Buscar

Planejamento e Competências em Publicidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Defina as principais competências do Publicitário.
O publicitário tem que ter competências que permitam dominar conhecimentos específicos e atualizados do universo da publicidade e do marketing, valorizando e desenvolvendo as características empreendedoras e criativas do futuro profissional.
2- Qual a importância do planejamento organizacional?
É importante para que a empresa consiga se manter competitivas no mercado e também conseguirem manter a estabilidade.
3 – Comente o que é necessário para que um planejamento seja eficiente.
Para que um planejamento seja eficiente é necessário que as informações estejam bem organizadas; exista lógica na apresentação das informações; exista coerência no desenvolvimento do raciocínio da apresentação; objetividade no que se deseja demonstrar; clareza na expressão do pensamento; dados de pesquisa conferidos e fontes citadas; um bom calendário de ações; uma linguagem clara para o bom entendimento do cliente.
4 – Comente cada um dos 5 itens/etapas que um plano de comunicação deve conter:
• Análise situacional - Devem ser considerados aspectos relacionados ao ambiente, mercado, demanda concorrência, análise dos problemas e oportunidades de mercado.
• Objetivo de mercado - Análise sobre o objetivo estabelecido no briefing, viabilidade técnica e operacional para o alcance desse objetivo, capacidade produtiva, distribuição, etc.
• Objetivo de comunicação - Determinar o real objetivo de comunicação, verificando sua viabilidade e condições de atingi-lo, se precisa ser melhorado, ampliado ou seu foco redirecionado.
• Conteúdo da comunicação - Algumas características da comunicação são imprescindíveis e essenciais como sofisticação, praticidade, bem-estar, beleza, design, jovialidade.
• Verba - A definição da verba que o cliente tem para investir é fundamental para o desenvolvimento da campanha. Desta forma, a agência tem condições de elaborar um planejamento adequado e ideal.
5 – Quais os três tipos de planejamento em relação ao prazo? Comente.
 Planejamento em curto prazo, médio prazo e em longo prazo. O planejamento em curto prazo é quando o objetivo da campanha é obter resultados rápidos, quase imediatos. O planejamento em médio prazo quando o objetivo da campanha é obter resultados em um prazo um pouco mais longo em cerca, de 3 meses a 1 ano aproximadamente, e o Planejamento em longo prazo é quando o objetivo é obter resultados em longo prazo. Geralmente relacionado a campanhas de sustentação ou manutenção de marca que sucedem lançamento de produtos.
6 – Diferencie concorrentes diretos de concorrentes indiretos.
Concorrente direto é quando empresas oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço, com a mesma qualidade e preço, como a Coca-Cola e a Pepsi. Já concorrentes indiretos oferecem produtos ou serviços similares, não com a mesma qualidade e preço.
7 – Comente a importância do item “afinidade com o público alvo”.
O mix de comunicação é composto das variáveis de comunicação utilizadas para atingir com maior eficácia os objetivos pretendidos, para isso focar em táticas que tenham maior afinidade com o público alvo e menor dispersão é fundamental para a eficiência.
8 – Na seção 2 da aula 5 temos vários exemplos de ferramentas do mix de comunicação. Escolha 3 delas e explique:
Promoção: É a realização de qualquer ação ou evento de comunicação com o objetivo de promover empresas ou produtos.
Merchandising: Essa ação, normalmente desenvolvida no ponto-de venda, ultimamente, uma das formas de merchandising amplamente utilizadas é a inserção das mensagens em telenovelas e programas de variedades.
Marketing direto: Consiste na venda de qualquer produto ou serviço feito diretamente por meio da propaganda de resposta direta, via anúncio, folhetos, cartas, comerciais, telefone ou outra peça/meio de comunicação, sem que haja a intervenção física de vendedores, representantes ou varejistas.
9 – Na aula 6 e relatado as diferentes áreas do marketing. Escolha duas e explique.
Marketing direto: É uma estratégia de comunicação e comercialização de produtos ou serviços com o cliente sem intermediação de meios ou canais de terceiros.
Marketing de relacionamento: É uma estratégia que visa a construir uma relação duradoura com o cliente.
10 - Em publicidade as cores possuem um significado. Escolha duas cores e comente o significado delas.
VERMELHO: aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.
LARANJA: indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.
11 – de sua opinião sobre o sucesso da marca Havaianas.
Primeiro devido a qualidade do produto, e depois o que ela investiu em estratégia de marketing, campanhas publicitárias baseadas em depoimentos – gente famosa usando havaianas-, sem falar nas estratégias de reposicionamento que seria: investimento em PDV, abertura de novos PDVs, contratação de novos designers, lançamento de novas coleções anualmente, coleções temáticas, testemunhais, participação no Oscar, pesquisa de novas cores para moda praia, exportação.

Outros materiais