Psicologia nas Organizações (Aula 1)
6 pág.

Psicologia nas Organizações (Aula 1)


DisciplinaPsicologia nas Organizações9.113 materiais132.380 seguidores
Pré-visualização1 página
1.
		Destaque abaixo a opção que melhor define senso comum:
	
	
	
	Um conhecimento elaborado a partir de fatos comprovados empiricamente.
	
	
	Um conhecimento elaborado a partir de experimentações rigorosas que pretende chegar a verdade.
	
	
	Um conhecimento espontâneo que resulta de experiências anteriores que só depois de submetido à experimentos científicos torna-se senso comum.
	
	
	Um conhecimento específico que tem por objetivo refletir sobre a vida do homem na terra.
	
	
	Um conhecimento espontâneo que resulta de experiências adquiridas pelo homem em função do que vive e do que aprendeu com gerações passadas.
	
Explicação:
O aluno terá que saber o conceito de senso comum. Um conhecimento espontâneo que resulta de experiências adquiridas pelo homem em função do que vive e do que aprendeu com gerações passadas.
		
	Gabarito
Coment.
	
		
	Gabarito
Coment.
	
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A banalização das explicações sobre o comportamento humano lota as prateleiras de livros sem escopo científico e de títulos de autoajuda que reforçam o uso do senso comum pela população em geral. Este uso reforça a ideia de previsão da conduta. O que não nos permite ter controle total sobre os eventos são as chamadas condições variáveis. Variáveis que afetam a conduta humana constituem fatores, conforme estudado, tais como:
	
	
	
	Fatores ambientais; Motivação; Edificações; Estado de saúde; Instalações.
	
	
	Personalidade; Percepção; Fatores ambientais; Equipamentos; Instalações.
	
	
	Personalidade; Percepção; Fatores ambientais; Motivação; Estado de saúde; Etc.
	
	
	Motivação; Estado de saúde; Instalações; Sensação; Edificações, Etc.
	
	
	Percepção; Fatores ambientais; Estado de saúde, Mobiliário.
	
Explicação:
Embora a ciência busque explicar a individualidade, a subjetividade humana não permite a previsão de cem por cento da conduta humana,
		
	Gabarito
Coment.
	
		
	Gabarito
Coment.
	
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Psicologia nos ajuda a esclarecer várias questões relacionadas ao comportamento individual, bem como às relações interpessoais, tão importantes na gestão contemporânea.  Podemos dizer que:
I. Estudar o comportamento significa observá-lo em seu curso, o que envolve inúmeras variáveis.
II. A Psicologia é a ciência que viabiliza o aprendizado a cerca do autoconhecimento, do ajustamento social e da identificação das diferenças individuais.
III. A Psicologia é a ciência que viabiliza o aprendizado a cerca da aquisição de habilidades sociais, da administração de conflitos e da gestão de pessoas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	
	
	I, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
Explicação:
Conforme a web aula mostra alguns autores são consensuais em apontar a Psicologia como a ciência do comportamento, e o estudo do comportamento significa observá-lo em seu curso, o que envolve inúmeras variáveis, assim sendo a Psicologia é a ciência que viabiliza o aprendizado a cerca do autoconhecimento, do ajustamento social, da identificação das diferenças individuais, da aquisição de habilidades sociais, da administração de conflitos, da gestão de pessoas, e outros. As três afirmativas estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O método filosófico de Sócrates propunha trazer à tona luz, fazer nascer amparado pela razão. Partia de perguntas feitas às pessoas, fazendo com que fizessem surgir as suas próprias ideias. O Método em questão é:
	
	
	
	Teológica
	
	
	Prognóstica
	
	
	Agnóstica
	
	
	Propedêutica
	
	
	Maiêutica
	
Explicação:
A maiêutica é o método dialético criado por Sócrates durante o século IV a.C, e que visa a elucidação do verdadeiro conhecimento sobre determinado assunto, a partir da reflexão sobre as respostas obtidas de perguntas aparentemente simples e ingênuas que reforça o conheça-te a ti mesmo.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Dentre os principais filósofos da fase inicial (pré-científica) da Psicologia, caracterizada como período antropocêntrico, que viveram na Idade antiga (Grécia) e se preocupavam em entender e compreender o homem e sua essência, encontram-se:
	
	
	
	Sócrates, Platão e Aristóteles
	
	
	Tales de Mileto, René Descartes e Heráclito de Éfeso
	
	
	René Descartes, Sigmund Freud e John Watson
	
	
	Platão, Aristóteles, Freud e Jung
	
	
	São Tomás de Aquino e Santo Agostinho
	
Explicação:
Esses foram os filósofos inciais para os estudos da Psicologia.
		
	Gabarito
Coment.
	
		
	Gabarito
Coment.
	
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Psicologia nasceu da Filosofia, mas só se tornou ciência em 1879. Sobre a Psicologia Científica pode-se afirmar que:
	
	
	
	A Astrologia pode ser considerada Psicologia Científica por estudar o comportamento humano através da posição dos astros.
	
	
	A Gestalt e o Behaviorismo são anteriores à Psicologia Científica.
	
	
	A Psicanálise não se configura como Psicologia Científica
	
	
	A observação e a experimentação proporcionaram uma identidade à Psicologia através de Wundt, que implantou o primeiro laboratório de Psicologia na Alemanha, sendo assim, o fundador da nova ciência da psicologia. 
	
	
	O Estruturalismo não se configura como Psicologia Científica
	
Explicação:
A psicologia surgiu como uma disciplina específica na Alemanha na segunda metade do século XIX. Atribui-se geralmente a Wundt o título de fundador da psicologia como ciência experimental.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Muitos são os estudos sobre a Psicologia. O seu percurso histórico trouxe várias conceituações a ciência psicológica, porém, podemos dizer a Psicologia é a ciência que viabiliza aprendizados acerca... I- Do ajustamento social; II-Autoconhecimento; III- Da estatística; IV- Da identificação das diferenças Individuais. Quais alternativas estão corretas?
	
	
	
	II, III e IV
	
	
	I, II e IV
	
	
	I, II, III
	
	
	II e III
 
	
	
	I e II
	
Explicação:
Psicologia é a ciência que viabiliza aprendizados acerca: Do autoconhecimento; Do ajustamento social; Da identificação das diferenças individuais; Da aquisição de habilidades sociais; Da administração de conflitos; Da gestão de pessoas; Etc.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Podemos dizer que o senso comum é algo muito forte na descrição do comportamento humano. Temos o costume de julgarmos o outro pelas nossas próprias experiências. Porém, o avançar desse pensamento recebe muitas contribuições de qual exemplo abaixo?
	
	
	
	Livros de autoajuda
	
	
	Estudos científicos
	
	
	Conflitos organizacionais
	
	
	Fofocas
	
	
	Desavenças familiares
 
	
Explicação:
A banalização das explicações sobre o comportamento humano lota as prateleiras de livros sem escopo científico e de títulos de autoajuda que reforçam o uso do senso comum pela população em geral. Este uso reforça a ideia de previsão da conduta. O que não permite ter controle total sobre os eventos são as chamadas condições variáveis.