Buscar

TENDENCIAS EM RECURSOS HUMANOS_AV I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tendências em Recursos Humanos (RHU20)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639333) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	19351864
Parte superior do formulário
	1.
	Antigamente, as organizações não se preocupavam com as pessoas. No entanto, esse cenário mudou. Atualmente, as organizações tendem a se preocupar com as relações interpessoais, entendendo que as pessoas são o maior ativo da empresa. Há três fatores que foram percebidos pelas relações interpessoais durante esse processo de mudança organizacional: adaptação do homem ao trabalho; adaptação do trabalho ao homem; adaptação do homem ao homem. Sobre esses três fatores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) Durante a adaptação do homem ao trabalho, foi percebido o quanto os profissionais ficavam desmotivados por não terem objetivos de crescimento dentro da empresa.
(    ) Durante a adaptação do homem ao trabalho, houve mudanças organizacionais com relação ao estímulo das pessoas, oportunizando o crescimento dentro da empresa.
(    ) Na adaptação do trabalho ao homem, as organizações devem oferecer constantemente qualidade de vida às pessoas, para que possam manter-se motivadas.
(    ) A adaptação do homem ao homem depende unicamente do indivíduo, pois as organizações fazem seu papel e o indivíduo deve fazer o seu.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	2.
	Uma das preocupações das organizações é conseguir fazer uma boa escolha do candidato para a contratação de um cargo para uma determinada função. Diante disso, o gestor de recursos humanos segue uma determinada sequência de fases importantes. Sobre a sequência dessas fases, analise as sentenças a seguir:
I- Preparação em que o gestor define qual a área ou função que necessita de contratação.
II- Seleção em que o gestor define através de testes a escolha definitiva do profissional.
III- Recrutamento em que o gestor busca interna ou externamente o profissional adequado para a contratação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - III.
	
	b) II - I - III.
	
	c) I - III - II.
	
	d) III - II - I.
	 
	3.
	Para a avaliação no processo de seleção, é fundamental que haja profissionais capazes de analisar e avaliar os melhores candidatos a serem escolhidos para fazer parte da equipe de trabalho de uma organização. Esse profissional segue algumas etapas do processo de avaliação antes de enfatizar a contratação. Sobre as etapas do processo de avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:   
(    ) Quando existem vários candidatos à vaga, o gestor faz uma triagem de acordo com o perfil desejado.
(    ) Algumas organizações têm como processo de avaliação fazer dinâmicas de grupo, obtendo observações de acordo com o perfil desejado.
(    ) É fundamental que as organizações façam entrevistas de várias maneiras, inclusive por competências.
(    ) Para uma avaliação se tornar eficaz, o contratante deverá contratar apenas com base na própria imagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) V - F - V - F.
	 
	4.
	Diante de tantas mudanças econômicas e tecnológicas, as organizações contemporâneas vêm experimentando novas formas de gestão de pessoas. Como consequência desse processo, houve a mudança do RH operacional para o RH estratégico. Assim, um novo perfil de profissional de RH emerge. Com relação ao novo perfil do profissional do RH, assinale a alternativa CORRETA.
	
	a) O profissional de RH deve atender somente aos usuários internos, o público interno não possui a mesma importância e relevância ao gestor de pessoas.
	
	b) O profissional de RH deve manter-se tradicional normatizador e fiscalizador de políticas em detrimento da maximização dos lucros aos acionistas.
	
	c) O profissional de RH deve preocupar-se com a qualidade de vida no trabalho: garantir um ambiente de trabalho atraente e capaz de proporcionar aos colaboradores a satisfação da maioria das necessidades individuais.
	
	d) O profissional de RH deve proporcionar à organização empregados capacitados e motivados: um profissional que acredite serem os lucros o maior patrimônio da empresa.
	 
	5.
	A Revolução Industrial trouxe modificações significativas para o capitalismo. Atualmente, diante de uma concorrência cada vez maior, as empresas precisam desenvolver novas competências para atender ao mercado e se destacar de seus concorrente. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a mudança da gestão de pessoal para a gestão de talentos, as pessoas passam a ser um ativo para a organização, e a base principal é o conhecimento.
(    ) Com a mudança do reativo para o proativo, as empresas investem mais no trabalho individual do que no trabalho em equipe.
(    ) Como agora o foco está centrado no consumidor, é importante desenvolver produtos que atendam às necessidades e às expectativas da empresa.
(    ) Com a transição do operacional para o estratégico, as empresas precisaram investir mais em maquinários do que em pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) V - F - F - F.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) F - V - V - F.
	 
