Buscar

AVALIAÇÃO FINAL Fundamentos da Teoria Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	No que diz respeito ao estudo do comportamento humano e de sua cooperação mútua entre a organização e o indivíduo, os behavioristas têm como ideia na organização que recebe dos participantes a contribuição desejada pelos seus serviços dedicados com a troca em torno de incentivos (CHIAVENATO, 2011). Para que exista equilíbrio entre a organização e o indivíduo foram destacados alguns conceitos básicos. Sobre esses conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A organização como troca dos trabalhos efetuados pelos indivíduos, realiza pagamentos salariais, benefícios, prêmios de produção, gratificações, elogios, oportunidades de crescimento, promoções, reconhecimento, entre outros. Trata-se da Contribuição.
(    ) Cada indivíduo tem uma característica e objetivo particular, ou seja, depende do grau de estudo e a função em que está trabalhando na organização e garanta sua satisfação individual. 
(   ) O pagamento dos trabalhos efetuados na organização em que cada indivíduo realizou com sua dedicação, esforço e desempenho, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento, entre outros. Trata-se dos incentivos.
(    ) O preço do trabalho ou do esforço que uma pessoa realiza na organização para que alcance os objetivos determinados corresponde à utilidade da contribuição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	Através das pesquisas e dos estudos desenvolvidos por Woodward, para verificar os princípios da administração utilizados por cem empresas dos mais diferentes tipos de negócio, foram fundamentados por uma classificação das empresas em grupos, segundo o tipo de tecnologia de produção utilizada (três tipos: produção unitária, produção de massa, produção de processos ou automatizada) (RICHTER, 2016, p. 167). Sobre as conclusões de Joan Woodward com relação ao alcance da administração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O alcance dos chefes de primeira linha aumenta a produção de unidades para a produção em massa e diminui desta para a produção em processo.
(    ) Os empregados dos níveis mais baixos das empresas que produzem por unidade e por processo tendem a fazer um trabalho altamente qualificado.
(    ) Um só chefe pode supervisionar o trabalho de um grande número desses empregados. No entanto, o maior número de chefes nas empresas tecnologicamente complexas exige serviços de apoio - para fazer o trabalho de escritório adicional.
(    ) Quanto maior a complexidade tecnológica da empresa, menor a complexidade do trabalho administrativo. Equipamentos complexos exigem mais atenção em termos de manutenção e programação da população para mantê-los funcionando com baixo índice de utilização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	Ao adotar o princípio da função administrativa da divisão do trabalho surgiu o grande dilema da Escola Neoclassíca. Com um rápido crescimento das organizações, criou-se a necessidade da departamentalização (RICHTER, 2016). Os principais tipos de departamentalização são: por funções, por produtos e/ou serviços, por localização geográfica ou territorial, por projetos ou clientes. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Departamentalização por produtos.
II- Departamentalização territorial.
III- Departamentalização por projetos.
IV- Departamentalização por funções.
(    ) A característica central está em sua concepção e implantação a partir das funções que serão necessárias para a existência organizacional. O princípio da divisão do trabalho foi um grande incentivo para a adoção deste modelo por parte das organizações consideradas racionais.
(    ) A característica é sua organização em função da necessidade em evidenciar a localização geográfica de setores ou departamentos. É utilizada por organizações com vastas áreas geográficas de atendimento.
(    ) A característica é a viabilidade em efetuar os controles e acompanhamentos com relação ao desempenho de cada grupo de cliente, gerando, assim, a possibilidade, por parte do gestor, de efetuar as correções em função da necessidade do mercado.
(    ) A característica é sua utilização em grandes empresas, pois demandam um tempo maior em sua execução em função de envolver obras e equipamentos de grande porte, gerando assim, uma dinâmica diferenciada no processo de gestão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	III - I - IV - II.
	 b)
	IV - II - I - III.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	IV - II - III - I.
	4.
	A liderança é um papel importante que deve ser desempenhado pelo gestor. É preciso gerenciar com pessoas e não para pessoas, pois são elas que movimentam toda a organização e fazem as coisas acontecerem. Existem vários estilos de liderança discutidos na literatura. Sobre esses estilos, analise as sentenças a seguir:
I- Líder autocrático.
II- Líder democrático.
III- Líder liberal.
(    ) Geralmente busca a participação das pessoas para que as tarefas sejam desenvolvidas. 
(    ) Não busca a participação de outras pessoas na tomada de decisão, é centralizador e não permite a liberdade de ação das pessoas.
(    ) É conhecido por deixar a equipe trabalhar livremente, mas cobra o alcance dos resultados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	II - I - III.
	5.
	O estruturalismo na Teoria Organizacional é o resultado da influência das mais diversas correntes do estruturalismo em outras áreas do conhecimento. Organização formal e informal, recompensas materiais e sociais, os diferentes enfoques da organização e os níveis da organização são alguns dos aspectos organizacionais tratados pelo estruturalismo. Sobre os níveis organizacionais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nível Técnico.
II- Nível Gerencial.
III- Nível Institucional.
(    ) Considerado o intermediário, tem como função seguir as ordens do nível mais elevado, em resumo, transforma as estratégias em ação.
(    ) Dá-se por meio das perspectivas operacionais, realizado em curto prazo e segue uma determinada rotina.
