prova apuração jornalistica 2
5 pág.

prova apuração jornalistica 2


DisciplinaTécnicas de Apuração e Pesquisa Jornalística45 materiais688 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Que tipo de pauta é produzida pontualmente em função de uma agenda ou um evento determinado?
	
	
	
	Factual
	
	Polêmica
	 
	Não factual
	 
	Sazonal
	
	Diversificada
	Respondido em 03/06/2020 16:27:30
	
	          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Alguns fatos e datas são recorrentemente pautas programáveis, outros são acompanhados jornalisticamente pela própria concepção do produto jornalístico. Sobre isso, assinale a alternativa que lista pautas recorrentes por seu intrínseco caráter jornalístico
	
	
	
	Manifestações, greves e informes sindicais internos
	
	Discussões populares em redes sociais, atividades de ONGs
	
	Anúncios de governos, anúncios internos e externos de empresas e avaliações de políticos locais sobre cenários nacionais/internacionais
	 
	Anúncios de lançamento de produtos, festas locais e jogos de diferentes esportes amadores ou profissionais
	 
	Investigações, acidentes graves, anúncios governamentais
	Respondido em 03/06/2020 16:28:17
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Com relação aos instrumentos de pesquisa, uma das maneiras de conseguir informações para posterior produção de material jornalístico é ouvir e ler a concorrência. Pela étíca jornalística é permitido:
 A - Reproduzir parcial ou totalmente uma informação da concorrência sem mencionar a fonte.
 B - Reproduzir parcial ou totalmente a informação da concorrência mencionando a fonte.
 C - Refazer/reescrever a informação da concorrência sem novos dados sem mencionar a fonte.
 D - Refazer/reescrever a informação da concorrência com novos dados sem mencionar a fonte.
 E - Nunca reproduzir uma informação veiculada pela concorrência.
Assinale a opção correta:
	
	
	
	Estão incorretas as opções B, C e E
	 
	Estão incorretas as opções A, C e E
	
	Estão incorretas as opções A, B e D
	
	Estão incorretas as opções B, C e D
	
	Todas as opções estão incorretas
	Respondido em 03/06/2020 16:29:15
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A respeito da identidade das fontes e da forma de como se relacionam com os jornalistas, Mauro Wolf aponta quatro fatores determinantes. São eles:
I - Incentivos; poder da fonte; capacidade de fornecer informações credíveis e proximidade social e geográfica em relação aos jornalistas.
II - Eloquência das fontes; capacidade de articular as informações; proximidade com o fato; relevância social.
III - Distanciamento sobre o fato; legitimidade; poder de persuasão; proximidade social e econômica em relação ao fato.
Assinale:
	
	
	
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	 
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	Respondido em 03/06/2020 16:51:56
	
	          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A ética se impõe ao jornalista que deve:
I) Buscar e relatar a verdade;
II) Minimizar os danos;
III) Agir com independência;
IV) Ser responsável.
Uma realidade na qual a imprensa não possui autonomia econômica, o que a obriga receber recursos estatais sob a forma de patrocínio fica(m) prejudicado(s), principalmente, o (s) item (ns):
	
	
	 
	 II e III.
	
	III e IV
	 
	I e III.
	
	IV
	
	 I e II.
	Respondido em 03/06/2020 16:50:43
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, 
	
	
	
	O jornalista deve se alinhar sempre aos valores empresariais, corporativos para posteriormente tomar como referência os universais e o código de ética, em nome da pluralidade de informações
	 
	É dever do jornalista defender os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos
	
	O jornalista deve defender as instituições públicas e privadas e a soberania nacional 
	
	A busca por pluralidade de fontes é uma máxima, mas não deve ser buscada sempre, já que em algumas reportagens específicas, o depoimento institucional é, por si só, cumpridor da necessidade do jornalismo
	
	O sigilo de fonte está sujeito às diretrizes das telecomunicações do país
	Respondido em 03/06/2020 16:35:13
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O conceito de fait-divers, introduzido pelo semiólogo Roland Barthes, pode ser entendido no contexto referente ao sensacionalismo presente nos meios de comunicação. Em relação ao conceito de fait-divers, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	Configura-se como uma informação parcial, que desperta a curiosidade do receptor no sentido de completá-la a partir da interação com o veículo noticioso.
	
	Desperta o interesse do receptor, a partir de seu repertório cultural, oferecendo um cenário sensacional com diversas opiniões sobre um mesmo assunto de interesse público.
	
	Dá oportunidade ao receptor de tornar-se produtor da notícia, visto que trata de assuntos ligados à criminalidade em locais onde jornalistas não são bem-vindos.
	
	É um signo que, devido à alta carga informacional, necessita do contexto sociocultural para ser interpretado, atraindo o receptor para notícias relevantes historicamente.
	 
	Aborda escândalos, curiosidades e bizarrices como uma informação total, dispensando o conhecimento prévio para ser consumido e não remetendo a nada além dela mesma.
	Respondido em 03/06/2020 16:37:39
	
	          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	As agências de fact checking, ou checagem, têm tido uma atuação cada vez mais visível e efetiva em diversas partes do mundo. A esse respeito, observe as alternativas abaixo e assinale V nas verdadeiras e F nas falsas:
	
	
	
	O marco inicial desse trabalho se dá em 1991, quando o  jornalista da CNN Brooks Jackson teve que checar os discursos dos candidatos à presidência George W. Bush e Bill Clinton. Os anúncios eleitorais dos candidatos foram verificados e receberam um carimbo no qual, de acordo com a precisão da informação, aparecia escrito "verdadeiro¿ ou ¿falso¿.
	 
	A checagem se torna uma prática recorrente no jornalismo na medida em que ocorre mais demandas por coberturas em tempo real e a redução do número de jornalistas nas grandes redações, que acabaram fazendo com que a apuração rigorosa nem sempre fosse cumprida.
	 
	No Brasil, as ações de checagem remotam à decada de 1950, quando os jornais passaram por uma série de mudanças, visando modernizar o processo de produção da notícia. O Globo e Jornal do Brasil foram os primeiros jornais que adotaram esse recurso.
	
	A Folha de S. Paulo foi reponsável por uma das primeiras iniciativas no Brasil, em 2010, quando criou o mentirômetro e o promessômetro.
	
	Em 2003, o jornalista Brokk Jackson fundou o FactCheck.org, primeiro site dedicado à checagem de informações. O objetivo central eram as eleições norte-americanas que ocorreriam em 2004.
	Respondido em 03/06/2020 16:49:16
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A internet ajudou a redefinir as práticas jornalísticas. Com múltiplos canais disponíveis para divulgação de notícias e modelos colaborativos, há um jornalista que não apenas seleciona as notícias, mas agrega à sua produção e distribuição de conteúdo, a contribuição dos usuários dos meios digitais. Essa prática é discutida pela teoria do:
	
	
	
	Newsmaking
	
	Gatekeeper
	
	Espiral do silêncio
	
	Agendamento
	 
	Gatewatching
	Respondido em 03/06/2020 16:44:13
	
	          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Com relação aos instrumentos utilizados pelas Assessorias de Comunicação, leia as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I- Press release é a notícia enviada a um único jornalista, escolhido de acordo com a perfil do profissional ou do veículo em que este profissional trabalha, sendo o envio, geralmente, precedido de um consentimento dado pelo jornalista.
II- Entrevista coletiva ocorre por convite enviado a todos os veículos de comunicação da área de interesse da organização, geralmente quando há um fato relevante a ser anunciado.
III- Nota exclusiva é o material oferecido, em linguagem jornalística, pela assessoria de imprensa aos jornalistas com sugestões de temas