Buscar

PROVA DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Na Idade Média, apesar dos poucos registros históricos, os surdos não são mais eliminados, porém, ainda são muito castigados e vivem sem dignidade. Afinal, os surdos continuavam sendo vistos como sujeitos estranhos e objetos de curiosidade da sociedade. Disserte sobre o tratamento dado ao surdo na Idade Média.
Nesse período os surdos ainda não tinham um tratamento adequado, eram proibidos de participar das atividades religiosas (comunhão e confissões), o casamento entre surdos pobres não era permitido, não tinham direito a voto nem tão pouco receber heranças, pois eram vistos ainda como incapazes de exercer seus direitos como cidadão, ou seja, eram excluídos da sociedade, devido a surdez.
Em 530 d.c. na Itália, os monges beneditinos, buscavam diferentes estratégias e sinais para conseguir se comunicar com os surdos, possibilitando a comunicação entre os surdos e deus, bem como oportunizar acesso aos ensinamentos da igreja para o surdos.
2- Além dos fundamentos históricos e legais, a Educação Inclusiva baseia-se em fundamentos filosóficos e psicológicos. O fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes. Disserte sobre a importância da interação no processo de aprendizagem da criança com necessidades especiais.
A aprendizagem dá-se por meio do contato com as pessoas, e também nos diferentes contextos e espaços. Assim, o meio social e escolar contribui significativamente para o desenvolvimento desse processo de aprendizagem, uma vez que propicia experiências diversificadas. A criança com necessidades específicas tem o direito de aprender, de interagir e conviver com os demais, participando efetivamente das atividades propostas, desenvolvendo suas habilidades de acordo com suas particularidades. A interação com o outro traz resultados importantes no desenvolvimento da aprendizagem. Dessa forma, é importante a parceria da escola, dos professores e também da família, uma vez, que o trabalho planejado e desenvolvido em equipe/colaboração, irá trazer resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem desses sujeitos.

Continue navegando