Buscar

aula 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Teoria da Equidade defende a perspectiva de que as pessoas também se preocupam com a equidade nos relacionamentos; então, disto resulta que as pessoas não pensam apenas em obter mais benefícios ao menor custo possível como valoriza a teoria da Troca Social. Analise as afirmativas quanto a Teoria da Equidade.
 
I- Os estudiosos defensores da teoria afirmam que os relacionamentos equitativos são mais infelizes e apresentam menor estabilidade.
 
II- Em contraposição, nos relacionamentos desiguais, quando uma pessoa sente-se superbeneficiada a outra é sub-beneficiada;
 
III- Enquanto uma recebe vários benefícios e poucos custos e pouco tempo dedicado ao relacionamento, a outra obtém pouquíssimas recompensas, tem muitos custos e dedica-se muito ao relacionamento.
	
	
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	
	Somente a afirmativa II está correta
	
	
	Somente a afirmativa III está correta
	
Explicação:
A Teoria da Equidade é a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos, demonstrando harmonia e equilíbrio. Por isso, nos relacionamentos desiguais, quando uma pessoa sente-se superbeneficiada a outra é sub-beneficiada; e enquanto uma recebe vários benefícios e poucos custos e pouco tempo dedicado ao relacionamento, a outra obtém pouquíssimas recompensas, tem muitos custos e dedica-se muito ao relacionamento.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A teoria que defende que a maneira como o indivíduo se sente a respeito de seus relacionamentos depende da forma como interpreta os benefícios que recebe e os custos em que incorre em da recepção do relacionamento que merece, é conhecida como:
	
	
	
	Teoria do Custo X Benefício
	
	
	Teoria da Afeição
	
	
	Teoria da Equidade
	
	
	Teoria do Amor
	
	
	Teoria da Troca Social
	
Explicação:
É uma teoria que parte do pressuposto de que as relações humanas são baseadas na escolha racional e na análise de custo-benefício. Se os custos de um dos parceiros passa a superar seus benefícios, a outra parte pode vir a abandonar a relação, especialmente se houverem boas alternativas disponíveis.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O amor que se caracteriza por emoções intensas, atração sexual, e grande idealização - admiração pelo outro é definido segundo a psicóloga Elaine Hatfield e suas colegas como:
	
	
	
	Amor Platônico
	
	
	Amor Casual
	
	
	Amor Carnal
	
	
	Amor Companheiro
	
	
	Amor Paixão
	
Explicação:
O amor-paixão é um sentimento arrebatador, no qual o sujeito perde a sensatez, deslocando-se para um plano de altíssima individualidade, uma vez que ele não ama o outro e sim o fato de estar amando, algo que lhe transcende - amor pelo próprio amor
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As culturas variam segundo a importância que elas atribuem ao amor. Mas na verdade, o amor mais valorizado culturalmente é o amor:
	
	
	
	Paixão
	
	
	Verdadeiro
	
	
	Nostálgico
	
	
	Companheiro
	
	
	Romântico
	
Explicação:
O amor-paixão é um sentimento arrebatador, no qual o sujeito perde a sensatez, deslocando-se para um plano de altíssima individualidade, uma vez que ele não ama o outro e sim o fato de estar amando, algo que lhe transcende - amor pelo próprio amor.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Teoria da Equidade, também chamada de Teoria do Equilíbrio, tem por base a crença de que em um relacionamento:
	
	
	
	a força da motivação para reduzir a não equidade é proporcional à percepção dessa não equidade.
	
	
	a distribuição das recompensas se processa de forma comparativa entre as pessoas.
	
	
	as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos.
	
	
	se estabelecem normas que induzem seus membros a comportarem-se com pouca equidade.
	
	
	a percepção da não equidade cria motivação no indivíduo.
		
	Gabarito
Coment.
	
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O rompimento de vínculos produz uma sequência previsível de aflição e preocupação com o parceiro perdido, seguida de uma profunda tristeza e, eventualmente, dificuldades vivenciadas desde o princípio da separação emocional até um retorno à vida normal. Analise as afirmativas abaixo.
 
I- Até mesmo casais cujos cônjuges há muito deixaram de sentir afeto um pelo outro, muitas vezes são surpreendidos pelo desejo de estar perto do ex-parceiro.
 
II- Os apegos profundos e prolongados não costumam ser rompidos de pronto. Na realidade, separar-se é um processo, não um evento pontual que acaba de um dia para outro e portanto, precisa de tempo.
 
III- Entre os casais de namorados, quanto mais íntimo e prolongado o relacionamento e menores as alternativas disponíveis, mais doloroso o rompimento.
	
	
	
	somente a afirmativa I está correta
	
	
	somente a afirmativa II está correta
	
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	
	somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Nas relações interpessoais ocorrem diferentes fenômenos que são estudados pelos psicólogos sociais. Um deles é a atração interpessoal que possui algumas especificidades e teorias que procuram explicá-la. Segundo os estudos realizados acerca desse tema, existem alguns elementos determinantes do interesse por relacionamentos. Analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
	
	
	
	Os relacionamentos íntimos ocorrem entre os sujeitos e a proximidade não é um fator que possibilite maior interesse para essa construção.
	
	
	A expressão ¿os opostos se atraem¿ é verdadeira, assim podemos afirmar que os opostos são mais determinantes de interesse para as relações íntimas do que as semelhanças.
	
	
	A expressão facial é determinante para o estabelecimento de relacionamentos íntimos.
	
	
	A auto-estima é um elemento importante para o bem-estar do sujeito e, também, é um fator determinante de interesse nos relacionamentos.
	
	
	A aparência física não é um fator que determina a atração entre pessoas porque os aspectos subjetivos são mais relevantes.
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As contribuições para as relações sociais podem ser percebidas como investimentos para os quais as pessoas esperam algum retorno (é assumido que as pessoas não entram em relações sociais sem alguma expectativa que o tempo e recursos que eles investem nessas relações tenham retorno de alguma maneira).Assim, quanto ao comportamento humano, supõe-se que:
	
	
	
	onde há igualdade relativa entre resultados e contribuições da troca de ambas as partes é provável que resulte em satisfação.
	
	
	sensações de equilíbrio, débito ou crédito com quem se estabelece as trocas - a competência interpessoal - são necessárias
	
	
	um indivíduo considera determinada ação ou comportamento justo quando existe comparação entre os benefícios
	
	
	existe sempre a relação entre os meus resultados e minhas contribuições que é desigual à mesma relação sob o ponto de vista da outra pessoa.
	
	
	há julgamento de um indivíduo para que possa estabelecer um grau de lealdade sobre suas ações em comparação com a ação de outros indivíduos

Outros materiais

Perguntas Recentes