Buscar

Estudo de Caso Apple

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso de Harvard: A Apple Inc. em 2012 
 
 
Referência: Yoffie, David B.; Slind, Rossado Penelope; Harvard Business School – 714 – p01.agosto.14.2012
p01.agosto.14.2012 
 
 
Texto do Fichamento: Apple em constante inovação.
Fichamento de Estudo de Caso 
 
 
 
MARKETING ESTRATÉGICO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA 
 
Tutor: Prof. Arnaldo Paulo Mende 
 
 
 
Rio de Janeiro 2019
 
 
 
Desde o início da história a Apple, tem sido marcada por grande criatividade e inovação orientada para seu cliente. Empresa fundada em 1976, surgida da sociedade entre duas pessoas, sendo no início uma empresa de fundo de quintal, lançando no ano seguinte ao seu surgimento o Apple II, o primeiro computador pessoal do mundo. 
Em virtude das rápidas mudanças nos gostos dos consumidores, na tecnologia e na concorrência, as empresas precisam desenvolver um fluxo constante de novos produtos e serviços. 
Elas podem obter novos produtos de duas maneiras pela aquisição ou por meio do desenvolvimento de novos produtos. Com tudo, as inovações podem ser bastante arriscadas. 
Em meados de 1981 a empresa sentiu-se ameaçada com o surgimento da IBM, uma empresa que possibilitava ser reproduzida por outros fabricantes, enquanto o sistema da Apple não permitia. 
Entre 1983 e 1984 a empresa entrou em crise, sendo assim afastaram Steve Jobs da função operacional. John Sculley foi nomeado em seu lugar durante 10 anos, realizando assim diversas mudanças na filosofia, cultura, forma de agir da organização, ocasionando perda na posição no mercado de computadores. 
Jobs neste momento então fundou a Pixar Animation Studios, mas tarde em 2006 seria comprado pela Walt Disney Company, empresa responsável pela animação do filme Toy Sory. A PIxar tornou-se uma empresa com capital aproximado em U$ 1,1 bilhão. 
A Apple cresceu rapidamente, sendo que em 1985, tinha 60 milhões de ações negociadas em bolsa. 
Em 1993 Michael Spindler foi nomeado o novo CEO, com objetivo de um crescimento internacional, tendo o mercado chinês o principal alvo. 
Mesmo com essa tentativa de crescimento os problemas continuaram a crescer e a Apple declarou um prejuízo de U$ 69 milhões de dólares e muitas demissões. 
A Apple teve grande evolução no mercado, tendo seu capital avaliado em U$ 8 bilhões de dólares e m 2004. Em 2009 passou para U$ 75 bilhões e em 20 13 esse valor cresceu para U$ 600 bilhões, se tornando a empresa de maior capital de todos os tempos. No ano de 2001 lançou o iTunes e o iPod, no ano de 2007 lanço o iPhone e em 2010 o iPad. Dentre os grandes f eitos deste século está o lançamento em abril de 2003 do iTunes, que foi o primeiro serviço de música online legalizado, com acordos com as cinco maiores gravadoras. 
Este serviço apesar de inicialmente estar disponível apenas para usuários do Macintosh vendeu mais de um milhão de músicas. 
Jobs realmente acreditava que o importante não era o dinheiro, mas criar algo inovador. 
E para fazer algo assim ele precisava inovar a si mesmo! No momento em que Jobs deixou a posição de CEO da Apple, surgiram muitas dúvidas se a capacidade de inovação da empresa é uma competência organizacional ou produto de sua inspiração. 
Não houve até agora melhor exemplo de eficiência em gestão da inovação. 
Independente do seu tempo, natureza ou frequência do contato com a Apple, o legado de Jobs será lembrado por todos que de alguma forma conheceram a empresa da maçã. 
A Apple de fato é uma das mais respeitadas e admiradas empresas do mundo, 
conhecida, pela sua capacidade de inovar, tendo uma grande variedade de produtos. 
Este fato permitiu que a Apple passasse a ser conhecido como uma em presa inovadora e não apenas uma fabricante de computadores. Mudando seu nome em 2007 de “Apple Computer” para “Apple In c.”. Esse foco em inovação tem sido vital para que a empresa se mantenha competitiva em um mercado de ampla concorrência.

Continue navegando