A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AV I Formação e Desenvolvimento de Coleções

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:572207) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18191921
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O bibliotecário, durante a realização das suas atividades na formação e desenvolvimento de coleção, se depara com os termos coleção e acervo, que são termos com significações distintas, desde o início das atividades biblioteconômicas e do desenvolvimento de coleções. Sobre o desenvolvimento de coleções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O desenvolvimento de coleções é um processo decisório e um conjunto de atividades que carecem de um planejamento.
(    ) O desenvolvimento de coleções é um processo que perpassa por algumas etapas definidas como: estudo de comunidade, atividades de seleção e aquisição, avaliação e desbastamento e descarte.
(    ) O desenvolvimento de coleções é considerado um ciclo, ou seja, ininterrupto, com atividades regulares e contínuas, respeitando a especificidade de cada tipo de unidade de informação em função de seus objetivos e seus usuários.
(    ) As atividades do desenvolvimento de coleções devem desenvolver um coleção voltada às áreas de interesse dos seus usuários, levando em consideração as características da instituição a que está inserida (área de atuação).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	A formação e o desenvolvimento de coleções envolvem questões sociais, éticas e políticas que permeiam as decisões técnicas do bibliotecário. Além disso, o profissional precisa conhecer algumas características do processo de formação e desenvolvimento de coleções. Sobre o processo de formação e desenvolvimento de coleções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conhecer as necessidades da comunidade. 
(    ) Pensar em políticas de seleção e de aquisição de itens bibliográficos. 
(    ) Avaliar periodicamente a pertinência da seleção dos itens bibliográficos. 
(    ) Incluir estratégias de preservação dos itens bibliográficos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	3.
	A formação e o desenvolvimento de coleções é um processo que requer planejamento e conhecimento da unidade de informação, bem como do seu cenário interno e externo. Sobre esse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O processo tem por característica ser ininterrupto, sem começo ou fim, tendo necessariamente que se tornar uma atividade rotineira das bibliotecas, garantia única para sua total efetividade.
(    ) Mais que um conjunto de atividades e etapas, o processo de formação e desenvolvimento de coleções envolve a gestão das informações de interesse das diversas áreas.
(    ) A gestão de um acervo vai além da sua localização, agrupamento e conservação de títulos. Isso inclui também traçar metas que levem em consideração os objetivos da instituição, as demandas informacionais existentes e potenciais, o contexto social, político e econômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VERGUEIRO, W. Seleção de materiais de informação. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 1998.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - V.
	4.
	O acervo de biblioteca é composto por diversas coleções que refletem tipos de fontes de informação específicas. Essas fontes, frequentemente, são categorizadas como primárias, secundárias e terciárias. Sobre as fontes de informação, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Fontes primárias.
II- Fontes secundárias.
III- Fontes terciarias.
(    ) São os conteúdos que vêm diretamente das fontes com originalidade.
(    ) São as que subsidiam o leitor na pesquisa de fontes primárias e secundárias.
(    ) São aquelas que possuem informações baseadas nos documentos primários e são arranjadas segundo um plano definitivo que acaba por guiar o leitor aos documentos primários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	5.
	O profissional da informação responsável por gerir uma coleção deve possuir conhecimento da unidade de informação que atua, dos seus usuários, dos recursos financeiros e humanos, da missão, objetivos, valores, prioridades e o alinhamento com a organização mantenedora da biblioteca. Oliveira (2019) destaca algumas responsabilidades inerentes ao profissional da informação. Sobre as responsabilidades dos bibliotecários, analise as seguintes afirmativas: 
I- Redigir e revisar políticas de desenvolvimento de coleções.
II- Promover o marketing das coleções e recursos.
III- Selecionar materiais em meios físicos para aquisição e acesso.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Andrie Bezerra de. Auditoria de inteligência para a gestão de coleções na biblioteca da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 2019. 213f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento), Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	A política de desenvolvimento de coleções é elaborada de forma didática, para facilitar o seu entendimento. Nesse sentido, ela precisa abranger alguns elementos. Sobre os elementos da política de desenvolvimento de coleções, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Pré-textuais.
II- Textual. 
III- Pós-textual.
(    ) Referências bibliográfica.
(    ) Qualitativas (métodos e responsáveis).
(    ) Sumário.
(    ) Prioridades (definidas segundo orçamentos e objetivos estabelecidos).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I - II.
	 b)
	II - I - III - I.
	 c)
	I - III - II - III.
	 d)
	III - II - I - III.
	7.
	As bibliotecas têm seus acervos compostos por diversos tipos de coleções com tipos de fontes de informação específicas. Essas fontes são denominadas como primárias, secundárias e terciárias. Sobre as fontes de informação, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Fontes primárias.
II- Fontes secundárias.
III- Fontes terciarias.
(    ) Formam as coleções de bibliografia, de guias de bibliográficos e de revisões de literatura.
(    ) Formam as coleções de legislação, de normas técnicas, de patente, de periódicos, de projetos de pesquisas em adiantamento, de relatórios técnicos, de teses e dissertações.
(    ) Formam as coleções de manuais, as coleções científicas, base de dados, coleções bibliografias e de biografias, catálogos de bibliotecas, coleções de dicionários bilíngues e multilíngues e de enciclopédias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	I - III - II.
	8.
	O desenvolvimento de coleções vem sendo tratado de forma mais assertiva desde a segunda metade do século passado, tanto no campo prático como teórico da Biblioteconomia. Sobre o desenvolvimento de coleções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A gestão de coleções engloba diversas ações e têm como objetivo principal disponibilizar as fontes de informação para os seus usuários.
(    ) O acervo bibliográfico não corresponde ao montante total dos livros de uma biblioteca, podendo compreender diversas coleções diferentes.
(    ) A gestão da formação e do desenvolvimento do acervo, enquanto processo, sempre foi atividade presente nas bibliotecas do século XX.
(    ) O desenvolvimento de coleções é um processo cíclico

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.