Buscar

Av gestao de pessoas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Abraão Santos Souza (2421030)
	
	Disciplina:
	Gestão de Pessoas (ADM70)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513357) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16460926
	Nota da Prova:
	6,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os processos ou atividades da Gestão de Pessoas contribuem para a sobrevivência da organização e para o alcance das metas organizacionais, sendo eles: prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar pessoas. Sobre esses processos, analise as seguintes sentenças:
I- O processo de provisão tem como objetivo munir as organizações diante de um planejamento de pessoal.
II- O processo de manutenção define-se por proporcionar ambiente agradável, através de higiene, segurança. 
III- O processo de monitoramento envolve treinamento e consequente desenvolvimento para os colaboradores.
IV- O processo de aplicação tem como objetivo realizar o desenho e análise dos cargos, bem como realizar a avaliação de desempenho dos funcionários.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	2.
	Para realizar o planejamento de pessoal é necessário prever a oferta e a demanda de pessoal de acordo com as necessidades das organizações. A partir daí, as organizações passam a fazer parte de um mercado de recursos humanos concorrido para recrutamento e seleção de profissionais qualificados. Com relação ao planejamento de pessoal, é importante que:
	 a)
	O planejamento de pessoal seja realizado somente se houver um grande número de candidatos à determinada vaga e a organização apresentar dificuldade no processo de seleção.
	 b)
	As organizações preocupem-se em investir no planejamento de pessoal quando sentirem o mercado de trabalho aquecido.
	 c)
	O gestor de pessoas, com as demais áreas, identifique as necessidades da organização, bem como as competências necessárias dos profissionais para fazer o planejamento de pessoal.
	 d)
	As organizações preocupem-se em investir no planejamento de pessoal quando sentirem que a demanda por novos profissionais esteja grande.
	3.
	Com relação a encontrar o perfil ideal para as organizações por meio do recrutamento externo, é importante destacar que o mercado de trabalho oscila diante da demanda (procura) de mão de obra pelas empresas e da oferta de trabalho pelos indivíduos. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Quando o mercado de recursos humanos tem excesso de oportunidades, ele se encontra no estágio de oferta.
II- Quando há escassez de vagas no mercado de recursos humanos, ele se encontra no estágio de oferta.
III- Quando as pessoas têm a oportunidade de escolher a empresa que querem trabalhar, o mercado de trabalho está em estágio de demanda.
IV- Quando as pessoas buscam fixar-se nas empresas, por causa do baixo contingente de oferta de vagas, é porque o mercado de trabalho está em oferta.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	4.
	Quando falamos sobre os desafios da gestão de pessoas, estamos nos referindo à preparação, treinamento e motivação, que proporcionam um bom desempenho de suas funções nos cargos em que atuam, alcançando assim os resultados esperados pela organização. Sobre os desafios da gestão de pessoas, analise as seguintes sentenças:
I- Uma das grandes dificuldades das organizações atuais é manter o foco no alcance dos objetivos organizacionais propostos. 
II- O lucro e a participação no mercado são aspectos difíceis de serem medidos, fácil é medir o desempenho das pessoas.
III- O comprometimento das pessoas é necessário para alcançar os objetivos estratégicos da organização.
IV- O gestor de pessoas tem papel de staff; sendo assim, é sempre ele quem toma as decisões sobre demissões e contratações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	A responsabilidade assumida pelo setor de gestão de pessoas das organizações vai muito além da simples contratação e atendimento aos funcionários da empresa. Este setor é considerado como o ponto central da organização, pois administra todos os indivíduos que exercem alguma função na empresa, porém, seu poder muitas vezes é limitado. Com base nesse argumento, analise as seguintes sentenças:
I- O modelo de gestão de pessoas é definido com base em parâmetros e diretrizes estabelecidas pelos dirigentes da organização e deve ser praticado pelo setor de gestão de pessoas.
II- Todas as ações feitas pelo setor de pessoas devem ser submetidas à autorização do gestor da empresa, visto que é ele quem determina os procedimentos praticados na organização.
III- A gestão de pessoas se limita apenas ao dono da empresa, no que se refere à autorização para contratar e demitir funcionários.
IV- Cabe aos dirigentes definirem o modelo de gestão, as estratégias, as políticas e a maneira como a organização quer lidar com seus funcionários, bem como as questões de benefícios, os auxílios etc.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	O processo de recrutamento e de seleção são atividades que requerem conhecimento, habilidade, capacidades de tomada de decisão diante da escolha de um candidato para trabalhar na organização. Para isso, a organização pode optar pelo recrutamento interno, externo ou misto. Baseado nessa informação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma das vantagens do recrutamento externo é o menor custo, pois a mão de obra pode ser aproveitada dentro da própria organização.
	 b)
	O recrutamento misto tem esse nome por ser responsável pela contratação de pessoas que tenham habilidades técnicas e comportamentais.
	 c)
	A renovação do quadro de funcionários se dá através do recrutamento interno, que é responsável por colocar dentro da empresa novos talentos.
	 d)
	O recrutamento interno serve como motivador para aqueles funcionários que buscam promoções e crescimento na empresa.
