Gestão da qualidade de produtos e processos prova 1
5 pág.

Gestão da qualidade de produtos e processos prova 1


DisciplinaGestão da Qualidade de Produtos e Processos710 materiais1.155 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Gestão da Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637292) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	19332825
Parte superior do formulário
	1.
	Um dos aspectos-chave para a melhoria da qualidade consiste na adequação da mentalidade da administração. A gestão deve ser baseada no conhecimento e no empenho e deve assegurar a correta comunicação entre os envolvidos. Os custos da não qualidade se relacionam ao fato de não se fazer o trabalho correto desde a primeira vez. Com relação à melhoria da qualidade, analise as sentenças a seguir:
I- Para que se obtenha sucesso, a empresa deve fornecer a estrutura necessária para o desenvolvimento contínuo de melhorias.
II- Cabe aos gestores o desenvolvimento de processos que busquem a motivação e o treinamento dos colaboradores, visando à identificação de oportunidades de melhorias.
III- Para que o processo de melhoria da qualidade seja funcional, é necessário identificar e classificar as oportunidades de melhoria.
IV- O papel dos gestores no processo de melhoria da qualidade se restringe à delegação das atividades planejadas aos seus subordinados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV somente estão corretas.
	
	c) As sentenças I e IV somente estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	É importante para as organizações a implantação de uma cultura de prevenção dos problemas, ao invés de apenas resolvê-los. Essa forma de abordagem dos problemas é contemplada em diversas ferramentas da qualidade. No que consiste o método Poka Yoke desenvolvido pelo engenheiro japonês Shigeo Shingo?
	
	a) Aplicação de mecanismos para controlar a ocorrência, repetição ou reincidência do defeito, tendo como foco evitar a ocorrência de erros humanos.
	
	b) É uma ferramenta do Just-in-Time utilizada para ?puxar? a produção. Após a aplicação do método, é esperado um aumento na produtividade.
	
	c) É uma ferramenta para identificar causas potenciais dos motivos de parada de um determinado processo. Utiliza um formulário específico ou papel milimetrado.
	
	d) É um dispositivo criado para assegurar que a primeira peça que entra seja a primeira que saia, valendo-se, para isso, de mecanismos automáticos de controle de qualidade do produto acabado.
	 
	 
	3.
	De acordo com Calarge e Davanso (2004), o erro humano constitui um objeto de grande preocupação nos processos de fabricação, pois afeta desde a concepção dos sistemas produtivos até a parte operacional. Tendo como base essa observação, é interessante e importante a criação e utilização de dispositivos à prova de erros, o que envolve a aplicação da técnica Poka-Yoke. Qual dos gurus da qualidade foi o responsável pela criação desse método?
FONTE: CALARGE, F. A. et. al. Conceito de Dispositivo à Prova de Erros Utilizados na Meta do Zero Defeito em Processos de Manufatura. Revista de Ciência e Tecnologia. Piracicaba, v. 11, n. 21, p. 7-18, Abr. 2004.
	
	a) Shigeo Shingo.
	
	b) Willian Deming.
	
	c) Josepf Juran.
	
	d) Kaoru Ishikawa.
	 
	 
	4.
	Gomes (2006) coloca a ênfase no controle estatístico da qualidade e no controle dos custos como parte integrante do sistema. Foi o primeiro a propor uma abordagem dos custos da qualidade, classificando os custos em três categorias: falhas (internas e externas), prevenção e avaliação. Propôs a trilogia da qualidade: o planejamento, o controle e a melhoria. O controle da qualidade não visa apenas controlar os resultados dos processos, mas também avaliar o próprio planejamento e detectar oportunidades de melhoria. Sobre o controle da qualidade, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: GOMES, J. M. P. Análise do processo "gerir documento". 2006. 157 p. Relatório do Estágio Curricular (Licenciatura em Ciência da Informação) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2006.
	
	a) As ações corretivas fazem parte do processo de controle da qualidade.
	
	b) É função do controle da qualidade confrontar os resultados com as metas estabelecidas.
	
	c) O controle da qualidade é responsável pela avaliação do resultado real da qualidade.
	
	d) O controle da qualidade envolve o desenvolvimento de produtos de acordo com as metas.
	 
	 
	5.
	O chamados Círculos de Controle da Qualidade - CCQ - são conjuntos de colaboradores, que se reúnem regularmente para tratar sobre problemas, defeitos e estudo de soluções. Teve início no Japão em 1962, sendo creditado a Kaoru Ishikawa o seu desenvolvimento. Também é associado a Ishikawa o desenvolvimento do diagrama causa-efeito. De fato, o diagrama causa-efeito é bastante utilizado pelas equipes de CCQ. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a formação da estrutura inicial do diagrama causa-efeito, pode ser aplicada à metodologia 6M. Dessa forma, são classificadas as categorias referentes às causas.
(    ) A metodologia 6M, como o nome sugere, é composta por seis categorias: método, material, mão de obra, máquina, medida e meio ambiente.
(    ) Dentre os elementos presentes em um diagrama causa-efeito, podemos citar: efeito, categoria, causa, planejamento (Plan) e execução (Act).
(    ) Uma das vantagens do diagrama causa-efeito é que ele permite que seja realizado e arquivado um registro visual de toda a análise do problema (efeito).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	6.
	Uma empresa, quando considerada honesta, somente pode sobreviver dentro de uma sociedade se for para contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas, sendo este o seu objetivo principal. Sob este aspecto, a primeira prioridade da empresa são os consumidores. É necessário que eles estejam satisfeitos por um longo tempo após a compra do seu produto ou utilização do seu serviço. Sobre as ações de controle da qualidade, há quatro passos/formas de se alcançar o seu objetivo. Observe esses passos:
I- O custo é um critério importante a ser avaliado. Assim como os custos intermediários, custo de compras, onde o preço deve refletir a qualidade, pois cobra-se pelo valor agregado. 
II- Mede o nível de satisfação de um conjunto de pessoas, pode ser avaliado de tais maneiras, como o índice de absenteísmo, reclamações, comportamentos etc.
III- É um sistema gerencial, que parte do reconhecimento das necessidades das pessoas e estabelece padrões para o atendimento destas necessidades, está diretamente ligada à satisfação do seu cliente interno ou externo.
IV- Sobre uma análise dos critérios de qualidade total, são medidas as condições de entrega dos produtos ou serviços indicadores de atraso, de entregas e quantidades incorretas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência das quatro etapas de Qualidade, Custo, Entrega e Moral:
	
	a) II - IV - I - III.
	
	b) III - I - IV - II.
	
	c) I - II - III - IV.
	
	d) IV - III - II - I.
	 
	 
	7.
	O Diagrama de Pareto, cujo desenvolvimento é atribuído ao economista italiano Vilfredo Pareto, é uma ferramenta de qualidade que apresenta grande utilidade na solução de problemas e tem como base a análise estatística de dados coletados e relacionados com causas e efeitos. Os dados coletados são classificados e organizados em forma gráfica, de forma a obter informações e índices que permitam a análise do problema. Com relação ao Diagrama de Pareto, analise as afirmativas a seguir:
I- O Princípio de Pareto, que deriva dos estudos de Vilfredo Pareto, indica que 20% das causas são responsáveis por 80% dos efeitos.
II- O Princípio de Pareto, que deriva dos estudos de Vilfredo Pareto, indica que 80% das causas são responsáveis por 20% dos efeitos.
III- A partir da análise através desse método, é possível identificar causas principais relacionadas a certos problemas, direcionando ações corretivas.
IV- No Gráfico de Pareto, os itens analisados são classificados de