Buscar

CASO CONCRETO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL APLICADO II - CCJ0134
Título	
Caso Concreto 4
Descrição	
CASO CONCRETO:
(OAB – XIV Exme – Prático-Profissional – 2ª Fase – 2014) Uma letra de câmbio foi sacada por Celso Ramos com cláusula “sem despesas” e vencimento no dia 11.09.2013. O tomador, Antônio Olinto, transferiu a cambial por endosso para Pedro Afonso no dia 03.09.2013. O título recebeu três avais, todos antes do vencimento, sendo dois em branco e superpostos, e um aval em preto em favor de Antônio Olinto. A letra de câmbio foi aceita e o endossatário apresentou o título para pagamento ao aceitante no dia 12.09.2013. Diante da recusa, o portador, no mesmo dia, apresentou o título a protesto por falta de pagamento, que foi lavrado no dia 18.09.2013
Com base nas informações contidas no texto e na legislação cambial, responda aos seguintes itens.
A) Quem é o avalizado nos avais em branco prestados na letra de câmbio? São avais simultâneos ou sucessivos? Justifique.
R: O aval em branco prestado na letra de cambio do art. 31 da LUG, é o SACADOR (CELSO RAMOS), além disso, os avais em branco e superpostos consideram-se simultâneos.
B) Nas condições descritas no enunciado, indique e justifique quem poderá ser demandado em eventual ação cambial proposta pelo endossatário?
R: Poderá demandar aspenas o aceitante em eventual ação cambial, porque o titulo foi pago após o prazo de vencimento. Assim, houve perda do direito de ação em face dos coobrigados
.
QUESTÃO OBJETIVA:
(TJMG – Juiz – 2014) Com relação à nota promissória, analise as afirmativas, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
(V) O prazo para ajuizamento de ação monitória em face do emitente de nota promissória sem força executiva é quinquenal, a contar do dia seguinte ao vencimento do título.
(F) A ação cambial contra o endossador e o avalista da nota promissória prescreve em trinta e seis meses contados do dia em que ação pode ser proposta.
(V) O devedor somente poderá opor ao portador da nota promissória exceção fundada em direito pessoal, na nulidade de sua obrigação e na falta de requisito necessário ao exercício da ação cambial.
(V) Sendo a nota promissória rural, emitida por uma cooperativa em favor de seus cooperados, um título de crédito de natureza causal, a respectiva execução se encontra vinculada à eficácia do negócio jurídico subjacente.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA.
a)FVVF
b)VFVV
c)VVFF
d)FFFV
JURISPRUDÊNCIA – AVAL EM BRANCO 	
RE 66710 / GB - GUANABARA
RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Relator(a): Min. AMARAL SANTOS
Julgamento: 02/10/1969 Órgão Julgador: Primeira Turma
Publicação
DJ 05-12-1969 PP-05848 EMENT VOL-00787-03 PP-00941
Parte(s)
RECTE. : EDGARD BORGES DO RÊGO
ADV. : ALBERT F. BUMACHAR
RECDO. : ALEXANDRINO VASQUES DE ABRANTES
ADV. : AURÉLIO MACHADO RAMOS
Ementa
AÇÃO EXECUTIVA CAMBIARIA. OS AVAIS EM BRANCO E SUPERPOSTOS CONSIDERAM-SE SIMULTANEOS E NÃO SUCESSIVOS (SÚMULA 189). RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E PROVIDO PARA ANULAR O PROCESSO A PARTIR DA PENHORA, QUE RECAIRA EM BENS DO RÉU AVALISTA, PARTE ILEGITIMA AD CAUSAM.
(RE 66710, Relator(a): Min. AMARAL SANTOS, Primeira Turma, julgado em 02/10/1969, DJ 05-12-1969 PP-05848 EMENT VOL-00787-03 PP-00941).
Decisão
Conhecido e provido. Unânime. 1ª T., em 2-10-69.

Outros materiais