(    ) O nível que define as estratégias e as perspectivas a serem adotadas em um longo prazo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	6.
	A Teoria da Administração apresenta sete fatores como principais influenciadores desta teoria (CHIAVENATO, 2014). Ao aplicá-los nos dias atuais e na sua realidade, realiza-se uma melhor forma de gestão. Sobre esses influenciadores, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	Influências filosóficas; influência militar; influência da igreja; influência científica; influência econômica; influência de empreendedores.
	 b)
	Influências sociológicas; influência militar; influência do mercado; influência científica; influência econômica; influência de empreendedores.
	 c)
	Influências sociológicas; influência maquiavélica; influência do mercado; influência filosófica; influência econômica; influência de empreendedores.
	 d)
	Influências filosóficas; influência maquiavélica; influência da igreja; influência científica; influência do mercado; influência sociológica.
	7.
	"A globalização
de mercado refere-se à integração econômica contínua e à interdependência crescente entre os países no mundo. Ela permite às empresas vislumbrar o mundo como um mercado integrado" (CAVUSGIL, 2010, p. 23). Sobre o fenômeno globalização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O fenômeno da globalização fez com que as nações começassem a expandir e abrir os seus mercados para produtos e serviços de outros países, evidenciando uma economia globalizada que refletiu de forma direta na evolução da teoria administrativa.
(    ) Na segunda fase da globalização, houve o aumento da manufatura, com o comércio através das fronteiras de commodities, em grande parte por trading companies.
(    ) Na terceira fase da globalização, houve o surgimento e o domínio das primeiras empresas multinacionais (principalmente europeias e norte-americanas) nos setores industrial e extrativista e agrícola.
(    ) Na quarta fase da globalização, houve uma taxa de crescimento sem precedentes no comércio entre fronteiras de bens, serviços e capital; participação nos negócios internacionais de empresas de pequeno e grande porte, originárias de vários países.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CAVUSGIL, S. Temer. Negócios internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	Burns e Stalker desenvolveram uma pesquisa com 20 empresas na Inglaterra, visando verificar a relação que existe entre as práticas administrativas e o ambiente externo, cujos resultados levaram os pesquisadores a classificar as organizações como mecanicistas e organicistas (ANDRADE; AMBONI, 2009). Sobre as características das organizações mecanicistas, analise as sentenças a seguir: 
I- Estrutura vertical por meio de uma minuciosa divisão do trabalho.
II- Sistema rígido de controle.
III- As decisões são tomadas em todos os níveis da empresa, de acordo com o tipo e a amplitude.
IV- Amplitude de controle do supervisor com menor número de empregados vinculados, em decorrência da divisão minuciosa do trabalho.
V- Ênfase nos princípios universais da Teoria Clássica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
	 a)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	Administrar é um processo dinâmico e contínuo em que decisões são tomadas a todo momento, e subsequentemente executadas, visando proporcionar a eficácia e a eficiência organizacional. O administrador obtém resultados a partir da transformação dos recursos nos objetivos da empresa, com o mínimo de perdas possível. Quanto às funções de um executivo nas organizações, Chiavenato (2014) apresenta quatro funções administrativas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas funções:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
	 a)
	Planejamentos estratégico, tático e operacional.
	 b)
	Organização, direção, avaliação e controle.
	 c)
	Comunicação, direção, controle e avaliação.
	 d)
	Planejamento, organização, direção e controle.
	10.
	O benchmarking, de forma resumida, é a observação das melhores práticas efetuadas por organizações, sejam concorrentes ou não, cujos modelos destas práticas o gestor adotará e adaptará de forma melhorada em seus processos internos, visando ao ganho de melhorias. Partindo dos princípios básicos do benchmarking, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O benchmarking só é útil se pudermos manter uma analogia com os processos de nossa organização.
(    ) Além de obter índices de desempenho, é necessário, e muito importante, levantar dados sobre os processos que levam aos resultados. 
(    ) Para o benchmarking funcionar, é necessário examinar de forma precisa os dados coletados, avaliar as reais necessidades da organização, fazendo todas as adequações, pois o que serve para uma empresa não necessariamente serve para outra.
(    ) Na análise do ambiente interno é que o administrador consegue verificar as oportunidades da empresa, bem como as ameaças.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	11.
	(ENADE, 2015) Uma organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. Cada pessoa e cada grupo de pessoas têm atribuições específicas que contribuem para isso. As funções organizacionais são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam para que a organização atinja seus objetivos. O princípio que permite superar as limitações individuais por meio da especialização é denominado:
	 a)
	Hierarquização
	 b)
	Amplitude de controle.
	 c)
	Divisão do Trabalho.
	 d)
	Formalização.
	12.
	(ENADE, 2009) Leia o texto: Carlos Andrade foi nomeado para substituir o antigo presidente do grupo empresarial Xambri. Seu principal desafio será transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e proatividade. Carlos sabe que essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões. Uma solução fácil seria demiti-los e contratar outros funcionários, mas Carlos não quer criar um clima tenso na organização. Prefere optar por um caminho que melhore o clima e estimule o envolvimento dos antigos funcionários. Em qual abordagem teórica da administração Carlos deve se basear para enfrentar esse desafio?
	 a)
	Comportamental.
	 b)
	Clássica.
	 c)
	Contingencial.
	 d)
	Sistêmica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais