Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
1 teoria especiais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No multiculturalismo ocorre o reconhecimento das diferenças, as quais coexistem em um mesmo país ou região. A convivência entre povos com diferentes culturas, valores e tradições contribuem para o diálogo e para uma vida pacífica entre as diversas culturas.
Sobre o multiculturalismo, analise as sentenças a seguir:
I- O movimento multiculturalista surgiu em grande escala nas sociedades em que o direito à diversidade cultural foi historicamente negado, por exemplo, no Estados Unidos.
II- O termo multiculturalismo é antigo, sua utilização ocorreu pela primeira vez na Inglaterra, no século VII.
III- O Direito à Diferença e a Diminuição das Desigualdades são temas centrais para o multiculturalismo.
IV- O processo de colonização do Brasil e EUA favoreceu o multiculturalismo, pois houve opressão das tribos indígenas que ali estavam.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	A vivência da cidadania envolve atitudes que vão desde o simples gesto de não jogar resíduos na rua ao respeito ao próximo em todos os seus aspectos. Assim, o cidadão se sente mais digno em sua vida e reconhece seus direitos e deveres perante a sociedade. Sobre a cidadania, analise as sentenças a seguir:
I- Ser cidadão é buscar uma vida digna, respeitando a dignidade do próximo.
II- A participação da população tanto em eleições como em decisões em espaços democráticos é característica da cidadania.
III- O direito ao voto é uma forma do cidadão escolher seus representantes, os quais devem governar para si mesmos.
IV- A cidadania deve ser conquistada cotidianamente, de modo a promover a vivência de direitos e deveres que beneficiem a sociedade. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	A democracia é compreendida como um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria sociedade, podendo ser exercida de formas distintas. No Brasil, o povo participa democraticamente, por meio do voto, elegendo seu representante político nas diversas esferas governamentais. Sobre como essa forma de democracia ocorre em nosso país, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Indireta.
	 b)
	Deliberativa.
	 c)
	Direta.
	 d)
	Participativa.
	4.
	Grandes desigualdades raciais e étnicas continuam existindo na sociedade brasileira (especialmente com relação a alguns grupos específicos, tais como a população indígena, a população afrodescendente, os quilombolas, a população carcerária e a população rural). A literatura especializada mostra que há forte correlação entre a origem étnica e as oportunidades educacionais. Estas coexistem lado a lado com desigualdades sociais e regionais, contribuindo, assim, para a exclusão educacional de um número considerável de jovens e adultos. O texto evidencia a necessidade de novas políticas públicas para promover a inclusão escolar para todos. Com relação às propostas para melhorar o acesso à escola, analise as sentenças a seguir:
I- Oportunizar transporte público de qualidade aos estudantes, especialmente para os de bairros mais distantes das escolas.
II- Acolher os deficientes físicos na escola, oferecendo infraestrutura adequada para sua acessibilidade.
III- Priorizar a qualidade do ensino, reduzindo o salário dos professores e aumentando as despesas com livros impressos.
IV- Promover o resgate de nossa própria humanidade, no sentido de reconhecer que somos responsáveis uns pelos outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/inclusive-education/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	5.
	A cultura é entendida como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. Através da cultura, podemos observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. A cultura pode ser estudada a partir das seguintes concepções: erudita, popular e de massa. Sobre a cultura erudita, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É proveniente de estudos, pesquisas e que geralmente está associada às instituições acadêmicas.
	 b)
	Tem relação com o consumismo e a obesidade e está relacionada aos costumes mais comuns em uma roda de conversa.
	 c)
	Está relacionada ao que pertence à maioria do povo e que não é ensinada necessariamente em espaços formais de educação, como o folclore e a dança.
	 d)
	Surge com as novas tecnologias e com os meios de comunicação, como: jornais, televisão, rádio, cinema, música e internet.
	6.
	Diante do caráter plural de nossas sociedades e das complexas relações estabelecidas socialmente, vivemos em uma sociedade dividida em classes, em que a luta pela manutenção ou superação das divisões sociais é constante. Nesse sentido, devemos lutar em favor da inclusão escolar, com currículos mais inclusivos, abertos às diferenças sociais, psíquicas e físicas. Sobre a Educação Inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escola é fundamental na construção de novos tempos na educação, contribuindo para formar alunos não conformistas.
(    ) A escola deve formar alunos questionadores, reagentes e competentes, aptos a rejeitar concepções como o individualismo.
(    ) Na Educação Inclusiva, a escola deve se pautar na lógica da repetição alienante das atividades.
(    ) A partir da inclusão escolar, podemos ter uma educação voltada para a harmonização da convivência social, direcionando os saberes para produzir agentes econômicos, principalmente em países subdesenvolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	Quando se fala em ética, sempre nos referimos aos políticos, mas os empresários também deveriam ter, pois, depois das operações da Polícia Federal, a ?Lava Jato" e o "Petrolão?, ocorrido em 2015, mostraram que ambas as partes não possuem o compromisso com a população, a ganância por mais dinheiro atropela toda as expectativas da ética e da moral. As escolhas entre o correto e o errado dependem de nós mesmos, cabe escolher o caminho a seguir. Representando as nossas escolhas entre o correto e o incorreto ou o que se pode dizer entre a ética e a corrupção, observe a charge sobre as ideias que podem representar esse perfil de pessoas, o que ela transmite com relação aos dias atuais, e analise as afirmativas a seguir:
I- Considera-se a ética como um recurso de induzir as pessoas a fazer as coisas erradas.
II- Pode-se considerar que a ética estuda a moral através de nossas escolhas, valores, desejos, atitudes e sentimentos.
III- As crenças sobre a ética se destacam apenas nas escolhas do tipo de religião sobre a sociedade.
IV- A ética tem a função de apresentar formas para melhorar o comportamento de cada indivíduo ou grupo social. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://blogueirodobem.zip.net/images/ilustaetica.gif>. Acesso em: 10 ago. 2015.
(Bem = Ética) x (Mau = Corrupção)
	
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	8.
	O multiculturalismo significa a existência de grupos de diversas culturas, assim como o embate político, econômico e social travado pelos
Página12