Buscar

Quais são as formas existentes de solução de controvérsias estabelecidas pela OMC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais são as formas existentes de solução de controvérsias estabelecidas pela OMC, no caso de dumping? Em que se fundamentam?
As formas existentes de solução de controvérsias estabelecidas pela OMC, no caso de dumping, foram estabelecidas medidas de precaução, sanções para ações inadequadas.
O Sistema de solução de controvérsias da OMC foi fundado pelos países membros e tem por finalidade estabilizar a economia global. Seu objeto geral é fornecer segurança e expectativas ao comercio. 
O conflito ocorre quando um país adere medidas que violem o acordo da OMC. O Órgão de Solução de Controvérsias é composto pelo Conselho Geral (composto pelos membros da OMC). 
O procedimento de solução de controvérsias na OMC é dividido em quatro fases: consultas, painéis, apelação e implementação.
· Consultas: é o primeiro passo que a parte demandante deve tomar, está no art. 4º do Entendimento sobre Solução de Controvérsias, é necessário comunicar a outra parte, a parte demandada deve responder em 10 dias e tudo ocorre em ate trinta dias, ocorre uma discussão entre as partes e caso não aconteça um acordo, a parte demandante disputa um painel ao OSC para resolver a controvérsia. .
· Painel: é idêntico ao tribunal, é considerado a 1ª instância do OSC, é composto por 3 até 5 especialistas.
· Corpo de Apelação: é estabelecido pelo OSC, tem função de ouvir as apelações das decisões dos painéis, tem 7 membros onde 3 são escolhidos para analisar casa parte.
· Procedimentos para o Corpo de Revisão: devem ser apresentados pelo Corpo de Apelação em consulta com o presidente e com o Diretor Geral, assim comunicado aos membros, são confidenciais e os relatórios realizados pelo Corpo de Apelação são feitos sem a presença das partes, todas as opiniões devem ser confidenciais e anônimas, é dado o poder de sustentar, alterar ou inverter as decisões proferidas pelo painel.
· Implementação da Decisão: Após a decisão, aquele país que realizou ações inadequadas deve modificá-las e, caso continuem a quebrar o acordo, deve oferecer uma compensação ou sofrer sanções.

Continue navegando