A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
A4 Prova

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Na adolescência o pensamento é caracterizado pela capacidade de abstração, criação de hipóteses, desenvolvimento da autonomia, possíveis conflitos afetivo-emocionais e busca de equilíbrio.
Considerando essa caracterização, quais os tipos de atividades educativas podem auxiliar o adolescente no contexto escolar?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Atividades expressivas que auxiliem o desenvolvimento da inteligência cognitiva.
	Resposta Correta:
	 
Atividades expressivas e que auxiliem o desenvolvimento da inteligência emocional.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. As alternativas estão incorretas porque se referem a atividades que trabalham o corpo sem uma relação direta com as expressões emocionais ou mesmo que se refere ao determinismo do ambiente, para determinar comportamentos e não para permitir que se expressem trazendo melhores possibilidades de organização emocional.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quando o adolescente consegue compreender os problemas reais que afetam a ele e a sociedade e passa a analisar as situações, baseado em regras e valores aprendidos nas relações interpessoais e internalizados, com formas particulares de compreensão, pode se dizer que ele atingiu qual estágio de desenvolvimento moral?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
autonomia.
	Resposta Correta:
	 
autonomia.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta porque denomina corretamente como autonomia o estágio em que as normas já estão internalizadas.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O fenômeno da motivação, foi estudado por diferentes teorias compreendendo o mesmo de diferentes formas. Nas teorias do modelo interacionista, na sua aplicação à educação, quais atividades podem ser motivadoras no contexto escolar?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Desafios cognitivos, ênfase nas potencialidades para aprender, dar sentido ao conteúdo para o aluno.
	Resposta Correta:
	 
Desafios cognitivos, ênfase nas potencialidades para aprender, dar sentido ao conteúdo para o aluno.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A alternativa está correta porque descreve o que as teorias do modelo interacionista, apontam como motivadores como desafios cognitivos (teoria da Psicogenética), ênfase nas potencialidades (teoria histórico-cultural), dar sentido ao conteúdo (aprendizagem significativa).
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considerando que a adolescência é uma fase do desenvolvimento compreendida entre a infância e a vida adulta e que tem características muito particulares.
Quais das afirmações abaixo se referem de forma correta a essa fase do desenvolvimento?
I. A adolescência é uma fase que vai envolver mudanças emocionais e pubertárias.
II. A adolescência se define pelas mudanças, hormonais e físicas, características da puberdade.
III. A adolescência é necessariamente um período de rebeldia e discordância.
IV. A adolescência é caracterizada por inquietações relacionadas aos rumos a se tomar na vida adulta.
V. A adolescência é uma fase peculiar de desenvolvimento, com muitas características psíquicas em formação.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, IV, V.
	Resposta Correta:
	 
I, IV, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta porque se refere como verdadeira as afirmações que descrevem a adolescência como um período que envolve mudanças orgânicas e psíquicas e que traz desafios de escolhas para a vida adulta.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em uma sala de aula com crianças entre 06 e 07 anos de idade a professora ensina as regras de uma brincadeira com bolas. Quando a professora se afasta por um instante as crianças deixam de seguir as regras, que estavam utilizando no jogo, e passam a brincar de forma aleatória.
O texto hipotético acima traz a caracterização do comportamento de crianças que estão em qual estágio de desenvolvimento moral?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
heteronomia.
	Resposta Correta:
	 
heteronomia.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta porque se refere ao estágio em que a criança ainda não introjetou as normas, precisando seguir as normas do outro e essas precisam ser constantemente repetidas e o comportamento monitorado por um adulto.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	“A preocupação do ensino tem sido a de criar condições tais, que o aluno “fique a fim” de aprender. Sem dúvida, não é fácil, pois acabamos de dizer que precisa haver uma necessidade ou desejo e o objeto precisa surgir como solução para a necessidade. Duplo desafio: criar necessidade e apresentar um objeto adequado para a satisfação”.
Bock, A. M. B., Furtado, O., Teixeira, M. de L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.
Relacione quais das alternativas abaixo podem auxiliar a resolver essa questão, considerando as teorias interacionistas.
I. Considerar os interesses e demandas que o aluno tem, principalmente aspectos de sua vida cotidiana.
II. Falar sempre com uma linguagem rebuscada, de difícil compreensão para aumentar o repertório linguístico do aluno.
III. Criar novos interesses no aluno, desafiando ele com questionamentos e novas aprendizagens
IV. Ensinar coisas difíceis e que ele não tem o menor conhecimento, para se tornar desafiador;
V. Mostrar, sempre que possível, a utilidade para a vida do aluno sobre o que ele está aprendendo.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e V
	Resposta Correta:
	 
I, III e V
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta porque descreve as alternativas que de fato são consideradas como possíveis de despertar a motivação do aluno, como o reconhecimento das suas demandas, utilidade do que aprende, desafio para aprender algo novo.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A neurociência tenta compreender o funcionamento cognitivo, relacionado ao Sistema Nervoso Central e suas funcionalidades.
Assinale qual alternativa abaixo descreve os processos, executados pelo Sistema Nervoso Central, e que são objeto de estudo da neurociência:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Percepção, atenção, pensamento e memória.
	Resposta Correta:
	 
Percepção, atenção, pensamento e memória.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A alternativa está correta porque descreve processos que, no que se refere as suas dimensões orgânicas, são executados pelo Sistema Nervoso Central e estudados pela neurociência.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os estágios de desenvolvimento moral, descritos por Piaget, são caracterizados por três momentos do nascimento até a adolescência, que se referem a como se constrói valores, se internaliza regras, entre outros princípios da moralidade.
Assinale a alternativa que denomina corretamente esses estágios:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
anomia, heteronomia, autonomia.
	Resposta Correta:
	 
anomia, heteronomia, autonomia.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A alternativa correta se refere a denominação dos estágios do desenvolvimento moral, descritos por Piaget, que se inicia pela anomia (ausência de normas), passa pela heteronomia (normas do outro) e chega a autonomia (normas próprias).
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Conforme Piaget, a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 08 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores, a afirmação da vontade. Esses aspectos subordinam-se num sistema único e pessoal e vão-se exteriorizar na construção de um projeto de vida. Esse projeto é que vai nortear o indivíduo em sua adaptação ativa à realidade, que ocorre através de sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele, quando ocorre um equilíbrio entre o real e os ideais do indivíduo.
Bock, A. M. B. , Furtado, O., Teixeira, M. de L. Psicologias : uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.
Com relação ao texto acima assinale a alternativa