ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
8 pág.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL


DisciplinaOrientação Educacional1.144 materiais3.596 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disc.: ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL   
	Aluno(a): PRISCILA RODRIGUES POLIDORO
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	03/06/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"É instituído o Serviço de orientação Educacional, com a finalidade de correção e encaminhamento dos alunos-problemas e de elevação das qualidades morais, através de um regime de autonomia que facilita a educação social dos escolares. Referiu-se, ainda, a Lei, à facilitação da escolha profissional, esclarecendo e aconselhando, em cooperação com a família". (MAIA; GARCIA, 1995, p. 15). A Instituição do Serviço de Orientação Educacional aconteceu na:
		
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1971 ¿ (Lei 5692/71) no Governo de Emílio G. Médice.
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 (Lei 9394/96) no governo de Fernando Henrique Cardoso.
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 (Lei 4024/61) no Governo de João Goulart.
	
	Lei Orgânica do Ensino Primário em 1946 (Decreto-lei 8259) de Raul Leitão da Cunha.
	 
	Lei Orgância do Ensino Industrial em 1942 (Decreto-lei 4073) de Gustavo Capanema.
	Respondido em 03/06/2020 01:18:34
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Como forma de cumprimento dos dispositivos educacionais assinalados na Constituição de 1937, o então Ministro da Educação, Gustavo Capanema, institui um conjunto de reformas chamadas de Leis Orgânicas. Dentre elas, MARQUE A CORRETA:
		
	 
	Lei Orgânica do Ensino Industrial em 1942 (Decreto-lei 4073)
	
	Lei Orgânica dos Parâmetros Curriculares Nacional (Decreto lei 9394/96)
	
	Lei Orgânica do Ensino Agrícola em 1946 (Decreto-lei 9613)
	
	Lei Orgânica do Ensino Primário em 1946 (Decreto-lei 8259)
	
	Lei Orgânica do Ensino Normal em 1946 (Decreto--lei 8530)
	Respondido em 03/06/2020 00:57:49
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em sua atividade diária na escola, a orientação educacional utiliza diversas estratégias para a consecução de seus objetivos e a ampliação da parceria com a família. A palestra constitui um desses recursos e, para o seu uso eficiente, é fundamental que:
		
	
	O limite de tempo para a palestra não seja pré-estabelecido, de forma que todos possam participar plenamente
	
	O tema seja escolhido, no início, pelos participantes, constituindo-se em um processo dialógico.
	
	O palestrante seja um especialista com o mais amplo domínio sobre o tema.
	 
	O público a quem se destina seja informado sobre as razões para a escolha do tema e seus principais tópicos.
	
	O assunto seja específico para um público também específico, e transmitido, em linguagem adequada, à plateia.
	Respondido em 03/06/2020 01:03:53
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A indisciplina é um fenômeno que se manifesta independente da realidade socioeconômica e cultural nos espaços escolares ou em outros, tendo sua origem na motivação diversa. É caracterizada por condutas que se opõem ao ideal de disciplina prevista pela instituição para o desenvolvimento do ato educativo de forma harmoniosa. Assim, podemos afirmar que:
		
	
	Pode-se considerar que se um aluno sentar em uma mesa em dada escola será considerado um ato indisciplinar em todas as escolas.
	
	O tratamento da escola, no tocante à indisciplina, deve ser refletido pela Direção da escola englobando ações relacionadas a posturas dos alunos.
	 
	A caracterização de um ato como indisciplina está associada à concepção de disciplina de um indivíduo ou dado grupo, variando conforme os valores construídos e instituídos por uma comunidade
	
	É imprescindível reconhecer que o manejo das questões disciplinares requer alternativas, que apontem para a descoberta dos culpados, com as devidas repreensões.
	
	A indisciplina deve ser considerada como um ato que necessita ser punido com severidade, para que a escola possa continuar sua rotina de forma harmoniosa.
	Respondido em 03/06/2020 00:52:26
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os problemas de aprendizagem que podem ocorrer tanto no início como durante o período escolar surgem em situações diferentes para cada aluno, o que requer uma investigação no campo em que eles se manifestam. Qualquer problema de aprendizagem implica amplo trabalho do professor junto à família do aluno, para analisar situações e levantar características, visando descobrir o que esta representando dificuldades ou empecilho para que o aluno aprenda. E  o Orientador Educacional pode contribuir no sentido de enfrentar tal problemática, ressaltando que cada caso é um caso. Em outras palavras, o Orientador Educacional deve atuar de forma:
		
	
	seletiva
	
	padronizada
	
	universal
	
	classificatória
	 
	contextualizada
	Respondido em 03/06/2020 01:26:44
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com Libâneo (1998, p. 71) (...) as funções da educação somente podem ser explicadas partindo da análise objetiva das relações sociais vigentes, das formas econômicas, dos interesses em jogo. Com base nesse entendimento, a prática educativa é sempre a expressão de uma determinada forma de organização das relações sociais na sociedade. Neste sentido, o processo de aprendizagem dá-se tanto de forma alienante como possibilidade libertadora. À educação, podemos atribuir quatro funções que interagem e se inter-relacionam. EXCETO:
		
	
	Função transformadora: a educação revela formas peculiares de expressão revolucionária.
	
	Função repressora: permite a continuidade do homem histórico, garante também a sobrevivência do sistema específico que rege a sociedade.
	 
	Função Mitológica: Compreender que a explicação do que passa do entendimento humano deve ter respostas nas divindades.
	
	Função mantenedora: a continuidade da conduta humana se realiza através da aprendizagem.
	
	Função socializadora: o indivíduo, à medida que se sujeita à educação, transforma-se em um ser social, identifica-se com o seu grupo, com as suas regras e seus códigos.
	Respondido em 03/06/2020 01:09:04
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	( PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO-RJ)  ¿A orientação, hoje, está mobilizada com outros fatores e que não apenas e unicamente cuidar e ajudar os alunos com problemas¿ (GRINSPUN, 1996). Todas as seguintes afirmativas comprovam a ideia expressa pela autora, EXCETO:
		
	
	 A Orientação Educacional pretende-se trabalhar com o aluno no seu desenvolvimento do seu processo de cidadania..
	
	Orientação Educacional contextualizada envolvida com o cotidiano da escola, dos seus alunos e de suas representações.
	
	A orientadora educacional junto com a professora fazendo a mediação do desenvolvimento do aluno.
	 
	A Orientação Educacional terapêutica ou psicologizante ajustando o aluno à escola, família ou sociedade.
 
 
	
	 A Orientação Educacional procura compreender e ajudar o aluno inserido no seu próprio contexto, com sua cultura e seus próprios valores.
 
	Respondido em 03/06/2020 01:22:05
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O histórico da Orientação profissional, no Brasil, ocorreu por volta da década de vinte, mais precisamente em 1924, com a criação do Serviço de Seleção e Orientação Profissional. Nessa perspectiva, a orientação profissional é fundamentada na Psicometria, área da psicologia que se vale da estatística, da quantificação para, através dos testes psicológicos/vocacionais, identificar uma característica do indivíduo. Acrescenta-se, ainda que a Psicometria atingiu o auge inicio do século XX e teve como expoentes os estudos de Francis Galton, da área médica e Alfred Binet da psicologia, que inauguraram um discurso de que o aspecto biológico influenciaria o QI (Coeficiente Intelectual) e que por sua vez, este influenciaria o rendimento intelectual e escolar. Logo, partindo-se dessa linha de pensamento, as aptidões, a inteligência, o interesse e a característica de personalidade do indivíduo são:
		
	 
	herdados geneticamente, portanto inatos
	
	oriundos das relações afetivo-emocionais