PROVA TENDENCIAS DE RH
4 pág.

PROVA TENDENCIAS DE RH


DisciplinaTendências50 materiais315 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	Diante de tantas mudanças econômicas e tecnológicas, as organizações contemporâneas vêm experimentando novas formas de gestão de pessoas. Como consequência desse processo, houve a mudança do RH operacional para o RH estratégico. Assim, um novo perfil de profissional de RH emerge. Com relação ao novo perfil do profissional do RH, assinale a alternativa CORRETA.
	
	a) O profissional de RH deve proporcionar à organização empregados capacitados e motivados: um profissional que acredite serem os lucros o maior patrimônio da empresa.
	
	
	b) O profissional de RH deve preocupar-se com a qualidade de vida no trabalho: garantir um ambiente de trabalho atraente e capaz de proporcionar aos colaboradores a satisfação da maioria das necessidades individuais.
	
	
	c) O profissional de RH deve atender somente aos usuários internos, o público interno não possui a mesma importância e relevância ao gestor de pessoas.
	
	
	d) O profissional de RH deve manter-se tradicional normatizador e fiscalizador de políticas em detrimento da maximização dos lucros aos acionistas.
	
	 
	 
	2.
	Para a avaliação no processo de seleção, é fundamental que haja profissionais capazes de analisar e avaliar os melhores candidatos a serem escolhidos para fazer parte da equipe de trabalho de uma organização. Esse profissional segue algumas etapas do processo de avaliação antes de enfatizar a contratação. Sobre as etapas do processo de avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:   
(    ) Quando existem vários candidatos à vaga, o gestor faz uma triagem de acordo com o perfil desejado.
(    ) Algumas organizações têm como processo de avaliação fazer dinâmicas de grupo, obtendo observações de acordo com o perfil desejado.
(    ) É fundamental que as organizações façam entrevistas de várias maneiras, inclusive por competências.
(    ) Para uma avaliação se tornar eficaz, o contratante deverá contratar apenas com base na própria imagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	
	b) F - F - V - V.
	
	
	c) V - F - V - F.
	
	
	d) V - V - F - F.
	
	 
	 
	3.
	A Revolução Industrial trouxe modificações significativas para o capitalismo. Atualmente, diante de uma concorrência cada vez maior, as empresas precisam desenvolver novas competências para atender ao mercado e se destacar de seus concorrente. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a mudança da gestão de pessoal para a gestão de talentos, as pessoas passam a ser um ativo para a organização, e a base principal é o conhecimento.
(    ) Com a mudança do reativo para o proativo, as empresas investem mais no trabalho individual do que no trabalho em equipe.
(    ) Como agora o foco está centrado no consumidor, é importante desenvolver produtos que atendam às necessidades e às expectativas da empresa.
(    ) Com a transição do operacional para o estratégico, as empresas precisaram investir mais em maquinários do que em pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	
	b) V - F - F - F.
	
	
	c) F - V - V - F.
	
	
	d) F - F - V - F.
	
	 
	 
	4.
	No atual cenário, é visível as transformações referentes à área de recursos humanos. Tempos atrás, sua preocupação era com relação aos recursos e não às pessoas. Com o passar do tempo, as organizações perceberam o quanto é importante valorizar as pessoas para que continuem no mercado competitivo, pois pessoas somam ao capital humano e ao capital intelectual. Sobre o exposto, analise a alternativa CORRETA:
	
	a) Um dos fatores essenciais da área de recursos humanos é o de investir em produtos e marcas, a fim de manter-se no mercado de trabalho.
	
	
	b) Um dos papéis fundamentais da área de recursos humanos é o de valorizar as pessoas das organizações, fazendo com que elas se tornem parceiras.
	
	
	c) A área de recursos humanos deve ter as pessoas como profissionais produtivos para que as organizações cresçam e se desenvolvam.
	
	
	d) O gestor de pessoas é o profissional que tem como objetivo apenas reter pessoas, para manter a alta produtividade e a lucratividade para as organizações.
	
	 
	 
	5.
	Para Chiavenato (1994), existe uma grande diferença entre gerenciar pessoas e gerenciar com pessoas. No primeiro caso, as pessoas são o objeto da gerência, são guiadas e controladas para alcançar determinados objetivos. No segundo caso, são o sujeito ativo da gerência, são elas que guiam e controlam para atingir os objetivos da organização e os objetivos pessoais. Observa-se que no segundo caso é necessário ao líder construir uma relação de trabalho participativa e autônoma. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Líderes seguros terão maior dificuldade em gerenciar pessoas.
II- Gerenciar com pessoas requer do líder mudança do foco nas atividades para o foco nas soluções.
III- Gerenciar com pessoas requer a valorização do conhecimento e a necessidade de não somente dar ordens.
IV- Gerenciar com pessoas altera a ênfase no controle para a ênfase na liberdade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, I. Gerenciando pessoas. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.
	
	a) Somente a sentença II está correta.
	
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	 
	 
	6.
	O perfil adequado para um profissional de recursos humanos é definido por várias competências e características. Para o profissional integrado ao atual cenário, em que um depende do outro e ambos por um objetivo comum, buscar a parceria e a competitividade é alcançar parte desse objetivo. Sobre essas competências, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O líder tem a capacidade de ousar, adaptar-se e influenciar as pessoas junto às mudanças organizacionais.
	
	
	b) O visionário é o único ser capaz de mudar fatores de atuações para aumentar o capital humano das organizações.
	
	
	c) O líder é o único que tem a capacidade de mudar fatores de atuações para aumentar o capital intelectual.
	
	
	d) O motivador e o chefe são capazes de saírem do tradicional, melhorando a organização com soluções nos processos administrativos.
	
	 
	 
	7.
	Antigamente, as organizações não se preocupavam com as pessoas. No entanto, esse cenário mudou. Atualmente, as organizações tendem a se preocupar com as relações interpessoais, entendendo que as pessoas são o maior ativo da empresa. Há três fatores que foram percebidos pelas relações interpessoais durante esse processo de mudança organizacional: adaptação do homem ao trabalho; adaptação do trabalho ao homem; adaptação do homem ao homem. Sobre esses três fatores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(V) Durante a adaptação do homem ao trabalho, foi percebido o quanto os profissionais ficavam desmotivados por não terem objetivos de crescimento dentro da empresa.
(    ) Durante a adaptação do homem ao trabalho, houve mudanças organizacionais com relação ao estímulo das pessoas, oportunizando o crescimento dentro da empresa.
(V) Na adaptação do trabalho ao homem, as organizações devem oferecer constantemente qualidade de vida às pessoas, para que possam manter-se motivadas.
(F) A adaptação do homem ao homem depende unicamente do indivíduo, pois as organizações fazem seu papel e o indivíduo deve fazer o seu.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	
	b) V - F - V - F.
	
	
	c) V - V - V - F.
	
	
	d) F - F - V - V.
	
	 
	 
	8.
	Segundo Gil (2000), a administração de recursos humanos teve seu início na década de 1960, quando essa expressão substituiu a antiga terminologia administração de pessoal e relações industriais. Essa antiga gestão percebia os funcionários como agentes passivos. Foi a partir da constatação da relevância do fator humano na empresa que houve o refinamento da ideologia da harmonização entre capital e trabalho. Sobre a atual gestão de pessoas, assinale a