Buscar

Atividade Prática Supervisionada Tratamento de águas efluentes e resíduos sólidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Prática Supervisionada (APS)2
Ana Paula Liebscher Monteiro RA 20478896
Denis Benz RA 20890763
Tratamento de águas efluentes e resíduos sólidos 
· A cerca da metodologia Delphi utilizada no estudo, explique detalhadamente no que consiste e porque essa metodologia foi escolhida pelos autores.
A metodologia Delphi consiste em obter consenso em temas polêmicos utilizando a opinião de um grupo de especialistas. Para isso, deve-se garantir o anonimato, visando a reduzir fatores psicológicos, como a possível influência da opinião de participantes com maior grau de especialização sobre os demais, a interação por meio das várias rodadas de questionários, permitindo aos participantes revisarem suas decisões, o feedback, controlado entre duas rodadas de questionários para informar cada membro do grupo da opinião dos demais, comumente apresentado como um sumário numérico anexado aos argumentos apresentados pelos painelistas e representação estatística dos resultados. Esta metodologia foi escolhida por utilizar grupos de especialistas, estes grupos têm maior capacidade avaliar as questões em foco.
 A metodologia Delphi é um método de pesquisa qualitativa que funciona como uma grande técnica de investigação que reúne as opiniões de forma separada geograficamente de vários especialistas. O Método Delphi é baseado no princípio que as previsões por um grupo estruturado de especialistas são mais precisas se comparadas às provenientes de grupos não estruturados ou individuais. Cada elemento é assim isolado da influência dos restantes. Cada elemento é assim isolado da influência dos restantes. Como não ocorre a presença física dos participantes numa reunião, este método pode ser usado quando os elementos do grupo se encontram distantes geograficamente. Apresenta, contudo, alguns inconvenientes, entre os quais o maior consumo de tempo na tomada de uma decisão e a perda dos benefícios associados ao intercâmbio pessoal de idéias proporcionado por outros métodos.
· Porque os parâmetros utilizados na determinação do IQA se diferem do IQAB proposto em Estações convencionais de tratamento? Justifique sua resposta.
É importante ressaltar que o IQA varia conforme os seguintes fatores: oxigênio dissolvido (OD) (17%), coliformes termotolerantes (15%), pH (12%), temperatura (10%), nitrato (10%), fosfato (10%), demanda bioquímica de oxigênio (DBO) (10%), sólidos totais (8%) e turbidez (8%). 
Da comparação você pode observar que apenas dois aspectos são comuns ao IQA e ao IQAB. Assim, quanto se é empregado a tecnologia convencional, pode-se observar um alto índice de matéria orgânica na água o que interfere nas taxas de OD e de DBO.
O IQAB consegue detectar algas e cianobactérias que não são capturadas pelo IQA; essa é a maior diferença entre ambos.
· Dentre os parâmetros escolhidos pelos especialistas convidados, qual foi aquele parâmetro com 100% de inserção? E porque este parâmetro é tão importante determinação em ETA convencionais?
O parâmetro que possui 100% de inserção trata-se do parâmetro IQAB. Ele é importante por ser o mais preciso.

Outros materiais