Buscar

Presente desde a Antiguidade

Prévia do material em texto

Presente desde a Antiguidade, a engenharia hidráulica demonstra a importância da água para a vida humana. Registros mostram o uso da engenharia hidráulica desde os anos 4000 a.C., com diques e canais de irrigação construídos no Egito. Os diques eram grandes reservatórios para armazenar a água e os canais direcionavam o fluxo das águas para regiões distantes, tornando possível utilizar a água na quantidade necessária e no momento certo, solucionando os problemas das cheias e secas da região. Assim como os diques e canais de irrigação, podemos citar como obras da engenharia hidráulica:
		
	
	Pavimentação de rodovias e terraplanagem
	 
	Barragens e portos
	
	Aeroportos e viadutos
	
	Drenagem e pintura
	
	Instalação de chuveiro e assentamento de alvenaria
	Respondido em 14/04/2020 10:02:26
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Canalizar significa modificar ou alterar a seção e/ou o traçado natural de um curso d¿água (rio, ribeirão, córrego etc.). Verifique em quais dos itens abaixo os conceitos estão corretos:
II. Para a canalização a céu aberto com seção geométrica trapezoidal os tipos de revestimentos mais comuns são: Terra, Enroncamento, Gabião, Pedra argamassada com fundo natural, Concreto com fundo natural e Concreto.
II. Para a canalização a céu aberto com seção geométrica retangular os tipos de revestimentos mais comuns são: Gabião, Pedra argamassada, Terra armada e Concreto.
III. Para a canalização a céu aberto com seção geométrica circular os tipos de revestimentos mais comuns são: Terra, Enroncamento, Gabião, Pedra argamassada com fundo natural, Concreto com fundo natural e Concreto.
É(são) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	Somente II está correta.
	
	Somente I está correta.
	
	Somente III está correta.
 
	
	Somente II e III estão corretas.
	 
	Todas estão corretas.
	Respondido em 14/04/2020 10:15:56
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Tanto os canais a céu aberto como os canais fechados apresentam características geométricas particulares que permitem seu dimensionamento, ainda que de modo preliminar. Apesar de se apresentar nas mais variadas formas, busca-se aproximar sua seção transversal de uma área de uma figura geométrica já conhecida, ou pelo menos uma combinação dessas áreas, onde seja possível desmembrá-las e associá-las. Sendo assim, qual o valor do raio hidráulico de um canal a céu averto de seção retangular que possui uma profundidade normal de 3,00 m e uma largura de 12,00 m?
		
	
	1,5 m
	
	0,5 m
	
	2,5 m
	 
	2 m
	
	1 m
	Respondido em 14/04/2020 10:20:41
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os saltos hidráulicos convertem um fluxo supercrítico de alta velocidade (contrária ao fluxo) em um fluxo subcrítico de baixa velocidade (no sentido do fluxo). De modo análogo, uma profundidade supercrítica de baixo estágio (y1) transforma-se em uma profundidade subcrítica de alto estágio (y2). Essas profundidades são conhecidas como profundidade inicial (y1) e profundidade sequente (y2) do salto hidráulico. Analisando um projeto onde há um ressalto hidráulico, a profundidade inicial é igual a 2,50 m e o Número de Froude nessa seção é igual a 1,1, qual será a profundidade sequente?
		
	
	3.0 M
	
	1.45 M
	 
	2,85 m
	
	3.6 M
	
	2,5 M
	Respondido em 14/04/2020 10:35:24
	
		5a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O que consiste o processo da precipitação?
		
	
	é a forma como a água existente nos organismos passa para a atmosfera
	
	o movimento das águas na superfície terrestre, nomeadamente do solo para os mares (escoamento superficial
	
	a transformação da água no seu estado líquido para o estado gasoso à medida que se desloca da superfície para a atmosfera
	 
	consiste no fluxo de água da superfície que se infiltra no solo.
	 
	consiste no vapor de água condensado que cai sobre a superfície terrestre (chuva).
	Respondido em 14/04/2020 10:37:42
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas. Os fatores que influem no escoamento superficial podem ser
		
	
	Agroclimáticos e Fisiológicos.
	 
