Buscar

2 teoria especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Nossa necessidade de comunicação vem desde nossos ancestrais. Com os meios de comunicação cada vez mais tecnológicos, essa comunicação vem se tornando cada vez mais fácil. Um dos pontos que podemos ressaltar é a formação de comunidades virtuais entre alunos e professores, a fim de tirar dúvidas e compartilhar conhecimento. Para que essas comunidades sejam um ambiente em que é possível a troca de conhecimento, é preciso dar atenção para alguns pontos. Com relação a esses pontos, analise as sentenças a seguir:
I- É preciso que o professor utilize atividades que estimulem o raciocínio e a discussão dos alunos envolvidos. 
II- É preciso que o professor utilize todos os tipos de tecnologias, principalmente as mais sofisticadas.
III- São os alunos envolvidos no grupo que devem decidir os prazos de entrega dos projetos e atividades propostas pelo professor.
IV- É preciso que o professor esclareça todas as normas tanto de comunicação do grupo como de postura dos alunos no grupo ao qual pertencem.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	Na comunicação de massa temos a disseminação de informações por meio da TV, jornais, rádio, cinema e internet, os quais formam o que chamamos de mídia, chegando a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. Sobre a comunicação de massa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A comunicação de massa engendra um tipo de comunicabilidade do "entre nós", que se reporta aos telespectadores, ouvintes e aos brasileiros, em geral, gerando a ilusão de pertencerem a uma comunidade.
(    ) A comunicação de massa caracteriza-se pela divisão entre a figura do emissor e a do receptor autorizado e pela negligência do monopólio comunicativo e do cerceamento de práticas populares.
(    ) A comunicação de massa fundamenta-se na premissa de que tudo pode ser mostrado e dito, não estabelecendo critérios sobre quem pode dizer e quem pode ouvir.
(    ) O receptor autorizado tem um espaço da fala para opinar e contradizer, não sendo necessário que suas funções sejam definidas na estrutura do campo comunicativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	Foi apresentada como alternativa frente às crises que emergem das políticas neoliberais, propondo uma espécie de humanização do capitalismo, nos aspectos do malefício do Estado neoliberal e da sociedade de livre mercado. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Globalização.
	 b)
	Mundialização.
	 c)
	Democracia.
	 d)
	Terceira via.
	4.
	O trabalho pode ser definido como uma atividade coordenada de caráter físico ou intelectual, necessária a qualquer tarefa, no exercício de profissão. Sobre o trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No século XIX, a produção capitalista, que introduziu a máquina a vapor e a modernização dos métodos de produção, desintegrou costumes e introduziu novas formas de organização da vida social.
(    ) As linhas de montagem, a produção em série e o consumo em massa (fordismo e taylorismo) geraram a produção de poluição e impactos ao meio ambiente.
(    ) A maquinização e a mecanização da produção conferiram ao trabalhador a percepção da perda do saber fazer. Diante disso, o trabalhador se sentiu pressionado a se adaptar para poder operar as máquinas que estavam sendo introduzidas nos espaços de trabalho.
(    ) A separação e a especialização da produção fizeram com que o produtor pudesse reconhecer melhor a totalidade do produto depois de pronto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	Mesmo tendo uma relação de emprego, a atividade informal é preocupante. O trabalhador não conta com benefícios importantes quando sofre um acidente ou adquire uma doença ocupacional. A falta de emprego e o excesso de burocracia para consolidar o próprio negócio levam empregador e empregado a procurarem a informalidade. Sobre o trabalho informal, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Inclui as atividades que ocorrem de forma coletiva e em estruturas suprafamiliares, a chamada economia solidária.
	 b)
	Ocorre nas experiências de trabalho artesanal e prestação de serviços.
	 c)
	Envolve intensa dedicação de mão de obra, de caráter temporário.
	 d)
	Geralmente apresenta elevado montante de capital envolvido.
	6.
	A contratação de uma ou mais empresas para executar, dentro da "empresa-mãe", tarefas anteriormente realizadas por trabalhadores contratados diretamente por ela, bem como o processo pelo qual uma empresa deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por trabalhadores diretamente contratados e as transferem para outra empresa. Sobre como é chamado esse processo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Quarteirização.
	 b)
	Terceirização.
	 c)
	Trabalho informal.
	 d)
	Trabalho ilegal.
	7.
	Órgãos como sociedades, associações, fundações, institutos, ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fazem parte de um setor instalado como alternativa no sentido de intermediar, gerenciar e prestar serviços de interesse público em situações que outros setores não alcançam. Sobre esse setor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Primeiro setor.
	 b)
	Setor privado.
	 c)
	Setor público.
	 d)
	Terceiro setor.
	8.
	A urbanização é um processo constitutivo e transformador da organização espacial e, num contexto de globalização, comporta fenômenos que dão origem a configurações espaciais distintas. A globalização, por sua vez, distingue-se por acentuar e concentrar dinamismo, não só na origem dos investimentos e das decisões de mercado, como nos locais de destino dos fluxos de diversas naturezas. A respeito da temática da urbanização e globalização, analise as sentenças a seguir:
I- O início do fenômeno da globalização pode ser associado às grandes navegações do século XV, onde o comércio entre os continentes passou a se intensificar.
II- A economia global capitalista estimulou a intercomunicação entre as pessoas nas diversas localidades do planeta, contudo está padronizando os desejos de consumo, reduzindo as fronteiras e os valores morais tradicionais.
III- Alguns teóricos criticam o modelo da globalização focado na economia, considerando que esta concepção promove o consumismo, o individualismo e o ter a qualquer custo.
IV- O aumento da urbanização no Brasil ocorreu no final da segunda grande Guerra Mundial, pois a partir de então o país se tornou independente e o êxodo rural deixou de ocorrer.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ibge.gov.br/apps/arranjos_populacionais/2015/pdf/publicacao.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	9.
	A ciência apresenta características que a fazem singular, utilizando linguagem própria, clara e objetiva. O conhecimento gerado pela ciência distingue-se por um alto grau de certeza, sendo dotado de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. As teorias, os métodos e as técnicas, bem como os produtos, contam com ampla aprovação quando considerados científicos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ciência está baseada em métodos e fundamentos epistemológicos.
(    ) A ciência nãoé cumulativa, ou seja, é comum o descarte de informações ou dados obtidos previamente.
(    ) A ciência é computável, permite o devido registro de informações ou dados.
(    ) O conhecimento científico também avança pelo campo da prática e não só pelo patamar teórico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	Cada vez mais as individualidades dos povos se afloram nos momentos de crises, pois as empresas e as pessoas buscam a sobrevivência perante as dificuldades que o país apresenta através da fragilidade do crescimento econômico. É nesse momento que as empresas buscam recursos financeiros e estratégias inovadoras para se manterem no mercado competitivo. Não diferente das pessoas, que se integram às mudanças de acordo com o que o momento propõe. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O individualismo é um fator de regressão para o crescimento profissional.
II- É apenas nos momentos de crise que existe o individualismo profissional.
III- As pessoas e as empresas são totalmente indiferentes às crises mundiais.
IV- O crescimento econômico não depende da boa administração do governo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
Parte inferior do formulário

Outros materiais