Buscar

Perspectivas Prof discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Perspectivas Profissionais (GTU100)
	
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
Legenda:  Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	
	A história da evolução do conhecimento humano, em geral, e do conhecimento científico, em específico, pode ser narrada de diferentes perspectivas. Por exemplo, podemos dizer que o conhecimento humano evoluiu em uma direção linear, desde o pensamento mítico, passando pelo filosófico e chegando ao científico, como o fez August Comte (1798-1857). Por outro lado, há pensadores, como Michel Foucault que não percebem tal linearidade, nem uma harmonia clara na evolução do conhecimento humano. A visão de Foucault sobre as crenças ou saberes, ou até mesmo a ciência como a entendemos hoje, passa por um processo distinto daquele afirmado por August Comte. Diante disso, disserte sobre a visão de Michel Foucault sobre a evolução das crenças ou saberes, inclusive o próprio conhecimento científico.
	Resposta Esperada: Crenças/saberes atuais são efeito de disputas. Nem todas as crenças na disputa chegam a ser aceitas como verdade. Muito tempo pode passar entre a produção e a aceitação de um saber. A ciência é resultado de embates e combates entre discursos.
	 *
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	
	2.
	(ENADE, 2012) O ser humano é uma verdadeira fonte de emoções e, através do seu com- portamento, expressa as características de sua personalidade, mesmo que de forma inconsciente. Se, antes, revelar os sentimentos era considerado puro romantismo - muito evidenciado na literatura brasileira no século XVII, hoje as emoções são vistas por outro prisma. Muitas orga- nizações, por exemplo, quando realizam um processo seletivo, não avaliam o candidato apenas por sua bagagem técnica. As competências comportamentais ou humanas - não importa a no-men clatura utilizada - pesam no momento da contratação. Por que isso ocorre? Porque a apti-dão em lidar com as emoções influenciara diretamente o comportamento das pessoas no dia a dia das organizações, inclusive a performance diante das atividades. Suponha que a empresa X queira contratar um trabalhador que, além de outras competências, tenha uma visão holística do negócio e busque autodesenvolvimento profissional. Descreva o perfil do trabalhador que atende às competências priorizadas pela empresa X.
	Resposta Esperada:
O estudante deve descrever o perfil desejado que inclua as seguintes competências priorizadas pela Empresa X:
A - Visão holística do negócio: visão do todo (geral da empresa); conhecimento do negócio da empresa como as entradas-processos-saídas. Olhar para a organização e suas responsabilidades por meio de um contexto amplo (cenário macroeconômico e ambiente onde atua a empresa). Com uma visão holística é mais seguro tomar decisões coerentes com a diversidade do ambiente empresarial.
B - Autodesenvolvimento profissional: iniciativa para desenvolver novas competências técnicas e comportamentais de forma contínua. Para aprimorar suas competências, o profissional não deve esperar apenas a iniciativa da organização. Ele também é responsável pelo seu processo de aprendizagem, buscando ferramentas que agreguem valor a si mesmo. Esta competência não está atrelada apenas ao conhecimento técnico, pelo contrário, é aconselhável conhecer a si próprio e aprender sobre os mais diversos assuntos, mesmo os que não estão ligados diretamente ao negócio da organização.
Parte inferior do formulário

Outros materiais