	  Agroclimáticos e Fisiográficos
	
	Agropecuários e Fisiológicos.
	
	Agropecuários e Fisográficos
	
	Agropecuários e Fisionômicos
	Respondido em 14/04/2020 10:38:53
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	As galerias são canais de contorno fechado destinados ao transporte das águas captadas nas bocas de lobo até os pontos de lançamento. De acordo com as condições estabelecidas para o correto dimensionamento das galerias, assinale a opção correta:
 
I) As galerias devem ser projetadas para funcionarem sempre a meia seção transversal para a vazão de projeto, onde a velocidade máxima admissível é calculada em função do material a ser empregado na rede coletora.
II) O traçado das galerias deve ser desenvolvido corrigindo o projeto urbanístico (vias e parques), de modo que se projete o melhor possível o sistema de drenagem.
III) As galerias devem ser projetadas de modo homogêneo, dentro do possível, para que o sistema como um todo possa proporcionar condições adequadas de drenagem a todas as áreas da bacia e seu diâmetro mínimo é de 400 mm aproximadamente.
IV) As galerias de águas pluviais são projetadas como conduto forçado para funcionamento a seção plena para a vazão do projeto e em sua maioria são executadas em dutos de concreto e concreto armado, o que influenciará na velocidade de escoamento, pois esta depende do material a ser usado.
		
	
	As alternativas II, III e IV são falsas.
	
	As alternativasI e IV são verdadeiras.
	
	As alternativas I, II e III são falsas.
	 
	As alternativas I, II e IV são verdadeiras.
	 
	As alternativas I, II e IV são falsas
	Respondido em 14/04/2020 10:40:15
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Lei 11.445 de 2007, conhecida como Lei Federal do Saneamento Básico estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico. Essa lei determina que os serviços públicos de saneamento básico devem ser prestados com base em alguns princípios fundamentais, dentre os quais podemos destacar a universalização do acesso ao saneamento básico sobre 4 principais pilares que são:
		
	
	abastecimento de água, esgotamento de águas contaminadas, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e serviços de drenagem e manejo das águas pluviais.
	 
	abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e serviços de drenagem e manejo das águas pluviais.
	
	abastecimento de comida, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e serviços de drenagem linfática e manejo das águas dos rios
	
	a) abastecimento de água e comida, esgotamento sanitário, limpeza urbana e dos lixões e serviços de drenagem e manejo das águas pluviais.
	
	abastecimento de comida, esgotamento sanitário, limpeza urbana com produtos químicos e serviços de drenagem e manejo das águas pluviais.
	Respondido em 14/04/2020 10:40:35
	
		9a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Seja uma galeria de concreto (n=0,012) com seção quadrada de 1,0x1,0 m e com altura de lâmina d´água limitada a 0,85m.
Considere que o projeto admita que as velocidades de escoamento devam estar entre 1 e 4,5 m/s.
Determine a declividade máxima permitida para a galeria no projeto, utilizando a fórmula de Manning
Q=1nR2/3HS1/20AmQ=1nRH2/3S01/2Am
onde Q é a vazão, RH é o raio hidráulico da seção, S0 é a declividade e Am a área molhada
 
		
	
	0,0143 m/m
	 
	0,0073 m/m
	
	0,0100 m/m
	 
	0,0132 m/m
	
	0,0035 m/m
	Respondido em 14/04/2020 10:43:31
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Seja uma galeria de concreto (n=0,012) com seção quadrada de 1,0x1,0 m e comaltura de lâmina d´água limitada a 0,85m.
Considere que o projeto admita que as velocidades de escoamento devam estar entre 1 e 4,5 m/s.
Determine a declividade mínima permitida para a galeria no projeto, utilizando a fórmula de Manning
Q=1nR2/3HS1/20AmQ=1nRH2/3S01/2Am
onde Q é a vazão, RH é o raio hidráulico da seção, S0 é a declividade e Am a área molhada
		
	
	0,0100 m/m
	 
	0,0132 m/m
	
	0,0010 m/m
	
	0,00083 m/m

Outros materiais