A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
violencia, criminalidade e prevenção

Pré-visualização | Página 1 de 1

Iniciado em
	quinta, 4 Jun 2020, 23:40
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 5 Jun 2020, 00:05
	Tempo empregado
	24 minutos 26 segundos
	Notas
	5,00/5,00
	Avaliar
	100,00 de um máximo de 100,00
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Bourguignon e Morrison (apud Cerqueira, 2007), a necessidade de se calcular os custos da violência e da criminalidade, atendem aos propósitos:
Escolha uma ou mais:
a. Elencar as perdas humanas e relacionar com a situação financeira do país.
b. Orientar a alocação de recursos para problemas sociais em estreita conexão com a questão da segurança pública. 
Parabéns! Você acertou.
c. Caracterizar a violência como uma questão de política social. 
Parabéns! Você acertou.
d. Quantificar as perdas financeiras para fins de cobranças judiciais como forma de ressarcimento.
e. Orientar, de forma eficiente, as políticas públicas, para a alocação de recursos públicos para programas especificamente voltados para a questão da segurança pública. 
Parabéns! Você acertou.
Feedback
Sua resposta está correta.
As respostas corretas são: Caracterizar a violência como uma questão de política social., Orientar a alocação de recursos para problemas sociais em estreita conexão com a questão da segurança pública., Orientar, de forma eficiente, as políticas públicas, para a alocação de recursos públicos para programas especificamente voltados para a questão da segurança pública.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os tipos de violência, selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo apresentadas:
Escolha uma:
a. I – Intrapessoal, II – Política, III – Coletiva.
b. I – Social, II – Difusa, III – Estrutural.
c. I – Interpessoal, II – Coletiva, III – Política. 
 Parabéns! Você acertou.
d. I – Individual, II – Coletiva, III – Estrutural.
e. I - Interpessoal, II – Difusa, III – Política.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I – Interpessoal, II – Coletiva, III – Política..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise as alternativas assinalando V quando verdadeiras e F quando falsas:
	Ao selecionar deliberadamente os crimes mais violentos como pauta e desenvolver na população uma percepção de que são os mais frequentes, as pessoas começam a imaginar que estão muito mais expostas a um processo de vitimização por tais crimes, do que na realidade estão. Tal fenômeno é denominado “medo do crime”, ou seja, as pessoas passam a viver com medo porque imaginam que podem ser vítimas de um crime violento.
	Resposta 1Escolher...VerdadeiraFalsa 
	Muito se tem discutido a respeito dos efeitos produzidos pela mídia no campo da segurança pública. O Guia para Prevenção do Crime e da Violência nos Municípios (GUIAMJ), editado em 2005 pelo Ministério da Justiça, reconhece que, cotidianamente os órgãos de imprensa, ao divulgarem notícias sobre crime e violência, geralmente selecionando os mais graves, passam a provocar diferentes reações nas pessoas e, não raramente, fazendo-as acreditar que aqueles crimes mais graves, retratados nos meios de comunicação, são os que mais ocorrem.
	Resposta 2Escolher...VerdadeiraFalsa 
	Segundo o GUIAMJ (2005), há uma preferência da mídia pelo que se convencionou chamar de “fato jornalístico” e que retrata tão somente algo que, por suas caraterísticas, chama a atenção e que provoca sensações e emoções desejados pela mídia por diferentes razões, particularmente as comerciais.
	Resposta 3Escolher...VerdadeiraFalsa 
	Em estudo realizado em dois veículos de informação do estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Jornal do Brasil, nos anos de 1997 e 1998, apurou que o maior número de casos noticiados pela mídia não correspondia aos casos de maior quantidade registrados pela polícia.
	Resposta 4Escolher...VerdadeiraFalsa 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Ao selecionar deliberadamente os crimes mais violentos como pauta e desenvolver na população uma percepção de que são os mais frequentes, as pessoas começam a imaginar que estão muito mais expostas a um processo de vitimização por tais crimes, do que na realidade estão. Tal fenômeno é denominado “medo do crime”, ou seja, as pessoas passam a viver com medo porque imaginam que podem ser vítimas de um crime violento. → Verdadeira, Muito se tem discutido a respeito dos efeitos produzidos pela mídia no campo da segurança pública. O Guia para Prevenção do Crime e da Violência nos Municípios (GUIAMJ), editado em 2005 pelo Ministério da Justiça, reconhece que, cotidianamente os órgãos de imprensa, ao divulgarem notícias sobre crime e violência, geralmente selecionando os mais graves, passam a provocar diferentes reações nas pessoas e, não raramente, fazendo-as acreditar que aqueles crimes mais graves, retratados nos meios de comunicação, são os que mais ocorrem. → Verdadeira, Segundo o GUIAMJ (2005), há uma preferência da mídia pelo que se convencionou chamar de “fato jornalístico” e que retrata tão somente algo que, por suas caraterísticas, chama a atenção e que provoca sensações e emoções desejados pela mídia por diferentes razões, particularmente as comerciais. → Verdadeira, Em estudo realizado em dois veículos de informação do estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Jornal do Brasil, nos anos de 1997 e 1998, apurou que o maior número de casos noticiados pela mídia não correspondia aos casos de maior quantidade registrados pela polícia. → Verdadeira.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando os tipos de violência em uso na OMS, correlacione as informações abaixo.
	1.  Violência autoinflingida
	( )
	Todos os tipos de violência cometidos por uma pessoa ou por um grupo de pessoas a outras pessoas ou grupos.
Exemplo: violência intrafamiliar.
	2.   Violência interpessoal
 
	( )
	É aquela em que a pessoa que comete a violência, comete-a contra si mesma.
Exemplo: suicídio.
	3.   Violência coletiva
 
	( )
	Nessa categoria de violência, as divisões utilizadas parecem sugerir a existência de razões específicas para a violência cometida por grandes grupos de indivíduos ou pelo Estado. Exemplo: atos terroristas.
O resultado da sequência correta é:
Escolha uma:
a. 2 - 3 - 1 
Parabéns! Você acertou.
b. 1 - 2 - 3
c. 3 - 1 - 2
d. 3 - 2 - 1
e. 2 - 1 - 3
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 2 - 3 - 1.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para Michaud (1989), a definição de “violência” é composta por diversos fatores, também chamados de componentes essenciais. Assinale as alternativas que apresentam estes elementos:
Escolha uma ou mais:
a. A distribuição temporal da violência, a qual pode ser, segundo ele, maciça ou distribuída ao longo do tempo (e, neste caso, com uma possibilidade do uso simbólico da violência). 
b. O caráter regional e específico da criminalidade violenta. 
 Não foi dessa vez.
c. A complexidade das interações, que podem incluir vários e diferentes atores e máquinas administrativas. 
 Parabéns! Você acertou.
d. Os diferentes danos que podem ser impostos com o uso da violência, podendo ser físicos, psíquicos, morais, aos bens, aos próximos ou aos laços culturais. 
 Parabéns! Você acertou.
e. Os diversos modos de produção da violência, orientados pelos diferentes instrumentos disponíveis. 
 Parabéns! Você acertou.
Feedback
Sua resposta está correta.
As respostas corretas são: A complexidade das interações, que podem incluir vários e diferentes atores e máquinas administrativas., Os diversos modos de produção da violência, orientados pelos diferentes instrumentos disponíveis., A distribuição temporal da violência, a qual pode ser, segundo ele, maciça ou distribuída ao longo do tempo (e, neste caso, com uma possibilidade do uso simbólico da violência)., Os diferentes danos que podem ser impostos com o uso da violência, podendo ser físicos, psíquicos, morais, aos bens, aos próximos ou aos laços culturais.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.