	6.
	Existe uma relação direta entre o desempenho das organizações e o trabalho que as pessoas desenvolvem, para que se possa alcançar o objetivo organizacional. No entanto, em alguns casos, os objetivos podem não ser comuns e gerar conflitos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As pessoas e as organizações participam de uma relação de troca, por isso uma complementa a outra.
II- As organizações são autossuficientes e não precisam das pessoas.
III- As pessoas formam a organização e, por isso, é facilmente separável o aspecto pessoal do trabalho.
IV- As pessoas devem ser tratadas como recursos e não como parceiras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) Somente a sentença III está correta.
	 
	
	7.
	Com as mudanças no ambiente, as organizações precisam se reestruturar quanto à estrutura física para atender às novas demandas. Já no gerenciamento de pessoas, é preciso gerenciar e reter os talentos nas organizações. Desta forma, os profissionais de recursos humanos também assumem um novo perfil. No que se refere a esse novo perfil, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O gestor de pessoas não deve se preocupar com a qualidade de vida no trabalho, pois esse aspecto deve ser responsabilidade somente do supervisor de cada departamento.
	
	b) O gestor de pessoas precisa ser capaz de atender aos clientes internos, pois os externos ficam a cargo somente da cúpula da organização.
	
	c) O gestor de pessoas deve atuar como um agente de mudança, assim, ele deve proporcionar às pessoas capacidade de desenvolver e aceitar as mudanças.
	
	d) O gestor de pessoas deve sempre focar em novos modelos de gestão, mas nunca abandonar o modo tradicional e fiscalizador que um departamento de pessoal deve ter.
	 
	8.
	Hoje em dia, as redes sociais tornam os processos de recrutamento mais ágeis e eficientes. Há empresas que já adotaram o hábito de monitorar os candidatos a partir de seus perfis no Facebook e LinkedIn, por exemplo, para encontrar informações que vão além do currículo. Dessa forma, pode-se avaliar o seu comportamento, conhecendo suas opiniões e valores pessoais e profissionais de acordo com suas postagens, compartilhamentos, tipos de páginas curtidas e comentários feitos. Com relação à visão de recrutador moderno, avalie as asserções a seguir:
I- A maneira de divulgar vagas de emprego também mudou: é feita principalmente nas redes sociais, a partir de posts sobre os cargos disponíveis, apresentando maior alcance depúblico, já que os seguidores da página da empresa podem compartilhá-los espontaneamente ou indicá-los para outras pessoas que tenham o perfil adequado.
PORQUE 
II- Para chamar a atenção de candidatos em potencial, é importante que a empresa publique, em suas páginas nas redes sociais, conteúdos que sejam significativos e com os quais os leitores possam se identificar.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://goo.gl/ZbqJnT>. Acesso em: 28 jun. 2018 (adaptado).
	
	a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	b) As asserções I e II são proposições falsas.
	
	c) As asserções I e II são proposições falsas, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 
	9.
	Para obter um processo de seleção de pessoas eficaz, as organizações, com a área de recursos humanos, aplicam algumas ferramentas para fazer uma boa escolha do profissional para determinado cargo ou função em que necessita contratar. Analise as sentenças a seguir:
I- São efetuadas dinâmicas de grupo que determinam o envolvimento de demais pessoas recrutadas a disputar a vaga.
II- As provas situacionais também são um fator determinante para a escolha do profissional para a vaga, pois analisa o comportamento do candidato.
III- A ferramenta conhecida como jogo define competências do candidato, dando a certeza de que é o profissional a ser escolhido.
IV- A dinâmica de grupos é a única ferramenta eficaz para que o processo de seleção tenha um bom resultado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) Somente a sentença III está correta.
	
	10.
	O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente e, diante disso, cabe aos profissionais e estudantes se precaverem e se capacitarem o quanto antes, para que estejam preparados para enfrentar as novas tendências e exigências advindas de um acompanhamento da mudança social e de situações impostas por um mercado instável. Em tempos de crise, onde a oferta de emprego é limitada, é importante possuir diferencial para se colocar no mercado de trabalho ou mesmo para manter-se. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Ao mesmo tempo em que vagas são criadas em busca de mão de obra qualificada, boa parte dos candidatos sem qualificação terá cada vez menos oportunidades.
II- O grau de exigência para as vagas, nos mais variados segmentos, é alta e essa é uma tendência no mundo do trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://goo.gl/Ky1Lp9>. Acesso em: 28 jun. 2018.
	
	a) Nenhuma das alternativas.
	
	b) II, apenas.
	
	c) I e II.
	
	d) I, apenas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais