Buscar

ATIVIDADES DIREITO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DIREITO EMPRESARIAL
1-A evolução histórica do Direito Comercial determinou que, na atualidade, a legislação brasileira, aplicada às atividades econômicas, tem sua base reconhecida no Direito Empresarial. Neste ramo do direito, encontramos descritos os conceitos que fazem referência à atividade empresária, dentre eles o de empresário de sociedade empresária e outros importantes para seu desenvolvimento e execução. Sobre a condição de empresário e de sociedade empresária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A execução de atividades de forma habitual e com objetivo de lucro identifica características que determinam a figura do empresário.
( ) A inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis é ato facultativo, não havendo vínculo dessa situação com o início da atividade empresária.
( ) A utilização pela pessoa física do próprio nome no exercício da atividade profissional de atividade empresarial caracteriza o empresário individual.
( ) A organização dos fatores de produção, quais sejam capital, trabalho e tecnologia, são atividades inerentes ao empresário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - V - F - V.
F - F - V - F.
V - F - V - V.  CORRETA
F - V - F - V.
2-A sociedade limitada surgiu como garantia aos sócios da não afetação de seu patrimônio particular pelas dívidas da sociedade. Assim, segundo o artigo 1.052, do Código Civil, na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita:
FONTE: BRASIL. Emenda Constitucional nº. 18, de 1 de dezembro de 1965. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2017.
Apenas aos bens que estiverem registrados em seu nome.
Aos bens constantes na declaração anual de Imposto de Renda.
Ao valor de suas quotas, sem responder pelo capital social não integralizado.
Ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.  CORRETA
3-A necessidade da convivência dos seres humanos, fez surgir as atividades comerciais, primeiramente pelas trocas de mercadorias e logo em seguida a utilização da moeda, fazendo circular mais rapidamente as riquezas. Ao longo da história brasileira, o ramo do Direito Empresarial já recebeu outras duas denominações. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas duas denominações:
Direito Mercantil e Direito Comercial.  CORRETA
Direito Mercantil e Direito do Consumidor.
Direito Comercial e Direito Napoleônico.
Direito de Mercado e Direito do Consumidor.
4-A legislação prevê dois tipos de empresários: o individual e a sociedade empresária. Ambos exercem atividade econômica organizada objetivando o lucro. Sobre sociedade empresária, assinale a alternativa CORRETA:
As não personificadas também exigem a inscrição do contrato social no registro competente.
Não visa ao lucro de forma direta.
Estão impedidas de contratar com o poder público.
Ganha personalidade jurídica com a inscrição do contrato social no registro competente. CORRETA
5-A codificação do Direito Comercial ocorreu através dos tempos no mundo. No Brasil, esta evolução também se fez presente, não sendo, portanto, o território brasileiro exceção na construção de diversas fases até que tivéssemos o direito comercial como o conhecemos hoje. Sobre a evolução do Direito Comercial no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
Dentre as denominações que o ramo do Direito Empresarial reconheceu no processo evolutivo deste ramo do direito no Brasil, o primeiro reconhecido foi o Direito Empresarial.
O Direito Comercial identifica as relações de comércio descritas pelos jesuítas, sendo uma das três diferentes denominações recebidas pelo ramo do Direito Empresarial.
Observando a evolução do Direito Comercial brasileiro, temos reconhecido atualmente no território brasileiro o Direito Empresarial como aquele que regula as relações comerciais.  CORRETA
A entrada em vigor do Código Comercial determinou a adoção no território brasileiro do direito mercantil organizado pelos jesuítas.

Outros materiais