	7.
	As organizações têm desafios constantes no momento de identificar indivíduos para preencher seu quadro de vagas. Geralmente, o item que mais impacta nesta definição são as habilidades do candidato. Nem sempre as pessoas que participam dos processos têm qualificações necessárias para a vaga. As empresas têm duas formas de buscar estes candidatos, através do recrutamento interno, que visa estabelecer uma comunicação dentro da própria organização com o objetivo de promover algum colaborador, e do recrutamento externo, em que a empresa busca no mercado seus candidatos. Sobre as principais fontes do recrutamento externo com sua devida descrição, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Banco de currículo.
II- Indicação.
III- Anúncios.
IV- Política da "boa vizinhança".
(    ) Esta técnica é utilizada em casos de recrutamentos mais complexos. Podem ser acionados sindicatos ou associações de classe, assim como empresas que atuam no mesmo mercado. 
(    ) Formulário preestabelecido pela organização com o objetivo de facilitar a identificação do candidato mais indicado à vaga.
(    ) Uma das formas mais comuns de identificação do candidato, uma fonte híbrida, a fonte é interna, porém o candidato vem do mercado.
(    ) Utilizado por organizações que buscam profissionais com características operacionais, esta fonte, na sua versão tradicional, vem perdendo forças. No entanto, com a presença da internet, há versões virtuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - IV - I.
	 b)
	I - II - III- IV.
	 c)
	IV - I - II - III.
	 d)
	II - III - I - IV.
	8.
	Com relação ao planejamento de pessoal, a área de recursos humanos tem como objetivo analisar o plano de carreira que possa obter o aumento do capital intelectual para as organizações. Desse modo, o treinamento e o desenvolvimento das pessoas é papel fundamental do gestor de pessoas. Sobre o plano de carreira, analise as seguintes afirmativas: 
I- Um fator importante para obter um plano de carreira é a aplicação da avaliação de desempenho das pessoas envolvidas.
II- Investimento em treinamento e desenvolvimento das pessoas pela organização requer maior probabilidade de obter um capital intelectual.
III- A evolução contínua do profissional só deverá ser percebida quando houver demissão do mesmo.
IV- É fundamental que o profissional queira crescer profissionalmente para que o gestor ofereça o plano de carreira. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	9.
	Uma das missões do departamento de recursos humanos é assegurar a valorização do capital humano e contribuir para a geração da motivação dos indivíduos, maximizando assim os resultados organizacionais. Desta forma, as empresas têm elaborado um material para auxiliar na estruturação da política e direcionar as ações de seus gestores, são as políticas e diretrizes da área de Recursos Humanos. Sobre as ações que são geralmente descritas nestas diretrizes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Treinar, reter e desenvolver pessoas, investir no talento e contribuir para o aperfeiçoamento das competências técnicas e gerenciais. 
(    ) Promover práticas e processos de gestão que levem à satisfação no trabalho e ao comprometimento de todos os empregados com as metas e os princípios éticos da organização.
(    ) Este material trata especificamente de conteúdo operacional, levando em consideração questões com relação ao maquinário e equipamentos que os colaboradores utilizarão em suas atividades. 
(    ) Estas diretrizes e políticas são ressaltadas com intuito exclusivo de evitar a geração de conflitos entre os próprios colaboradores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	Imaginemos que um funcionário não possui o perfil exigido pelo cargo e continue trabalhando na organização. Ele não apresentará um bom desempenho e, consequentemente, prejudicará o desempenho geral da empresa: a origem inicial deste problema ocorreu no processo de provisão, houve falha no planejamento, no recrutamento e seleção deste funcionário. Desta forma, afetará os demais processos, como o de aplicação. Uma vez que este definiu os requisitos para o ocupante do cargo, com base na complexidade das tarefas, os requisitos do cargo apresentam os parâmetros para a definição da remuneração existente no processo de manutenção. Logo, sem estes requisitos, o funcionário também se prejudicará por não ter condições de receber a remuneração adequada ao cargo. Sobre a relação e as interfaces dos processos de gestão de pessoas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O fato de um funcionário não ter o perfil exigido pelo cargo afeta apenas o processo de aplicação de pessoas.
	 b)
	Uma falha ocorrida no processo de monitoração de pessoas não é tão relevante, já que se trata de um processo isolado do sistema de gestão de pessoas.
	 c)
	O processo de provisão é causa fundamental para o problema ?funcionário não possui o perfil exigido pelo cargo?.
	 d)
	O exemplo mencionado trata de um eficaz sistema integrado de gestão.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes