entre duas lógicas: da excelência à regulação das aprendizagens, Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 100.
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta
I.   Estratégias de avaliação que não compare os desempenhos dos estudantes e que desenvolva instrumentos diversificados para a regulação das aprendizagens favorecem a aprendizagem dos estudantes.
II.   Os exames são pontuais, não levam em conta o aluno antes e depois da prova, são seletivos e excludentes. Já a avaliação está a serviço de um projeto pedagógico construtivo, que olha para o ser humano como alguém em construção permanente.
III.   Só com a avaliação realizada de maneira contínua, com o diagnóstico das dificuldades e dos erros dos alunos, bem como das suas causas e com a utilização de estratégias de ensino adequadas é que se criam condições pedagógicas para que o maior número possível de alunos obtenha sucesso escolar.
Correta
(B) I, II e III
Mostrar outras opções 
	Pergunta 8
/1
Sobre a avaliação da aprendizagem, analise as afirmativas:
I.   A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo, visando a correção das possíveis distorções a realizar encaminhamentos pertinentes para alcançar os objetivos previstos no plano de ensino do professor.
II.   Num processo de avaliação com função diagnóstica, baseada numa visão progressista, é necessário o estabelecimento de uma escala de valores que permitirá um comparativo do desempenho dos alunos e o estabelecimento de classificações.
III.   A avaliação é um ritual a serviço da manutenção da ordem e da disciplina em sala de aula.
São corretas as seguintes afirmativas:
Correta
(B) I, apenas
Mostrar outras opções 
	Pergunta 9
/1
Leia o fragmento a seguir.
A avaliação ________________compreende todas as atividades realizadas ao longo do processo de formação para que os alunos demonstrem o que estão ou não estão aprendendo. Ela está incorporada ao processo de ensinar com o propósito de a aprendizagem dos alunos detectando as dificuldades a fim de corrigi-las rapidamente.
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
Incorreta
(B) Formativa está correta
Ocultar outras opções 
	
Somativa
	
Formativa
Resposta corretaDiagnóstica
	
Classificatória
	
Comparativa
	Pergunta 10
/1
BQ01_AVALIACAO TEORIA E PRATICA_02.PNG
Fonte: Disponível em http://literaturanls-1b.blogspot.com/ Acessado em: 15 de Novembro de 2019.
Antes da chegada dos portugueses no Brasil, os povos indígenas tinham uma proposta educacional, cujas características básicas eram o respeito às tradições e o agir a partir do exemplo e da necessidade de elaborar práticas de sobrevivência. Era uma educação natural, um processo que acontecia cotidianamente, na tribo, sem formalização. A Companhia de Jesus foi, então, encarregada pelos portugueses de educar os indígenas, ou seja, catequizá-los, tornando-os, assim, integrantes da cultura cristã e portuguesa.
Considerando-se esse contexto é correto afirmar:
Correta
(C) No primeiro século da ...
Mostrar outras opções

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes