Buscar

História da Educação- 7 simulado

Prévia do material em texto

1.
		Segundo Karl Marx, considerado um dos clássicos do pensamento sociológico, a principal contradição presente nas sociedades se daria entre:
	
	
	
	os conflitos surgidos entre os letrados e as pessoas que não possuíam formação acadêmica.
	
	
	os interesses das classes sociais que participam do processo de produção.
	
	
	os interesses conflitantes entre liberais e socialistas.
	
	
	os interesses das raças diferentes que disputam o poder em sociedade.
	
	
	os interesses dos indivíduos que possuíam ética e aqueles que agiam de forma inescrupulosa.
	 
		
	
		2.
		Maria Montessori foi educadora, médica e pedagoga italiana. Seu trabalho destaca a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. A Pedagogia Montessoriana é caracterizada:
	
	
	
	Pela ênfase no aprendizado prático, relacionado ao modo de vida e ao perfil psicológico do indivíduo.
	
	
	Pela ênfase na formação plena que envolvesse cuidado psicológico, associado a atividade intelectual, física e trabalho técnico.
	
	
	Pela ênfase na formação laica dos indivíduos, já que o ensino religioso é considerado pré-iluminista e contrário aos princípios da Revolução Francesa.
	
	
	pela ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
	
	
	Pela ênfase na formação sociopolítica dos alunos, que deveriam ser conscientizados dos processos históricos e psicológicos em que estão inseridos.
	
		3.
		John Dewey (1859 1952) foi um filósofo e pedagogo norte-americano, que ficou conhecido como o pai da educação moderna.
	
	
	
	Ele defendia a tese de que as práticas de educação deveriam proporcionar formação integral para os indivíduos, abrangendo os campos acadêmico e técnico.
	
	
	Ele era defensor do princípio de que as escolas eram espaços exclusivos para a transmissão de conteúdo programático-teórico, o que deveria ser feito de forma sistematizada por meio de uma grade curricular.
	
	
	Ele defendia ardentemente que teoria e prática devem fazer parte dos processos de ensino e educação.
	
	
	Ele defendia a ideia de que a educação era um caminho de transmissão dos valores da cultura de determinada sociedade.
	
	
	Ele era um grande opositor às escolas tecnicistas que definia como mutiladoras da formação humana.
		4.
		Antonio Gramsci foi um filósofo marxista, jornalista e crítico literário italiano. Foi um estudante brilhante e aos 21 anos conseguiu um prêmio para estudar Letras na universidade de Turim. Gramsci fez duras críticas à educação de sua época, que segundo ele privilegiava às elites sociais. Segundo o autor, para os filhos dos trabalhadores a escola reservava apenas o ensino técnico, direcionando o aluno para aprender apenas o ofício que executaria na fábrica. Como alternativa ele apresentou o projeto da Escola Unitária, que reuniria os dois campos de conhecimento, técnico e acadêmico. Isto permitiria aos trabalhadores a formação de intelectuais que representassem os seus interesses de classe. Estes intelectuais foram definidos por Gramsci como:
	
	
	
	intelectuais tradicionais.
	
	
	intelectuais orgânicos.
	
	
	intelectuais esclarecidos.
	
	
	intelectuais revolucionários.
	
	
	intelectuais socialistas.

Outros materiais

Perguntas Recentes